GESTÃO DE SISTEMA UNIDADE EDUCACIONAL
Por: Suane Porpino • 30/5/2017 • Resenha • 728 Palavras (3 Páginas) • 378 Visualizações
PROCESSOS DE ENSINO E LETRAMENTO.
RESENHA
No presente texto “A alfabetização e o letramento na educação de jovens e adultos.” por Angela B. Kleiman aborda o letramento nos dias de hoje no ambiente escolar, quais suas praticas de metodologias utilizada para a aprendizagem do letramento, discutindo dentre alguns pontos, sobre a importância da tecnologia neste processo de letramento.
Kleiman descreve como exemplo sua experiência no EJA (Educação de Jovens e Adultos), fazendo uma breve comparação de uma pesquisa feita pela mesma em uma sala do EJA, uma na década de 90 e outra mais recente, nela se pode observa que nos dias de hoje a escola se tem respeito pelos alunos tanto com a estrutura escolar, quantos aos materiais disponíveis na escola. Fazendo uma retrospectiva do quanto estes alunos do EJA eram marginalizados, onde não se tinha recursos para as aulas e os alunos não poderiam de utilizar do espaço em sala.
Angela chama atenção para a postura do professor contemporâneo que em sua pratica utiliza os conhecimentos prévios dos alunos, usando interpretação através de imagens, outra realidade da que se tinha que o professor era o ‘dono do saber’, sendo esta a única e exclusiva opinião aceita, onde este precisa saber as respostas de todas as perguntas feitas pelos alunos.
A autora relata seu desconforto na sala de aula, especificamente ao se referir ao ensino do letramento, onde na sala de aula não tinha trabalhos em que se podia utilizar para questão do letramento e quando questionado o professor apenas informou da falta de tempo para o devido trabalho.
Os aspectos das praticas de letramento escolar a autora trás uma discursão sobre o mundo tecnológico, trazendo consigo o letramento digital, em que Angela da ênfase na importância de inserir a tecnologia no processo de letramento, pois o acesso que a sociedade contemporânea esta tendo a esses avanços tecnológicos vem trazendo a comunicação, a interação, interpretação através de imagens, sendo esta uma estratégia de suma importância para o ensino e aprendizagem destes alunos quanto ao letramento.
O que a autora deixa em destaque é a importância de ter como pratica estratégias elaborais combinatórias utilizando por meio desta tecnologia diversas linguagens, trabalhando tanto a linguagem verbal quanto as interpretações das imagens. Sendo importante o estudo sobre essas mudanças constantes na forma de se comunicar, essa estratégia tem como proposta o ensino do multiletramento que segundo Kleiman são trabalhos com vários sistemas de comunicação já citado, como a linguística, o visual, sonoro, auditivo, espacial e gestuais estando todos estes inter-relacionados no texto multimodal contemporâneo exigindo do aluno habilidades de leituras tendo combinação de mídia com a interpretação de imagens.
Kleiman transcreve dois exemplos em que foram utilizadas estratégias do letramento digital, onde se observou que as diversas formas de trabalhar, a aula tradicional melhorada, a aula tradicional fantasiada de digital e a aula digital são condições de novos métodos de trabalho, para então seguir novas necessidades sociais, que se estabelece em uma era digital e que estão nos extremos em relação ao que é em geral considerado socialmente.
O Letramento escolar com diversos conceitos e métodos de estratégias acabam por prejudicar o ensino e aprendizagem dos alunos, não conseguindo englobar todas as necessidades educacionais. Nesse momento de grandes mudanças e transformações na sociedade é essencial que o estudante compreenda a textos, tenha habilidade na escrita, na leitura e hoje em dia também ter um senso critica, sendo um mundo tecnológico, o próprio aluno também precisa fazer estratégias em busca de informações e o orientador estarem presente somente como auxilio nestas pesquisas.
...