TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA/IESC-FACULDADE GUARAÍ

Por:   •  3/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.853 Palavras (8 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA/IESC-FACULDADE GUARAÍ/FAG[pic 1]

REUNIÃO DE PAIS E MESTRES

ACADÊMICAS:

JAKELINE VICENTE BERNADES

NATHALIA GOMES AMORIM

GUARAÍ/TO

2017

PROJETO DE INTERVENÇAO EM GESTÃO

Acadêmicas: Jakeline Vicente e Nathalia Gomes Amorim.

TEMA DO PROJETO

Reunião de Pais e Mestres

        

ESCOLA DE APLICAÇÃO DO PROJETO

Escola Municipal Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco

PERGUNTA NORTEADORA

     Como os pais podem contribuir na educação dos filhos na escola?

OBJETIVOS GERAIS

Nosso objetivo diante do problema encontrado é conscientizar através de uma reunião de pais e mestre a importância do acompanhamento dos deveres de casa e das notas. A demonstração de interesse pela vida escolar dos filhos é parte fundamental em seu processo de aprendizagem. Ao perceber que pais e família se interessam por seus estudos e por suas experiências escolares a criança sente-se valorizada, desenvolvendo-se segura e com boa autoestima.

JUSTIFICATIVA

Ao se iniciar o Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, observou-se que uma das fraquezas mais acentuadas da escola são: baixa participação dos pais nos momentos relevantes para o sucesso escolar, crianças que ficam sozinhas em casa e não recebem orientações dos pais ficando à mercê da sociedade ficam na rua e não frequentam a escola regulamente ocorrendo assim um baixo índice de aprendizagem.

 Então o presente trabalho justifica-se pela necessidade de fazer uma atividade voltada para os pais e mestres, já que a educação brasileira começa dentro de casa. Quando os pais participam da vida escolar as crianças se alfabetizam com facilidade e obtém notas melhores, ou seja, o aproveitamento da escola é melhor

DÚVIDAS

Nossas dúvidas são: o que as escolas têm feito para conseguir o apoio da participação dos pais no processo de         ensino e aprendizagem? Como é possível melhorar essa educação? De que forma professor/diretor de uma turma pode apoiar e ajudar numa construção de uma maior proximidade entre escola/família?

CERTEZAS

Nossas certezas são: escola não consegue responder sozinha as demandas da sociedade, por isso, a participação dos pais tem um papel importante para o desenvolvimento e qualidade de ensino. Além disso temos certeza de que família e escola é uma parceria que dá certo. 

METODOLOGIA E RECURSOS

O Projeto será realizado na Escola Municipal Humberto de Alencar Castelo Branco na Avenida Longuinho Vieira Junior, n° 984 na Q. 51 L. 07 A - Centro de Colméia-TO. O presente Projeto de Intervenção foi desenvolvido a partir de observações e pesquisa básica por meio de analises teóricas e bibliográfica que nos levou a desenvolver este projeto. No dia três de setembro às 17:30 na sala da biblioteca da escola será realizado o projeto com a palestrante Psicopedagoga Celenita Maria Ribeiro Muccini, com o tema: Como os pais podem contribuir na educação dos filhos na escola?

RECURSOS:

  • Data Show;
  • Computador;
  • Coffe Break;
  • Lembranças do projeto.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A participação da família na vida escolar dos alunos, é de sumaria importância para que se possa obter uma melhor atuação no processo de ensino e aprendizado. Dessa forma, é importante que a família sempre esteja em interação com a escola, pois esta, sozinha, não consegue assumir a função de educar e ensinar. Os responsáveis devem participar de reuniões escolares, incentivar a leitura, auxiliar nos deveres de casa, reservar um tempo para estudo, dialogar como seus filhos, esclarecer dúvidas e conhecer os professores dos mesmos.

A escola nunca educará sozinha, de modo que a responsabilidade educacional da família jamais cessará. Uma vez escolhida a escola, a relação com ela apenas começa. É preciso o diálogo entre escola, pais e filhos. (REIS, 2007, p.6)

 

Um dos fatores que vem a contribuir com o rendimento escolar dos alunos é a família presente na escola. No que diz respeito a educação se as famílias demonstrarem curiosidade em relação ao que acontece em sala de aula e reforçarem a importância do que está sendo aprendido, estarão dando uma enorme contribuição para o sucesso da aprendizagem. Nesse sentido, é importante que a família e escola saibam aproveitar essa parceria.

[...] tanto a família quando a escola deseja a mesma coisa: preparar as crianças para o mundo; no entretanto, a família tem suas particularidades que a diferenciam da escola, e suas necessidades que a aproximam dessa mesma instituição. A escola tem sua metodologia e filosofia para educar uma criança, no entanto ela necessita da família para concretizar o seu projeto educativo. (PAROLIM,2003, p.99)

Durante as observações na escola podemos constatar que os professores sentem falta do acompanhamento dos pais nas atividades escolares de seus filhos. Por isso, percebemos o quanto seria interessante relembrar a família que participem das atividades dos filhos para que eles venham alcançar bons resultados.

Com esse trabalho pretendemos resgatar nas famílias o interesse em acompanhar a criança assiduamente na escola como por exemplo: verificando as atividades que são para casa, organizar um horário de estudo, participando das reuniões, ter o habito de ir na escola quando possível, falar pessoalmente com o professor. Uma coisa é certa ninguém escapa da educação seja ela boa ou ruim, estamos sempre em constante processo de transformação cognitiva. A educação acontece formal, não formal e informal, ou seja, em casa, na rua, na igreja, na escola e entre outras. É inevitável estamos aprendemos e ensinamos no decorrer da vida, portanto, de acordo com Líbâneo (2010) não há um único modelo de educação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com