Lúdico: Contribuições No Processo De Ensino Aprendizagem Na Educação Infantil
Por: Cristiane Galvagni • 20/10/2023 • Artigo • 3.347 Palavras (14 Páginas) • 83 Visualizações
LÚDICO: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO
DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
MARTINS, Keli[1]
SOBRENOME, Nome do orientador[2]
RESUMO: O lúdico é fundamental para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil, portanto, o presente trabalho é uma revisão de literatura com o objetivo de apresentar qual a contribuição do lúdico no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. Portanto, conclui-se que a ludicidade na educação infantil oferece muitas vantagens no processo de ensino e aprendizado, pois, a sociedade de uma maneira geral está vivendo a era da tecnologia e as crianças estão mudando a maneira de brincar. Ao oferecer brincadeiras e jogos é preciso planejar atividades de acordo com a faixa etária e grau de habilidade da criança, pois, o objetivo de desenvolver estratégias e metodologias com atividades lúdicas é o desenvolvimento de significados e conhecimentos. Por fim, os pais ou a família precisam incentivar e estimular momentos lúdicos. É importante que o professor, busque sempre ampliar seus conhecimentos sobre como utilizar o lúdico com mais frequência, proporcionando o desenvolvimento integral da criança,
PALAVRAS-CHAVE: Lúdico. Estratégia de Ensino. Criança. Educação Infantil.
INTRODUÇÃO
Quando se fala em educação infantil é preciso fazer uma reflexão sobre a evolução na maneira de ensinar. Em virtude das grandes transformações tecnológicas, o lúdico tornou-se uma ferramenta estratégica muito utilizada no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, pois, enquanto a criança brinca ela desenvolve de maneira global o aprendizado.
Em relação ao lúdico, nota-se que muitos docentes na educação infantil sentem-se despreparados para trabalhar com atividades lúdicas, pois, é preciso planejar suas aulas de uma forma prática e que desperte o interesse da criança em aprender. Sendo assim, o presente trabalho levanta a seguinte problematização: como o lúdico contribuem no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil?
Para um melhor entendimento sobre o tema o presente trabalho tem como objetivo geral apresentar por meio de uma revisão de literatura qual é a contribuição do lúdico no processo de ensino aprendizagem. Sabe-se que as atividades lúdicas são essenciais no processo de ensino e aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento, principalmente na educação infantil, portanto, os docentes poderão utilizar estratégias lúdicas, pois são metodologias que envolvem e ajudam as crianças que possuem dificuldade de aprender.
Sendo assim, o presente trabalho contribuirá para a formação e capacitação profissional, bem como na aquisição de novos conhecimentos e servirá de estimulo para a elaboração de novas pesquisas sobre o tema exposto.
O professor poderá utilizar estratégias pedagógicas que desperte interesse na criança, deixando claro a dimensão da psicopedagogia perante as crianças com dificuldade de aprendizagem. Dessa forma, o objetivo geral do presente trabalho é apresentar qual a contribuição do lúdico no processo de ensino aprendizagem na educação infantil e os objetivos específicos são: analisar qual a relação do lúdico e psicopedagogia na construção do conhecimento e
A metodologia utilizada é uma revisão de literatura, para elaborar a revisão de literatura foram selecionados artigos científicos, livros, revistas eletrônicas. As palavras chaves utilizadas para a pesquisa foram: lúdico, ludicidade, estratégias de ensino e educação infantil, crianças, docentes.
Por fim a estrutura do trabalho será composta por introdução ao tema, referencial teórico contendo os seguintes tópicos: conceito de educação infantil, aspectos culturais do lúdico, concepções sobre ludicidade, o lúdico como ferramenta estratégica de ensino na educação infantil e por fim, a conclusão de toda a pesquisa de acordo com o problema e os objetivos propostos.
DESENVOLVIMENTO
2.1 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Durante muitos anos a família era responsável pela educação da criança, pois, convivendo com adultos e outras crianças ela aprendia a viver em sociedade e era educada de acordo com suas tradições e culturas. Na sociedade moderna, a criança passa a ter a oportunidade de socializar com outras crianças em escolas para crianças com idade de zero a seis anos.
No Brasil, a educação infantil começa a ser percebida por volta de 1875, com a instalação de jardins de infância, asilos infantis e orfanatos, faziam parte da educação infantil crianças de zero a seis anos, também vale destacar que foi no século XIX que se deu a origem a instituições de educação infantil, em virtude das mudanças e da crescente globalização nos centros urbanos da época.
Nessa ressalva de acordo com Vigotsky (2018, p. 99) foi a Constituição Federal de 1988 que deu origem nas instituições de educação infantil fazendo com que elas tenham caráter educacional, passando a ser direito da criança e dever do Estado manter, integrar, valorizar, cuidar, educar, sendo estes elementos fundamentais na educação da criança,
Também destaca-se que a Constituição Federal de 1988 reconhece o dever do Estado e o direito da criança de ser atendida em creches e pré-escolas e vincula esse atendimento à área educacional. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº. 9394 de 1996 complementa a ação trazendo a educação infantil para Educação Básica (BRASIL, 1998, p. 74).
A LDB regulamentou a educação infantil no Brasil dando direito à criança permanecer nas instituições e destaca ainda que ao tratar da composição dos níveis escolares, inseriu a educação infantil como primeira etapa da Educação Básica. Segundo Brasil (1998, p. 76) “a LDB descreve que a finalidade da educação infantil é promover o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, complementando a ação da família e da comunidade” Ou seja, é preciso um trabalho em conjunto entre escola e família.
A participação da família é importante na educação infantil, pois, a escola é uma segunda família, o autor ainda destaca que as instituições de educação infantil necessitam de uma organização pedagógica que vise às experiências infantis, as especificidades e diversidades, que valorize e invista em uma docência de qualidade e eficaz, o que requer estruturas curriculares abertas e flexíveis (OLIVEIRA, 2015, p. 124).
Com isso, para oferecer uma educação de qualidade é preciso de docentes com capacitação profissional em educação infantil para oferecer a criança uma educação onde ela seja capaz de criar as suas descobertas e consigam desenvolver suas competências e habilidades.
...