Games na Educação
Por: hitomiguilherme • 14/11/2016 • Seminário • 312 Palavras (2 Páginas) • 166 Visualizações
- O presente projeto busca apresentar uma descoberta sobre como os nativos digitais aprendem, sendo assim, Mattar (2010) define que há estilos diferenciados de aprendizagem, pois cada aluno processa e absorve a informação de um jeito que é só dele. É preciso identificar a maneira de cada um, para que o aluno se interesse, mantendo sua concentração e assim podendo alcançar o sucesso no aprendizado. (Pág. 03 do livro)
Para Prensky (2010), os games promovem momentos de satisfação, podendo transformar o aprendizado em algo prazeroso, num ambiente sem pressões e cobranças, assim como é a rotina escolar. (Artigo: Games como agentes motivadores na educação. Livro: Não me atrapalhe mãe – eu estou aprendendo. Marc Prensky)
A comparação entre Nativos e Imigrantes Digitais facilita a compreensão de ambos os termos, principalmente quando focamos as características principais de cada um, e este entendimento é de suma importância para fazermos a ligação entre a forma como os Nativos enxergam o mundo a sua volta (incluindo certamente a escola) e como eles aprendem. (Pág. 2 do artigo: a relação entre os nativos digitais, jogos eletrônicos e aprendizagem)
O interesse pelo tema está relacionado com o fato das crianças que nasceram nesta “Era Digital”, conseguirem utilizar desta ótima ferramenta, para que venha a auxiliar no aprendizado dos conteúdos pedagógicos.
E também para que possa ser identificado o modo com que os jogos digitais interferem no aprendizado dos alunos, pois faz parte do cotidiano dos mesmos, sendo divertidos e ao mesmo tempo uma poderosa ferramenta de conhecimento, pois em jogos para diversão também há conhecimento.
Penso que este estudo possa contribuir no sentido de todos dentro da escola, para que compreendam a importância dos games e/ou a tecnologia na aprendizagem, pois está em nosso meio e é possível usá-los, juntamente com os livros didáticos, como mais uma ferramenta de trabalho.
...