LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Por: flara • 17/11/2015 • Projeto de pesquisa • 3.154 Palavras (13 Páginas) • 209 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE OSASCO
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO[pic 2]
OSASCO
2013
INTRODUÇÃO[pic 3]
A pesquisa em questão nos mostra a importância que nós futuros professores temos de saber sobre o letramento e a alfabetização, como também o papel da escola, a responsabilidade dos pais e professores no processo de transformar as crianças em indivíduos alfabetizados e letrados.
De uma forma ou de outra a alfabetização e o letramento estão interligados, o ensino da linguagem deve ser direcionado a fundamentos como a leitura, a compreensão e a produção numa relação de contexto social, e para que o letramento e a alfabetização tornem parte do ensino da língua em sua prática social é preciso que se alfabetize letrando.
É preciso que o professor transforme este grande momento da vida de seus alunos em momentos prazerosos para que assim desde pequenos eles possam ter o gosto e o hábito de ler, passando a ser um costume diário por toda a vida.
LEMBRANÇAS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Foi lembrado o processo de alfabetização da aluna Camila Aparecida Stoian, entrou na 1ª série com seis anos de idade, pois não fez a educação infantil (pré), porém não conseguiu acompanhar a turma por motivo de problema de visão, foi reprovada e fez novamente a 1ª série, pois naquela época não existia a progressão continuada. Foi alfabetizado com a cartilha “Caminho Suave” e a professora preparava um ABC manuscrito em folha de papel que se manuseava com pega mão para não sujar.
Em seguida da manuscrita do ABC, vinha o bê-á-bá que era um início de uma longa série, isso ficou bem marcante. Lembro-me de muitas recordações boas da professora que me alfabetizou, ela se chama Maria das Graças, falava bem baixinho e com isso a sala era bem calma, uma professora bem carinhosa, ela encantava todos os alunos éramos apaixonados por ela. Recordações ruins não têm só me recordo dos momentos de dedicação e do carinho que a professora tinha por seus alunos.
[pic 4][pic 5][pic 6]
“ESTAR ALFABETIZADO É...”
Estar alfabetizado é saber ler e escrever, tem se revelado condições insuficientes para responder adequadamente as demandas contemporâneas. Há alguns anos, não muito distante, bastava que as pessoas soubessem assinar o nome, porque delas só interessavam os votos. Hoje saber ler e escrever de forma mecânica não garante a uma pessoa interação plena com os diferentes tipos de textos que circulam na sociedade, onde é capaz de compreender diferentes tipos de textos, possuírem um repertório de procedimentos e habilidades para relacionar em um campo social.
Estar alfabetizado é apropriar-se da função social constituintes dos atos de ler e escrever. Enfim, ser alfabetizado não é ser capaz de juntar letras para formar sílabas.
“O QUE SIGNIFICA ESTAR ALFABETIZADO...”
Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações. Significa ler e produzir textos para atender de um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo que constrói a gramática em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas do ato de ler, mas a capacidade de interpretar, compreender, criticar e produzir textos. O aluno precisa encontrar os usos sociais da leitura escrita.
A alfabetização deve se desenvolver em um contato de letramento com um início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado, entendendo que a alfabetização e letramento.
DEFINIÇÃO E CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Os textos nos levam a refletir que o conceito da palavra alfabetização se associa ao ensino-aprendizado do sistema alfabética da escrita, ou seja, a capacidade de decodificar os sinais gráficos em som.
Antigamente estar alfabetizado reduzia-se a ler e escrever o seu próprio nome, mas atualmente com constantes transformações consideramos necessária a alfabetização não apenas em caráter de decodificação de palavras, mas compreendendo, interpretando, utilizando em plenitude, esse processo em nossa comunicação.
Podemos concluir que o nível de letramento de grupos sociais relaciona-se fundamentalmente com as suas condições sociais, culturais e econômicas. É preciso que haja, pois, condições para o letramento, tais como existências de uma escolarização real e efetiva da população e disponibilidade de material de leitura.[pic 7]
A palavra letramento surge à primeira vez como uma perspectiva psicolingüística (1986). Palavras novas surgem, pois novos fenômenos ocorrem e a sociedade sente a necessidade de nomear, ou seja, dar nome a tudo que se espera saber.
A pessoa que aprende a ler e a escrever que se torna alfabetizada e que passa a fazer uso da leitura e da escrita a envolver-se nas práticas sociais de leitura e de escrita, que se tornam letradas, é diferente de uma pessoa que ou não sabe ler e escrever, ou sabendo ler e escrever não faz uso da leitura e da escrita (alfabetizada), mas não vive no estado ou condições de quem sabe ler e escrever e pratica a leitura e a escrita.
CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS TEXTUAIS
Conto: O conto é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.
Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão. O conto é um texto narrativo contendo um relato referente a um fato ou determinado acontecimento, sendo que este pode ser real, como é o caso de uma notícia jornalística. Podendo também ser fictício, ou seja, algo resultante de uma invenção.
...