Letramento e Alfabetização
Por: MOURAPAULAANA • 15/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.989 Palavras (12 Páginas) • 268 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Guarulhos / São Paulo
06/11/2014
Sumário
- Pág. 01___________________Introdução
- Pág. 02___________________ Etapa 1
Relembrando o Processo de Alfabetização
- Pág. 03___________________O Significado de Estar Alfabetizado
- Pág. 04___________________Definição dos termos na visão do autor Faraco
- Pág. 05___________________Etapa 2
Contos e Fabulas
- Pág. 06___________________ História em quadrinhos
- Pág. 07___________________ Lenda e Poesia
- Pág. 08____________________Linguagem Oral e Escrita
- Pág. 09___________________ Hora
- Pág. 10___________________Texto Cartilhesco
- Pág. 11___________________Música: A Formiguinha
- Pág. 12___________________Atividade em classe
- Pág. 13___________________Etapa 3
Trabalhando com Para lendas
- Pág. 14___________________A importância dos texto e a pratica da leitura
- Pág. 15, 16, 17 18 e 19_______Atividades Propostas
- Pág. 20________________Etapa 4
Planejamento de aula
- Pág. 21________________Texto
- Pág. 22________________Conclusão
- Pág. 23________________Referencias Bibliográficas
Introdução
Fabuloso buscar o significado do ``estar alfabetizado´´descobrindo a todo momento, que será uma incógnita eterna com muitas opiniões.
Faraco é um autor que nos mostra o quanto é fundamental fazermos mais de uma vez a leitura de textos, até mesmo para podermos assimilar o que foca essa leitura.
Na decodificação de símbolos damos vida aos contos e fabulas, nas lendas narramos a fantasia o fictício, o canto estimula a imaginação interação social, já nas atividades pedagógicas intensificamos o aprendizado.
Sobre tudo sabemos que fundamental é elevar a importância da leitura.
Elaboramos textos com fácil absorção de entendimento e demonstração do nosso conhecimento, quanto a satisfazer nosso leitor.
Pág. 01
ETAPA 1
Relembrando o processo de alfabetização
Estar alfabetizado é perceber um mundo novo, tendo a capacidade de enxergar as coisas de uma maneira diferente de como era antes de saber ler e escrever. É ter a vontade de organizar e encontrar letras e palavras em qualquer lugar possível usando a criatividade. É saber distinguir cada letra e conseguir junta-las e descobrir que ao uni-las é possível formar inúmeras palavras diferentes. É ter a capacidade de se expressar além da língua falada usando também a língua escrita.
Estar alfabetizado nada mais é que perceber que as palavras têm sentimentos, sentidos e passam informações muito importantes e que quando não houver a possibilidade de expressar algo oralmente, ainda pode escrever e transmitir o mesmo desejado a alguém.
JOYCE CARDOSO VIEIRA
Estar alfabetizado é pode multiplicar saberes buscando conhecer novos horizontes e seguir se instruindo de algo tão fabuloso e incansável como o saber. É ter o significado das palavras surgindo na sua mente a todo momento. Saber interpretar os símbolos colocando-os na escrita como se décimos vida a cada um. Absorver e distribuir conhecimento com uma grande capacidade.
Marcia Luiz Polvora
Estar alfabetizado significa atribuir significados e sentidos ás funções sociais. Vinculadas á escrita, estar plenamente alfabetizado é ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, possuir um repertório de procedimentos e habilidades para relaciona-los. Em um campo social determinado.
Alice Vicente Pedroza Couto
Pág. 02
O significado de estar alfabetizado
Estar alfabetizado é o método pelo qual se conquista a compreensão de códigos e a capacidade de utilizá-los para ler e escrever. Hoje, a capacidade de ler, escrever, falar e ouvir com compreensão, não se progride de maneira espontânea, a relevância do contexto nas escolas, nas aulas de alfabetização e letramento são importantes para formação do aluno critico. É ir além de ler e escrever, sendo capaz de entender o que está lendo e conseguir apresentar o ponto de vista de forma concisa e coerente. Pois essa ciência não se restringe só ao âmbito escolar, tem um elo com a vida cotidiana, que permite encarar os obstáculos presentes no dia-a-dia.
É ir além em um livro, permitindo-se sentir através das palavras, se envolver em uma história como se estivesse dentro dela, viajar na imaginação e na criatividade que a leitura proporciona, do que apenas decifrar a combinação de letras e sílabas na formação de uma palavra. Estar alfabetizado é ter a capacidade de conhecer lugares diferentes, sem mesmo ir até eles, apenas desfrutando da descrição do lugar através da que fora escrito sobre ele. É conseguir ler uma revista, um jornal, e poder compreender todo o conteúdo das linhas e entrelinhas, não basta olhar apenas para o que esta no papel e sim entender o significado que tudo aquilo trás em sua história.
É além de um espectador da vida, ser um participante dela.
Pág. 03
Definição dos termos na visão do autor Faraco
A leitura é um método dinâmico e social, que se dá pela comunicação que ocorre entre as informações contidas no texto com o conhecimento prévio do leitor, o quer torna possível a construção de significados e sentidos, ou seja, a compreensão textual.
A leitura não é mais considerada apenas decifração de significados existentes no texto e o leitor passou a ser um autor de sentido e não mais um mero receptor de mensagem.
Decodificar é compreender os símbolos escritos. É uma leitura rasa que, mesmo não sendo feita de forma completa muitas vezes, ainda assim é fundamental fazê-la mais de uma vez em um mesmo texto. É nessa hora que o aluno/leitor precisa dar atenção as palavras incógnitas para encontrar seu significado e assim conseguir compreender o que foi lido.
...