HISTORIA DA EDUCAÇÃO - REFORMA POMBALINA
Por: casssia189 • 7/11/2016 • Trabalho acadêmico • 571 Palavras (3 Páginas) • 484 Visualizações
Reforma Pombalina
A Reforma Pombalina teve seu inicio durante o governo de Sebastião José de Carvalho e Melo conhecido como Marquês de Pombal, governou como primeiro ministro do rei D. José I, por 22 anos, entre 1750 a 1777.
Seu governo ficou marcado por ter promovido a modernização do regime governamental português, acompanhando o que acontecia na Europa com um conjunto de reformas na Metrópole e Colônias.
As Reformas
As reformas ficaram conhecidas como Despotismo Esclarecido, que consistia em que o monarca adotava praticas e princípios liberais sem abandonar o poder absolutista, com objetivo de ampliar os poderes do Estado, desafiou a Nobreza e o Clero dando condições para que membros da Burguesia tivessem espaço para participar do governo.
Devido a grande concorrência dos produtos ingleses, gerou uma grande crise na manufatura nacional que se iniciou desde o século anterior. Então com medidas para fortalecer a vinicultura, criou a Companhia de Vinhos de Alto Douro, para assim aumentar a produção na exportação de vinho. Marquês de Pombal teve alguns pontos importantes que mudaram a metodologia do ensino tanto o do Brasil quanto o de Portugal.
Foram implantadas as seguintes reformas no ensino: instituições aulas gramaticais latina, de grego e de retórica, criação do cargo diretor de estudo, que era um órgão admistrativo de orientação e fiscalização do ensino, introdução de aulas que substituíram o curso secundário, criado pelos jesuítas, as aulas régia (pertencia ao rei e não a igreja), realização de concursos para escolha de professores, aulas de comércio.
Dualidade de escolas umas leigas, outras confessionais para todos, mas com princípios, mudo se também a forma de dar as aulas não só no estilo literário e clássico começou desenvolver um ensino mais científico entre outras mudanças também que revolucionou o ensino.
A Educação Anticlericalismo
O governo de Marquês de Pombal também foi marcado pelo Anticlericalismo, que consistiu no confisco de bens e expulsão dos jesuítas de Portugal e suas colônias, com a acusação de participarem da tentativa de regicídio e fazer do Brasil um “Império Teocrático”.
Com isso se iniciou a Reforma Educacional, a qual consistia na laicacização do ensino, abolindo assim o uso da prática religiosa com método de ensino. Com isso o primeiro ministro estatizou o ensino, fazendo que o Estado atue de forma mais pesada, substituindo o método eclesiástico dos jesuítas, pelo método pedagógico público tanto na metrópole quanto nas colônias.
Influência Pombalina e as Consequências Hoje
Ao estudar sobre as reformas e a historia da educação brasileira, percebemos que Marquês de Pombal exerceu papel importante para a colônia não só na educação, mas na formação de um novo Brasil que atendesse as necessidades de Portugal e da Europa em transformação pela Revolução industrial.
Vale ressaltar que toda problemática da educação se deu pela falta de organização estatal frente á retirada dos jesuítas do cenário brasileiro. As atitudes do Marquês trouxeram consigo muitos erros difíceis de serem consertados ainda hoje: baixos salários, má formação
...