Humanismo e Reforma
Por: AnaLaura1 • 7/4/2015 • Resenha • 278 Palavras (2 Páginas) • 262 Visualizações
Aula tema: Humanismo e Reforma: A origem da Educação como Escolarização no Brasil.
“A origem da educação escolar no Brasil- a ação dos jesuítas como parte do movimento da contra-reforma católica”
O processo de reforma teve inicio no século XVI. O monge alemão Martinho Lutero foi um homem que contestou os dogmas da igreja católica e foi convocado a desmentir suas teses em 1521. Nas suas teses, defendia as reformas que deveriam ser feitas na igreja católica.
A igreja preocupada com a perda de fiéis resolveram traçar um plano de reação:
Catequizar os habitantes de terras descobertas, através do jesuítas, inquisição, punindo e condenando os acusados de heresias e evitar a propagação de idéias contrárias a igreja católica, que é a criação do Index Librorium Proibitorium (Indice de Livros Proibidos).
Os jesuitas faziam parte de uma ordem religiosa católica chamada “Companhia de Jesus”. Eles chegaram ao Brasil em 1549 com o objetivo de cristianizar as populações indigenas do território colonial. Com o poder dessa missão, eles ficaram respondáveis por organizar as populações indigenas e torno de um regime de trabalho e religiosidade.
Os jesuitas foram responsaveis pela fundação das primeiras instituições de ensino no Brasil Colonial,contando com colégios dentro da colônia. E com participação da igreja que teve grande importancia para a compreensão dos traços da nosso cultura.
Os jesuitas trouxeram moral e bons costumes e métodos pedagogicos. Esse método durou 200 anos e com suas regras de repetições, disciplinas diferentes e modos dinamicos fez com que funcionasse. Mas o Marques de Pombal expulsou os jesuítas e a educação ficou um caos.
A família Real, então, criou a Academia de Militares, escola de Direito e Medicina, Biblioteca e a imprensa Régia e o Brasil descoberto finalmente.
...