Letramento
Por: Ste Francovig • 1/5/2015 • Ensaio • 1.294 Palavras (6 Páginas) • 184 Visualizações
Letramento e Alfabetização
Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.
Relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas.
INTRODUÇÃO
Letrar significa mais que alfabetizar, é ensinar a Ler e escrever dentro de um contexto, precisa fazer sentido para o aluno. Precisa ir além da alfabetização funcional. Antigamente o ensino era muito diferente dos dias atuais.
A alfabetização era de modo decorado, normalmente se utilizavam de cartilhas, os alunos não aprendiam, decoravam.
Letrado é o ensino com demonstração, os alunos entendem, não aprendem somente no conteúdo, mas também na prática, com coisas do dia-a-dia.
Estar a alfabetizado é saber ler e escrever, entender o que se aprende compreender, ter interesse.
O aluno precisa ser capaz de interagir por meio de textos, produzir textos com autonomia e compreender os propósitos.
O QUE SIGNIFICA:
DECODIFICAR: É como decifrar um código. Quando a criança está construindo sua base alfabética, ela é capaz de ler sem saber, ela consegue decodificar as palavras.
LER: É saber distinguir as palavras, reunir as letras. Quando aprendemos a ler damos um sentido novo para as palavras.
ESCREVER: Saber escrever é uma arte, faz parte da nossa cultura, mudamos a forma de pensar. Não se trata de simplesmente colocar as palavras no papel.
APRENDIZAGEM: É a interação entre as estruturas mentais e o meio ambiente. É construída continuamente.
CONHECIMENTO: o Conhecimento é uma mistura de informações. Estamos sempre neste processo, nunca para. Suas categorias: sensorial, intelectual, popular, cientifico, filosófico e teórico.
CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS TEXTUAIS
CONTO: São narrativas ficcionais onde se prevalece a narrativa. O conto apresenta uma forma de acontecimentos, e se limita o número de personagens.
FABULA: É uma narrativa, trata certas atitudes humanas, como disputas entre o fraco.
HISTORIA EM QUADRINHOS: É uma narrativa visual, que expressa de modo rápido seu enredo. Serve para entreter e também para mensagens instrutivas, como uma campanha de bem estar social, alertas sobre doenças, sobre o trânsito, etc.
LENDA: É uma narrativa fantasiosa. Vai passando através dos tempos. Pode ser fictício ou fatos reais.
POESIA: É gênero textual com finalidades discursivas, que provocam sentimentos e emoções. Suas características são: ritmo, a divisão de estrofes, a rima.
ATIVIDADES QUE ENVOLVAM A COMPETENCIA DOS ALUNOS NA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
HORA DO CONTO: Por meio de história os alunos desenvolvem atitudes de solidariedade, delicadeza, pratica do bem.
Eles são colocados em círculo, para ler um livro, pode-se incluir na leitura objetos e imagens para deixar a historia mais interessante.
HORA DA RIMA: Primeiro se explica para os alunos o que é rima. Desenvolva atividades rápidas e contagiantes. Por exemplo, pegue o nome delas e diga com o que rima. Se não conseguirem de início deve-se induzi-las a adivinhar.
A IMPORTANCIA DO TRABALHO COM TEXTOS NA SALA DE AULA:
O trabalho com textos oferece ao aluno sentido as praticas educativas. Evita que se perca tempo e os alunos ficam mais motivados para aprender. Desenvolve o raciocínio, criatividade e imaginação. Proporciona aos alunos maiores interações e trocas de experiências. Os alunos aprendem sobre autores contemporâneos e clássicos. Exemplos: contos de fadas, lendas, poesias, receitas cartas, historias em quadrinhos, etc.
A IMPORTANCIA DA LEITURA NO PROCESSO DE PREODUÇÃO DE TEXTOS
A leitura faz com que os alunos aprendam a recriar. É necessária para se produzir os textos, compreender os gêneros textuais e para que o aluno produza textos posteriores. A produção textual somente irá acontecer com base na leitura, não existe como produzir sem que se faça uma boa leitura.
ATIVIDADES QUE ENVOLVA LEITURA DE TEXTOS DE MEMÓRIA
É importante que os alunos tenham a oportunidade de participar de leitura com textos que conhecem de memória. Ex: cantigas populares, canções, trava línguas, etc.
ATIVIDADE: CANTIGAS DE RODA
Trabalhar com as letras das cantigas. As letras serão copiadas em cartolinas e afixadas na parede para que todos se familiarizem com o texto. Os alunos que já são alfabetizados reescrevem as cantigas. Os outros podem executar outras atividades como ordenar tiras de papel com versos, palavras e letras, o importante é que todos os alunos participem. A turma ainda pode fazer exercícios de rimas, separando termos da frase, ordenar versos e palavras. Depois dessa fase o aluno fará um livro onde ele escreve e ilustra as cantigas.
RECURSOS: Letras de cantigas de roda, CDs, cartolinas, material para a confecção de livros.
AVALIAÇÃO: Observar se através dessa atividade os alunos avança no estabelecimento de relações entre escrito e oral, se avançaram na produção de textos, e as habilidades gerais de leitura e escrita.
CONDIÇÕES IDEAIS DE APRENDIZAGEM POR TEBEROSKI E CARDOSO:
As investigações de Teberosky, assim como em outros âmbitos, no âmbito da língua escrita, a criança é um sujeito ativo que se depara com a realidade, construindo conhecimentos, criando teorias e hipóteses, comparando-as entre si e modificando-as. De acordo com Teberosky (2000) investigações recentes demonstraram que a aprendizagem da escrita não é uma tarefa simples para a criança, já que requer um processo complexo de construção, em que suas ideias nem sempre coincidem com as dos adultos. O ensino da
...