TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e métodos de alfabetização

Por:   •  28/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.634 Palavras (19 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 19

 [pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

FUNDAMENTOS E MÉTODOS

DE ALFABETIZAÇÃO – 80h

[pic 3][pic 4]

O dossiê é uma avaliação, por isso deve ser feito individualmente e seguindo as normas da ABNT para a apresentação dos trabalhos científicos. O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia literal de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual).

Ao constatar as irregularidades acima descritas, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

HISTÓRIA DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA E FALADA

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Pautando-se nos textos estudados, discorra sobre a história da evolução do grafismo, desde as formas primitivas até os sistemas alfabéticos. Em seus relatos, inclua as três etapas e explique-as.

As três grandes etapas por quais passou a evolução do grafismo são as seguintes:

Ideográfica: com sistemas de grafismos simples e abstratos, que acompanhavam os recitados orais. A pictográfica , com sistemas de figuras simbólicas, com figuras mitológicas, nos referindo a atividade discursiva. A terceira a do grafismo linear, cujas origens vão de encontro com as duas anteriores.

Primeiro foram os pictogramas, que relatava a vida dos homens pré históricos, onde se destacam sumérios, chineses e egipcios. Depois, os sumérios criaram a escrita cuneiforme. Os japoneses, chineses e outros povos orientais desenvolveram a escrita ideográfica e os egipcícios a escrita através dos hieróglifos. Então, gradativamente a escrita picgráfica passou para a escrita fonográfica, como por exemplo o hebraico, o grego, o russo e outros. Por volta de 800 a.C os gregos começaram a usar as vogais, na escrita alfabética usada at´os dias de hoje, surge o alfabeto latino. A escrita de hoje são ideográficas ou fonográficas.

  1.  Explique o significado de: pintura rupestre, pictogramas, escrita cuneiforme e hieróglifos.

Pintura rupestre: são as representações artísticas pré históricas realizadas em paredes, tetos e outras superficies de cavernas e abrigos rochosos ou mesmo superfícies rochosas ao ar livre.

Pictogramas: representações de objetos e conceitos traduzidos de uma forma gráfica extremamente simplificada, sem perder a essência do significado do que quer representar. É usado geralmente para transmitir informações.

Escrita cuneiforme: escrita feita com objetos em formato de cunha.

Hieróglifos: escrita desenvolvida com base em duas palavras gregas: hierós e glýphein: sagrado e escrita. Somente os sacerdotes, membros da realeza, altos cargos, podiam ler esses textos sagrados.

  1. Faça a leitura minuciosa do texto “A função social da linguagem”. Em seguida, elenque as ideias principais do texto e relacione com dados atuais do analfabetismo no Brasil que podem ser extraídos a partir de pesquisas em livros ou na internet.

Até o século XVIII a escrita era restrita aos caligráfos.

No século XIX ocorrem mudanças. O ensino da letra manuscrita para crianças juntamenta com a da letra de imprensa. Os que fossem analfabetos seriam excluídos.

A revolução industrial, voto e desenvolvimento urbano, exigia que as pessoas fossem alfabetizadas.

Os pais começam a ver na escola uma oportunidade de ascenção social para seus filhos.

Os países passam a combater o analfabetismo, sendo um marco no ano de 1946, tendo a Unesco como apoiadora dos países emergentes.

Em 1980 é aprovado o projeto principal de Educação, com o objetivo assegurar a escolaridade, eliminar o analfabetismo e melhorar a qualidade de ensino.

O Brasil segue as medidas internacionais, mas lentamente. Aumentam os espaços escolares, particulares e públicos, mas tendo professores com formação precárias. Ocorreram vários movimentos que foram reprimidos com o golpe militar.

Na década de 70 surge o MOBRAL, que só transmitiu a alfabetização funcional., extinguindo-se em 1985 e surgindo a fundação EDUCAR.

O grande interesse da alfabetização é incluir o leitor.

  1. Relate os dois grandes equívocos a respeito das concepções de alfabetização que Emília Ferreiro e Ana Teberosky destacaram no livro a Psicogênese da Linguagem, que pode ser encontrado no material da unidade 1.

O primeiro é identificar a leitura como decifração de um texto. O segundo identificar a escrita como cópia de um modelo externo, os dois se relacionando ao acreditar na ideia de que a escrita simplesmente é uma transição gráfica da fala e não uma forma específica de linguagem.

  1. Faça uma análise a partir dos seus estudos e relate como se dá a gênese  (origem) da aquisição da escrita na criança.

Tem sua origem no gesto e na fala, evoluindo progressivamente. No começo a criança desenha e depois diz o que fez, em seguida diz o que vai desenhar ou rabiscar. Primeiramente de forma espontânea, desenho e escrita não se distinguindo. Depois as formas gráficas vão se diferenciando pouco a pouco, devido ao  meio social e as vivências da criança.

  1. Defina e justifique o que é ler e compreender.

Ler é a decodificação de códigos. Eu posso ler sem saber o que significa. Um gesto automático. Já compreender é captar o sentido do que se lê. É interpretar. Entender a mensagem que o que lemos está nos passando.

  1. Qual a importância do rabiscar e do desenho para a criança?

Para a criança que tem uma fantasia criadora, o desenho ou rabisco pode ser um meio de se expressar e se comunicar com os outros, salientando que isso acontecerá se os adultos participarem dessa fantasia. Primeiro ela rabisca ou desenha, para então dizer o que fez. Em seguida, ela diz o que vai desenhar ou rabiscar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (473.7 Kb)   docx (193 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com