Letramento
Por: Junia Mariz Dos Reis • 3/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.114 Palavras (9 Páginas) • 329 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Anhanguera de Limeira - Pedagogia – Letramento e Alfabetização
Aleci Prado Nunes Mendes – RA 6995483811
Cristina de Souza Adriano – RA 6758344815
Debora Cristina Melo Quesada – RA 6921439265
Júnia Mariz dos Reis – RA 6791424649
Luciana Cristina Agapito Correia – RA 6942011516
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – RELATÓRIO
LETRAMENTO
LIMEIRA/SP
2014
Aleci Prado Nunes Mendes – RA 6995483811
Cristina de Souza Adriano – RA 6758344815
Debora Cristina Melo Quesada – RA 6921439265
Júnia Mariz dos Reis – RA 6791424649
Luciana Cristina Agapito Correia – RA 6942011516
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – RELATÓRIO
LETRAMENTO
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Letramento e Alfabetização”, sob orientação Professor Tutora: Sandra Helena Tinós.
LIMEIRA/SP
2014
Sumário
1. Introdução 3
2. Estar alfabetizado é?
3. O que significa estar alfabetizado?
4. Definições dos termos
5. Características dos gêneros textuais
5.1 Conto
5.2 Fábula
5.3 Histórias em quadrinhos
5.4 Lendas
5.5 Poesia ou gênero lírico
6. Atividades que envolvam a competência dos alunos na linguagem oral e na língua escrita.
6.1 A importância do trabalho com textos na sala de aula para a alfabetização
6.2 Trava-línguas o doce mais doce que o doce, também música infantil cantada pela apresentadora “Xuxa”.
7.1 História para ler e colorir
8. Considerações Finais
9. Referencias Bibliográficas
1. Introdução
Este trabalho tem por objetivo refletir o uso da brinquedoteca como recurso de grande importância na prática pedagógica, vista como uma atividade complementar no processo de ensino e de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento emocional, cognitivo e motor. O espaço da instituição escolar nesse sentido deve ser um espaço de interação do meio físico e social também de construção de conhecimento. Os materiais oferecidos na brinquedoteca auxiliam no desenvolvimento da criança estimulando sua imaginação despertando curiosidades.
No entanto, constatam-se pontos de vista favoráveis quanto ao uso das atividades lúdicas e predeterminadas como complementação ou reforço de conteúdos da prática pedagógica, contempla-se também o cumprimento do direito á infância e uma educação de qualidade fazendo com que a criança aprenda com o brincar, através de jogos, brinquedos e brincadeiras livres ou dirigidas tornando o aprendizado agradável, natural e espontâneo.
2. Estar alfabetizado é?
É ser capaz de lê, escrever, entender e compreender diferentes tipos de textos, levantar hipóteses sobre o tema ou assunto que tomou conhecimento. (Aleci Mendes)
É descobrir o encanto da leitura, uma viagem ao mundo mágico das histórias. (Cristina de Souza)
Estar alfabetizado é saber ler e escrever, poder ter a liberdade de ler uma carta, livros, revistas, etc. sozinho e poder entender o significado, ter sua própria liberdade de expressão. (Debora Quedada).
É poder ler e escrever com desenvoltura textos em diferentes situações, talvez tenha mudado a alfabetização eu mesma aprendi na época do B+A=BA que com o passar dos anos ficou ultrapassado, e o jeito de alfabetizar evoluiu muito e esta bem diferente, mas o conceito é o mesmo. (Júnia Mariz)
Estar alfabetizado é saber ler e escrever, decifrar o código das letras e traça-las e também é necessário saber compreender e interpretar o que se lê construindo significados, apropriar-se das diferentes formas de linguagem, produzir textos. (Luciana correia).
3. O que significa estar alfabetizado?
É saber ler e escrever, aprender a as relações entre fonemas e grafemas para codificar e decodificar, parte específica do processo de aprendizagem, adquirir conhecimento para fazer a relação entre o som e a escrita presente nas letras, pois estar alfabetizado é apropriar-se das diferentes formas de linguagem, comunicar-se e expressar-se através da escrita a qual possui função social. É importante também que o aluno saiba interpretar e compreender aquilo que se lê, tornando-se ativo no processo de aquisição do conhecimento linguístico.
As teorias de Piaget e Vygotsky contribuem para o trabalho de alfabetizadores, pois possibilita que se conheça como se processa o desenvolvimento infantil e quais as implicações disso para a linguagem das crianças que pretende alfabetizar.
A alfabetização amplia o conhecimento de crianças, jovens, adultos favorecendo a autoestima e as possibilidades de uma vida melhor, estar alfabetizado não implica somente em conhecer o código alfabético, mas ir muito além, o letramento por sua vez favorece a ampliação do sentido de alfabetização e a prática social que beneficia sujeitos a interpretarem textos veiculados socialmente.
A criança em que vivem em um ambiente em que se leem livros, jornais, revistas e outros tipos de literatura ou em ambientes que o diálogo se faz presente, constata-se uma maior construção do seu repertório de linguagem, a alfabetização é uma das fases mais importantes da vida da criança é o inicio, a base para a vida cultural e social do ser humano, é a partir da alfabetização que a criança começa a ganhar autonomia para se tornar um adulto independente.
4. Definições dos termos
- Decodificar: decifrar códigos identificar e interpretar sinais linguísticos.
- Ler: é um conjunto de habilidades e comportamento, decodificar sílabas ou palavras, decifrando e interpretando a escrita. A leitura por sua vez é uma atividade extremamente importante para a civilização.
- Escrever: representar por meio da escrita, que é a codificação sistemática de sinais gráficos que utilizamos para exprimir ideias humanas, cuja intenção é produzir textos que serão alvos da atividade da leitura.
- Autonomamente: realizar de modo independente, livremente.
- Aprendizagem: processo de aquisição do conhecimento e pelo qual as competências e habilidades são adquiridas ou modificadas. Podendo ser analisados a partir de diferentes perspectivas baseando-se nas diversas teorias da aprendizagem, vista como as mais importantes funções mentais desenvolvidas nos seres humanos. A aprendizagem humana está relacionada com a educação e ao desenvolvimento pessoal, deve ser devidamente conduzida para alcançar os objetivos.
- Conhecimento: ato ou efeito de conhecer, capacidade cognitiva e compreensão.
5. Características dos gêneros textuais
5.1 Contos: É por meio de contos infantis que a criança desenvolve seus sentimentos e suas emoções, assim aprendendo a lidar com essas sensações, sendo assim o conto se torna fundamental para a construção de significados. O conto é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos, de fantasia ou imaginação, como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo. Exemplo de um conto: Chapeuzinho vermelho de Chico Buarque. Conto-narrativa para crianças de 6 a 10 anos. Esse é um conto que ajuda crianças superarem seus medos, inseguranças e descobrirem a alegria de viver. Ajudam a desenvolver o gosto pela leitura e o estimulo a criatividade.
...