Lygia Fagundes Telles
Por: Thiago Magalhães de Souza • 24/8/2016 • Artigo • 398 Palavras (2 Páginas) • 506 Visualizações
Página 1 de 2
Características:
- Tipos de Gêneros Literários – Romance e Conto
- Utilização de algumas propostas do período Pós - 45
- Exploração intimista da psicologia feminina
- Experiências Humanas - sobretudo as interiores
- Explora vivências e estudos da alma da infância e da adolescência
- Personagens solitários
- Estudiosos defendem que a sua obra pertence à Geração de 1945
- Obras de caráter ficcional
- Existencialismo – visões de mundo inspiradas nesta corrente filosófica
- Surrealismo e Expressionismo – correntes literárias
- Acompanha os períodos de mudança no campo político e social brasileiro
- Visão de mundo contida nos diálogos de suas personagens
- Universo urbano
- Linguagem coloquial
- Uso constante de metáforas
Minha Fala:
Bom, eu vou falar um pouco sobre as características gerais das obras de Lygia Fagundes Telles.
- A escritora produzia obras que tinham como gêneros literários o romance e o conto, os quais seguiam algumas propostas do período conhecido como Pós - 45, pois ela escreve investigando os recantos da alma humana, em sondagem psicológica permanente, principalmente com as personagens femininas, que são misteriosas e complexas, marcadas pela reflexão e fragilidade; já com os masculinos, ela privilegia a função social ou de poder, porém estes não têm a mesma ênfase que os contornos femininos. O campo das experiências humanas, principalmente as interiores, voltadas para a alma infantil e a adolescente, são bastante valorizados em suas personagens, visto os quais eram marcados pela solidão.
- Alguns estudiosos defendem que sua obra pertença à Geração de 1945, pois sua estética foi a de reagir contra o clima da 1ª fase modernista.
- Suas obras de caráter ficcional sintonizam com o existencialismo, corrente filosófica da época, onde sua intenção não era de utilizá-la como característica de sua obra, mais suas visões de mundo seguem as linhas de raciocínio do existencialismo. Além disso, as correntes literárias expressionista e surrealista também se fazem presentes em sua obra.
- Lygia valorizava muito as mudanças existenciais, políticas e sociais que ocorreram ao longo de sua carreira, aplicando-as sempre que podia em suas obras. Por exemplo, o romance As Meninas se passava durante a época da ditadura, na qual a autora fazia criticas indiretas ao sistema na figura de suas próprias personagens, sendo esta uma das características mais importantes de sua obra: a sua visão de mundo contida nos diálogos de suas personagens. Além disso, percebe-se uma presença constante das questões voltadas ao universo urbano brasileiro.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com