Fundamentos filosóficos da educação
Por: macielli • 1/9/2015 • Trabalho acadêmico • 812 Palavras (4 Páginas) • 287 Visualizações
A linguagem do Universo – Matemática. Entendendo o conhecimento através da matemática.
A matemática é a matéria principal que nos ajuda a explicar e descobrir qualquer coisa física da Terra. A partir dela as pesquisas são feitas e completadas, além disso, é necessária para a compreensão dos padrões naturais da atmosfera. Até mesmo os animais precisam dela e acabam a usando inconscientemente para calcular área, espaço, que distância os faz ficar em perigo, etc.
Os humanos começaram a contar e ordenar o mundo, assim, começou a surgir um universo matemático novo.
6.000 anos antes de Cristo, os egípcios que moravam na margem do rio Nilo contavam a passagem dos anos conforme o rio inundava, faziam o calendário de dias conforme a noite passava, o mês conforme as fases da lua e as estações. Eles precisavam desse controle para a agropecuária e religiosidade. Conforme os assentamentos aumentaram, tornou- Se necessário a administração melhor deles, era preciso calcular as áreas de terra, prever a produção de grãos, declarar e cobrar impostos. Em outras palavras, era necessário contar e medir. Os impostos eram cobrados de acordo com a área de cada terra, assim sendo, caso o Nilo inundasse alguma parte de Terra, os agricultores poderiam pagar menos impostos, mas para isso deveria conhecer as medidas exatas de suas Terras.
Depois de um tempo, surgiu entre os egípcios as frações porque precisavam dividir os alimentos. Por exemplo: eles tinham 9 pães para dividir entre 10 pessoas. 5 pães eram partidos ao meio, 4 pães eram partidos em 3 pedaços e 2 desses pedaços eram divididos em 5 partes. Então, cada pedaço será . Cada pessoa receberá uma metade, e . Passaram a usar o cálculo de frações em seus negócios ao dividir a quantidade de mercadoria entre os compradores.
Um mistério indesvendável dos egípcios é a construção das pirâmides. A simetria é incrível e com formas quase perfeitas. Em sua construção há um brilhantismo matemático exigido, e se assemelha ao teorema de Pitágoras.
Começaram a observar os triângulos perfeitos quando juntaram cordas de 3 nós, 4 nós e 5 nós. Qualquer triangulo com essa relação dá um ângulo de 90°. Em outras palavras, anteciparam a descoberta de Pitágoras.
Outro povo que rivalizou com os egípcios nas descobertas e saberes matemáticos eram os babilônios. O sistema de horas é um exemplo de algo deixado pelos babilônios. As contas deles eram feitas com base no número 60. Foram tão bem sucedidos que até hoje os usamos, por exemplo, 1 minuto tem 60 segundos e 1 hora 60 minutos.
Os babilônios foram os primeiros a usar o 0 na matemática com a representação de um espaço vazio, mas apenas 1000 anos depois esse espaço em branco se tornou um número.
Os babilônios não resolviam problemas por obrigação, mas sim porque eram fascinados pela matemática. Tanto que até mesmo em seu tempo de lazer usavam a matemática em todo tipo de jogos.
Depois de muitas pesquisas os babilônios viram a necessidade de provar aquilo que era estudado. Como fariam as pessoas acreditar oi aceitar seus teoremas sem provar? Usando métodos lógicos e cuidadosos eles provavam teoremas e mais teoremas. A prova das teorias é o que dá força aos matemáticos.
Pitágoras é considerado o responsável
...