Letramento
Por: matheustr5 • 29/3/2016 • Projeto de pesquisa • 294 Palavras (2 Páginas) • 289 Visualizações
Letramento
Letramento é o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler a escrever: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita.
Novas palavras são criadas (ou velhas palavras dar-se um novo sentido), quando emergem novos fatos, novas ideias, novas maneiras de compreender os fenômenos.
No Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, o analfabetismo, define como “estado ou condição de analfabeto”, e analfabeto é o “que não sabe ler e escrever”, ou seja, é o que vive no estado ou condição de quem não sabe ler e escrever; a ação de alfabetizar, isto é, segundo Aurélio, “de ensinar a ler” (e também a escrever, que o dicionário curiosamente omite), é designada por alfabetização, e alfabetizado é “aquele que sabe ler” (e escrever). Já letrado, é aquele “versados em letras erudito” e iletrado é “aquele que não tem conhecimentos literários”.
Observação: o dicionário Aurélio não registra a palavra “letramento”, ela aparece no Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa de Caldas Aulete na sua 3° Edição brasileira.
Recentemente, o alfabetismo ou letramento tornou-se necessário porque passou a enfrentar nova realidade social, em que não basta apenas ler e escrever, é preciso saber fazer o uso do ler e do escrever, saber responder as exigências de leitura e de escrita que a sociedade faz continuamente.
A avaliação do nível de letramento, é feito em países desenvolvido, em que as escolaridade básicas é realmente obrigatória e universal, pois, frequentemente, buscam nesse nível a realização de numerosas e variadas questões, na qual avaliam o uso que as pessoas fazem da leitura e da escrita nas práticas sociais de que se apropriaram
Referência: Soares, Magda
Letramento: um tema de três gêneros/Magda Soares.
- 2.ed., 3. Reimpr, - Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
...