Letramento
Por: Diego Claro • 30/4/2015 • Relatório de pesquisa • 320 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
Letramento não é o tão somente o resultado de ensinar e escrever, um processo simples de letramento está em momentos simples como a de um pai que lê para seu filho dormir. Com isso está se vivendo práticas de escrita e leitura no próprio cotidiano.
Portanto não se deve impedir a caracterização de uma pessoa letrada que somente escreve.
Com um novo sentido a palavra letrada que significa versado em letras, hoje em dia caracteriza o indivíduo por aquele que domina a leitura e que não somente lê e escreve (alfabetizado) mais usa de forma competente e com frequência, o letramento está sendo visto como a ampliação do sentido do alfabetizado.
O letramento tem variações de gêneros de textos reconhecidos por crianças ou adultos.
É fato que crianças que vivem em ambientes de leitura de todos os gêneros como livros, revistas, jornais e outras literaturas conversando sobre o que se leu com gestos e ilustrações o nível de letramento são superior as de crianças que não vivenciam esse incentivo em seu cotidiano com o mundo letrado.
São muitos os fatores que vem a interferir no aprendizado da língua escrita e um desses fatores inclui o letramento.
O ensino está em um momento difícil com a maioria das crianças ou adultos alfabetizado, porém não letrado, lendo o que está escrito sem compreensão do mesmo não interpretando o que se leu e isso limita o individuo acarretando-lhes problemas em todas as disciplinas escolares.
O papel do professor é transformar esta pessoa alfabetizada em letrada com incentivos diversos com variedades quando se fala de leitura, tipologias textuais e exercícios de interpretação e compreensão de diferentes textos, utilizando-se de ferramentas, tanto com materiais convencionais como com a tecnologia inserida no mundo de hoje.
Hoje importante é compreender a funcionalidade da língua escrita, mais importante do que decodificar símbolos, com isso forma-se, cidadãos muito mais capazes e que atuam de forma significativa e colaborativa com total autonomia na sociedade na qual vive.
...