Jogos e brincadeiras primeira parte do tg
Por: vanessaaht • 23/9/2018 • Trabalho acadêmico • 743 Palavras (3 Páginas) • 581 Visualizações
Jogos e brincadeiras: introdução e fundamentação teórica
1 INTRODUÇÃO
Este projeto de ensino, tem como objetivo refletir como os jogos e brincadeiras são de total importância no desenvolvimento e na educação das crianças, pois através dos mesmos a criança desenvolverá sua criatividade, onde explora sua realidade e irá se descobrir. Além de desenvolver e adquirir habilidades manuais e motoras.
O professor deve facilitar o aprendizado e incluir os jogos e brincadeiras dentro de sua metodologia de ensino, trazendo para dentro de sua sala de aula uma maneira divertida e lúdica no dia a dia do aluno.
Quando o jogo está inserido na estratégias de ensino favorece a construção do conhecimento cientifico proporcionando desafios, troca de ideias alem de tomar decisões, buscando soluções para as situações presentes nos jogos. A brincadeira, onde a criança brinca livremente, da sua maneira, não explorará apenas o mundo ao seu redor, mas também contribuirá para os sentimentos o que e real e imaginário, alem de desenvolver pessoas, para viver em conjunto a comunidade.
No mundo em que vivemos hoje em dia encontramos uma grande dificuldade, pois muitas vezes a televisão, celulares e etc, tem uma grande influência na diminuição dos espaços físicos e tempo, destinados ao brincar. Temos que estar consciente em ate que ponto a tecnologia ajuda e atrapalha.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Os jogos e brincadeiras fazem parte do desenvolvimento da criança, sendo por meio deles a criança adquire habilidades importantes para a concretização do aprendizado. Muitos pesquisadores ajudaram a destacar esse tema, e possibilitaram uma visão significava e ampla sobre a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil de modo geral.
Criança que brinca também desenvolve melhor a sua inteligência emocional. No início, ainda bebezinho, isso se reflete no estabelecimento de vínculos entre os pais e a criança. Quando crescem um pouco, os vínculos estabelecidos durante as atividades de lazer são quase tão importantes quanto a brincadeira em si: por meio deles é que são estabelecidas as noções básicas de respeito e convivência(GREENPARK, 2017 Pg.1).
As brincadeiras estão presentes na vida da criança desde os primeiros meses de vida, é quando se inicia os primeiros contatos e interação, com as pessoas em sua volta, onde ela manifesta o desejo de reproduzir a realidade ou a interação de imitar as pessoas em seu meio. Trazer esse cotidiano para o processo de ensino, se faz de total importância afim de tornar algo mais prazeroso a estimulando o desenvolvimento e descobertas principalmente nos primeiros meses.
Nos anos iniciais, onde a criança começa a ser alfabetizada o professor deve tornar esse processo enriquecedor, deixando para traz o modo tradicional, e buscando novas maneiras e estímulos no seu aprendizado . Todos os profissionais envolvidos na aprendizagem precisam estar cientes da importância que os jogos e brincadeiras possuem na construção do conhecimento.
O professor deve ter como aliado as atividades lúdicas que é de grande auxilio, sendo uma linguagem natural da criança, facilitando
...