Gestão Democratica
Por: Bergman • 6/5/2015 • Artigo • 3.399 Palavras (14 Páginas) • 232 Visualizações
FAPI – FACULDADE DE PINHAIS [pic 1]
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
SIRLENE TOMAIN MESQUITA
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA EM ESCOLAS MUNICIPAIS
PINHAIS – PR
2014
SIRLENE TOMAIN MESQUITA[pic 2]
NE APARECIDA DA SILVA
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA EM ESCOLAS MUNICIPAIS
Trabalho de Conclusão de Curso de
Pós-Graduação Gestão Escolar da FAPI
Orientadora: Profª. Ms Rita Gonçalves
PINHAIS – PR
2014
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA EM ESCOLAS MUNICIPAIS
Sirlene Tomain Mesquita1
Orientadora: Ms. Rita Gonçalves2
RESUMO[pic 3]
O objetivo deste trabalho é de analisar como vem se desenvolvendo a gestão escolar democrática em escolas municipais, busca analisar a gestão democrática e suas ações, para isso investigou através de pesquisas em sites educacionais, revistas, livros, e bibliografias, como esta sendo desenvolvida a Gestão Democrática no espaço público e procurou encontrar respostas se há ações descentralizadas que buscam o envolvimento de toda a comunidade escolar, para evidenciar a realidade escolar.
Palavras-Chaves: gestão, democracia, escola municipal.
____________________________________
1 Sirlene Tomain Mesquita, Graduada em Pedagogia pela FAPI, ano de conclusão 2011, Secretária Escola Municipal Profº Walter Bergman - Ivaté, e-mail: sirmesquita@hotmail.com, 2Pós graduando em Gestão Escolar pela FAPI – Faculdade de Pinhais
Introdução
Este artigo tem o objetivo de analisar através de pesquisa bibliográfica, como a gestão democrática em instituições escolares municipais esta sendo desenvolvida, este se justifica devido a importância que há de se ter uma gestão mais aberta a interferência de docentes, pais e comunidade, para tanto serão levadas também em consideração a legislação federal de ensino no que se refere à gestão democrática da educação, este artigo procura fazer uma análise de alguns Programas do governo federal, também inscritos pelo próprio Ministério da Educação (MEC), no conjunto de ações voltadas à democratização da gestão educacional. Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96 e no Plano Nacional de Educação – Lei 10.172/01 Primeiramente foi realizado um levantamento dos documentos legais disponíveis no endereço eletrônico do Ministério da Educação (www.mec.gov.br), produzidos a partir de 1988.
Uma das formas de materializar as mudanças propostas pelas políticas educacionais é a legislação. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96, trouxe para a escola a questão da gestão democrática, tratando de forma específica nos artigos que se seguem, bem como, a forma dessa construção coletiva através do PPP e da participação da comunidade em conselho escolares ou colegiados.
Na legislação são considerados sujeitos ativos, professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica, funcionários, enfim, todos que visam à qualidade e a melhoria de ensino nas escolas públicas, o que se percebe então é que é necessário promover o conhecimento sobre a gestão democrática e incentivar a participação da sociedade, para promover ações que contemplem a coletividade para o crescimento da cidadania e para o envolvimento consciente no âmbito escolar.
Gestão Democrática
A gestão democrática somente acontecera realmente se houverem ações descentralizadas, é necessário que o gestor faça a ruptura dos modelos tradicionais de gerenciamento e imponha mudanças no âmbito escolar.
A gestão escolar democrática vem sendo bastante analisada e empregada pelos dirigentes educacionais no ambiente escolar municipal, visto que este método de gestão vem trazendo à qualidade da aprendizagem dos alunos, pois com o envolvimento de pais, alunos, educadores e comunidade na gestão, de forma a ter o conhecimento da realidade deste ambiente e assim compreender e ajudar o bom andamento da escola, este tipo de proposta de gestão esta cada vez mais evidente, pois hoje não é possível dirigir uma instituição sozinho onde só o gestor comanda e dita regras e ordens, nos últimos tempos professores, funcionários, alunos e famílias, estão participando mais ativamente da vida escolar, dando sugestões e procurando melhorar ainda mais o ambiente escolar, para que este seja um lugar de interação, oportunidades e de democracia, e torne-se assim um ambiente que ofereça uma educação de qualidade, para formar cidadãos críticos e conscientes.
Entender os pressupostos da Gestão Democrática é o primeiro passo para entender sua importância: Gestão é administração é tomada de decisão, é direção. Relaciona-se com a atividade de Impulsionar uma organização a atingir seus objetivos, cumprir sua função, desempenhar seu papel.(FERREIRA 2006, p. 306).
Para Dourado (2002), a gestão democrática constitui-se como um processo de aprendizado e de luta política, possibilitando a criação e efetivação de canais de participação, de aprendizado do jogo democrático, resultando em reflexão das estruturas autoritárias, visando à sua transformação.
Acordo com Paulo Freire, esta é a Pedagogia da Autonomia, ele diz que:
A gente vai amadurecendo todo dia, ou não. A autonomia, enquanto amadurecimento do ser para si é processo, é vir a ser. Não ocorre em data marcada. É nesse sentido que uma pedagogia da autonomia tem de estar centrada em experiências estimuladoras da decisão e da responsabilidade, vale dizer, em experiências respeitosas da liberdade. (FREIRE, 2003, pg. 107).
É preciso salientar que à gestão democrática dentro da escola é considerada uma ação pedagógica que propõe a coletividade como alicerce para uma pedagogia libertadora, e como conseqüência o exercício da cidadania.
...