LETRAMENTO E ALFABETIZÇÃO
Por: Marcilene Bordes • 27/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.098 Palavras (13 Páginas) • 222 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
POLO GUAICURU
CURSO PEDAGOGIA
ACADÊMICAS
ANA CARLA CASSAVARA PEDROSO RA-7981710010
MARCILENE BORDES CRUZ RA-445876
CAMPO GRANDE – MS
NOVEMBRO DE 2014
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
POLO GUAICURU
CURSO PEDAGOGIA
ACADÊMICAS
ANA CARLA CASSAVARA PEDROSO RA-7981710010
MARCILENE BORDES CRUZ RA-445876
Atividades Práticas Supervisionadas da disciplina de
Letramento e Alfabetização a pedido da professora Kate Oliveira Kumada sobre orientação da tutora presencial Adomira Pereira
CAMPO GRANDE – MS
NOVEMBRO DE 2014
SUMÁRIO
Introdução................................................................................................... 04
Alfabetização...............................................................................................05
O que significa estar Alfabetizado...............................................................06
Definições dos seguintes termos:................................................................07
As características inerentes dos seguintes gêneros textuais........................08
Atividade de Alfabetização 1......................................................................09
Atividade de Alfabetização 2......................................................................10
A importância da Leitura dos Textos na Alfabetização...............................11
Sugestão de atividades que envolve: leitura, escrita e memória................12
Atividade utilizando as orientações no PCN (1997)...................................13
Considerações Finais...................................................................................14
Referências Bibliográficas..........................................................................15
INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos abordar a temática de letramento tendo como publico alvo, alunos em processo de alfabetização inicial, vamos abordar também os conceitos de letramento e alfabetização relembrando como foram nosso processo de alfabetização, os fatos
marcantes, emoções e sentimentos.
Serão apresentados os conceitos dos termos: decodificar, ler escrever, autonomamente, aprendizagem e conhecimento, para compreensão sobre a concepção de texto e a relevância do uso da linguagem oral escrita, juntamente serão apresentados brevemente as características inerentes aos seguintes gêneros textuais: conto, fabula, historia em quadrinho, lendas, poesia, elaborando atividades que possam desenvolver a competência dos alunos na linguagem oral escrita, como escutar, ler, escrever, recitar, ditar, copiar.
Direcionar e estimular a relevância da leitura para o processo de alfabetização e letramento, diferenciando as percepções sobre a relação entre a qualidade do texto e atenção das crianças durante a leitura, mostrando que e importante o uso de textos no processo de alfabetização, pois e possível que a criança leia e produza textos mesmo que de forma oral, por exemplo: através de textos de memórias, trava-linguas, musicas e parlendas, pois a criança pode realizar ajuste entre o que é falado e escrito.
Promover a compreensão e a relevância do adulto ler para a criança e propiciar a conscientização sobre a importância do trabalho com diferentes gêneros textuais.
04
ALFABETIZAÇÃO
Estar alfabetizado é hoje em dia fundamental, saber ler e escrever, pois sem alfabetização não podemos fazer quase nada. Na minha infância tive muita dificuldade para aprender, pois não tive apoio de um adulto em casa, mais meus professores das series iniciais foram maravilhosos verdadeiros mediadores de aprendizagem, com muita dedicação, carinho e paciência me mostraram o mundo de saber que foi primordial para minha alfabetização. Fui alfabetizada na 1° série com cartilha, não fui alfabetizada antes de entrar na escola. Não houve nenhum contato com adulto ou criança mais velha, para o nosso processo de alfabetização, só com a professora mesmo. Todos tiveram uma ótima recordação sobre o processo, e isso tornou o meu desenvolvimento como alfabetizada como um grande sucesso. Era usada na época uma cartilha que carregávamos com muito carinho. Adorava quando a professora ensinava as vogais, as consoantes. Nunca vou esquecer-me de como foi bom ser alfabetizada de forma paciente e dinâmica. Estar alfabetizado para mim significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações, significa ler e produzir textos melhorando desse modo a comunicação entre os sujeitos e consequentemente melhorando o seu nível e qualidade de vida.
Aluna: Marcilene Bordes Cruz
Estar alfabetizado é algo mágico e ao mesmo tempo algo extremamente comum, pois a sociedade em que vivemos hoje nos cobra uma pré-alfabetização, ou até mesmo uma alfabetização precoce, pois hoje em dia a alfabetização está ligada ao cotidiano, e a sociedade já propõe isto à criança quase que a partir do seu nascimento minha alfabetização foi muito boa, pois fiz jardim e pré-escola com a mesma professora, não tínhamos cartilha trabalhávamos com caderninhos e algumas folhas mimeografadas, a professora tinha o dom de ensinar, ela foi um marco em minha vida até hoje tenho contato com ela, e em casa tive apoio do meu pai, pois quando saia da creche ia para o serviço dele onde eu pintava, desenhava e mexia com carimbos.
...