Fundamentos da Gestão em Educação
Por: talitacarolinee • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.119 Palavras (13 Páginas) • 228 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Creusa Pereira Faria RA: 5322986608
Raimunda da Silva Campos RA: 5539116052
Talita Caroline Campos Ferreira RA: 4944929659
Fundamentos da Gestão em Educação
Anápolis / GO
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Creusa Pereira Faria RA: 5322986608
Raimunda da Silva Campos RA: 5539116052
Talita Caroline Campos Ferreira RA: 4944929659
Fundamentos da Gestão em Educação
Atividade de Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina: Fundamentos da Gestão em Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação das tutoras: a distância: Mestre Adriana da Silva Ramos de Oliveira e presencial: Sandra Pereira.
Polo Anápolis/ Anápolis / Goiás
2015
INTRODUÇÃO
O principal objetivo desse desafio é a compreensão da temática da gestão educacional e suas implicações para a Educação Brasileira, já que o caráter mediador da administração manifesta-se de forma peculiar na gestão educacional, porque aí os fins a serem realizados relacionam-se à emancipação cultural de sujeitos históricos, para os quais a apreensão do saber se apresenta como elemento decisivo na construção de sua cidadania. Por esse motivo, tanto o conceito de qualidade da educação quanto o de democratização de sua gestão ganham novas configurações.
O primeiro tem a ver com uma concepção de produto educacional que transcende a mera exposição de conteúdos de conhecimento, para erigir-se em resultado de uma prática social que atualiza cultural e historicamente o educando. O segundo, ultrapassando os limites da democracia política, articula-se com a noção de controle democrático do Estado pela população como condição necessária para a construção de uma verdadeira democracia social que, no âmbito da unidade escolar, assume a participação da população nas decisões, no duplo sentido de direito dos usuários e de necessidade da escola para o bom desempenho de suas funções.
ETAPA 1 - O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES EDUCACIONAIS AO LONGO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
O papel do gestor vem se modificando ao longo dos anos, já que cada momento histórico exigia uma concepção de educação. Atualmente a gestão educacional enfrenta grandes desafios forçando uma necessidade de formação mais profunda, sistêmica e integral.
Para compreender o processo de formação dos gestores primeiramente faz-se necessário entender o seu real papel.
Segundo Sâni E. Armeli “o papel do gestor escolar não se resume em cumprir e fazer cumprir as leis e regulamentos, as decisões, os prazos para desenvolvimento dos trabalhos e transmitir a seus subordinados a estratégia a ser adotada no desenvolvimento desses trabalhos”.
“O gestor deve ser democrático, opinar e propor medidas que visem o aprimoramento dos trabalhos escolares, o sucesso de sua instituição, além de exercer sua liderança administrativa e pedagógica, visando à valorização e desenvolvimento de todos na escola.
A liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida e exercida a cada dia. O gestor escolar deve agir como líder, pensando no progresso de todos que fazem parte de sua equipe. Sendo capaz de desenvolver o potencial de trabalho de toda sua equipe, fazendo com que esta sinta-se capaz de transformar e realizar com sucesso todos os projetos desenvolvidos pela instituição de ensino.”
O gestor deve saber guiar sua equipe tendo em vista um objetivo e a estratégia correspondente. Assim as equipes escolares serão bem sucedidas visando a aprendizagem dos alunos, que não se resume apenas aos funcionários da instituição mas se estende aos pais e a comunidade.
O gestor deve estar preparado para solucionar conflitos levando em conta as potencialidades de cada individuo fazendo com que a equipe tenha a visão de objetivos comuns.
ETAPA 2 - PROGRAMAS QUE VISAM À MELHORIA DA GESTÃO EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA
O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e surgiu da necessidade de se construir processos de gestão escolar compatíveis com a proposta e a concepção da qualidade social da educação, baseada nos princípios da moderna administração pública e de modelos avançados de gerenciamento de instituições públicas de ensino, buscando assim, qualificar os gestores das escolas da educação básica pública, a partir do oferecimento de cursos de formação a distância. A formação dos gestores é feita por uma rede de universidades públicas, parceiras do MEC.
O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública tem como objetivos gerais:
- Formar, em nível de especialização (lato sensu), gestores educacionais efetivos das escolas públicas da educação básica, incluídos aqueles de educação de jovens e adultos, de educação especial e de educação profissional.
- Contribuir com a qualificação do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade social.
Como resultado dessa iniciativa, o MEC espera a melhoria dos índices educacionais das escolas e municípios atendidos.
ETAPA 3 - PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA E SUA IMPORTÂNCIA COMO UMA DIRETRIZ PARA O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES EDUCATIVAS
A função do projeto político pedagógico ultrapassa qualquer elaboração de planos, que só servem para cumprir meras formalidades burocráticas. A escola busca novos rumos para uma gestão através do projeto político pedagógico.
O projeto político pedagógico busca um rumo uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explicito com um compromisso definido coletivamente, por isso todo o projeto político de uma escola é também, um projeto político por estar intimamente ao compromisso sócio- político e com os interesses reais e coletivos da população majoritária. (....) Na dimensão pedagógica reside a possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que e a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado , critico e criativo. Pedagógico no sentido de definir as ações e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e suas intencionalidades “(Veja, 1995, p23).
O projeto político pedagógico resulta do comprometimento de toda a comunidade escolar com a qualidade de ensino oferecido pela escola e pelo tipo de homem que ela quer formar, uma ou duas pessoas não podem se responsabilizar pela construção do projeto político pedagógico, pois se não houver o engajamento de todos, o projeto perde seu sentido e deixa de ser político, passando a ser um simples plano de ação elaborado por duas pessoas. O planejamento e a avaliação são componentes fundamentais para garantir um desenvolvimento curricular acompanhado por um desempenho de excelência dos alunos, mediado pelo caráter critico.
...