MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO E TRABALHO CIENTÍFICO
Por: janeguedes • 19/1/2019 • Trabalho acadêmico • 1.204 Palavras (5 Páginas) • 317 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS – UEA
ESCOLA DE ENSINO SUPERIOR DE TECNOLOGIA - EST
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ITACOATIARA – CESI
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO E TRABALHO CIENTÍFICO
PROJETO DE PESQUISA
ITACOATIARA/AM
2019
CÉLIA REGINA BATISTA DOS SANTOS
CLILCE LEITE SEIXAS DE OLIVEIRA
DAYANNI KELLY ARAÚJO
JANE MARIA DE OLIVEIRA GUEDES
MARA NÚBIA DOS SANTOS
RAYAME RANNA SOUZA DE LIMA
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS.
Trabalho apresentado a Universidade Federal do Amazonas para obtenção de nota na disciplina Métodos e Técnicas de Estudo e Trabalho Científico solicitado pela professora Amélia Sicsú.
ITACOATIARA/AM
2019
Sumário
1. TEMA. 6
1.2 Título 6
2. Delimitação do problema 6
3. Objetivos 6
3.1 Objetivo geral 6
3.2 Objetivos específicos 6
4. Justificativa 6
5. Considerações Teóricas 7
6. Metodologia 8
7. Cronograma de atividades 8
8. Referências Bibliográficas 9
- TEMA: Educação inclusiva.
- Título: O processo de Educação Inclusiva em uma escola do município de Itacoatiara/AM.
- Delimitação do problema:
É possível identificar uma prática pedagógica adequada a alunos com necessidades especiais de forma a propiciar a eficiência da aprendizagem do alunado desta escola?
Se tem atualmente políticas inclusivas para alunos com necessidades especiais do nível de ensino (fundamental I) da escola municipal?
- Objetivos
- Objetivo geral:
- Explorar políticas públicas da Educação Inclusiva no ambiente escolar da Escola Estadual Maria Nira Guimarães.
- Objetivos específicos:
- Identificar as principais dificuldades encontradas no ensino aprendizagem dos alunos com necessidades especiais da escola Maria Nira Guimarães;
- Identificar as potencialidades de cada aluno.
- Verificar se a escola possui estrutura adequada para recepção de alunos com necessidades especiais.
- Justificativa:
Justifica-se este projeto como forma de entender como se processa a inclusão de pessoas com deficiência na rede regular de ensino municipal, perante uma sociedade que precisa vencer preconceitos, rever valores e buscar novos paradigmas diante de uma educação para todos. É importante que se verifique na prática, se existem condições necessárias de aprendizagem, atendimento apropriado para o desenvolvimento integral de potencialidades e habilidades na escolarização dos alunos da escola, e, principalmente, se a inclusão propicia essa aprendizagem. É importante afirmar que conforme a formação inicial e continuada dos profissionais da educação é possível estabelecer parâmetros de análise seja pelo processo de formação em cursos de aperfeiçoamento, palestras, práticas e experiências pedagógicas pessoais, seja no processo de reflexão e ação no cotidiano do trabalho pedagógico.
No entanto, a formação ainda não é algo garantido por todos os professores isso se dá por diversos fatores, que podem ser registrados como dificuldades financeiras para investimentos em cursos e eventos; carga horária disponível para a formação de professores; e até, ausência de interesse em se aperfeiçoar nesse campo de discussão. Nesse contexto, há também a incerteza, insegurança e a própria tensão dos responsáveis pela educação inclusiva na educação básica.
Além da compreensão é fundamental o entendimento sobre como se constrói a inteligência emocional no processo de ensino e aprendizagem, além de compreendê-la como elemento importante para o bom desenvolvimento no trabalho, no lar e na escola, e isto está diretamente ligado ao estado emocional do aluno ou de qualquer indivíduo (como ele sente sobre si mesmo) e a sua motivação (como ele sente sobre o assunto).
No processo de aprendizagem, o relacionamento professor e aluno é de suma importância, já que experiências vivenciadas apontam que alunos com baixa visão quase sempre demonstram desinteresse em participar ativamente da construção do aprendizado no ensino regular.
- Considerações Teóricas
Segundo Oliveira e Santos (2011), é visível perceber que a formação e atuação dos professores sofreu uma profunda e constante tensão, a saber:
“Uma tensão que se origina de confronto entre sua institucionalidade e suas práxis. São elas: Tensão entre necessidade de preservar valores e a urgência de transformá-los; tensão entre a importância de reagir a determinado conservadorismo; tensão ao apelo de uma ordem que possa sustentar e fundamentar a ação e necessidade de um planejamento organizado capaz de fecundar a criatividade; tensão entre a obediência aos estatutos e regimentos e a sensibilidade ás aspirações inovadoras da comunidade; tensão entre a importância da autoridade e a necessidade de diálogo espontâneo; tensão entre a importância de se concentrarem as decisões e o oportuno convite à difusão do poder; tensão entre o momento em que é importante o professor se identificar com o aluno, fazendo-se ele mesmo um aluno (OLIVEIRA e SANTOS, 2011 p. 1).
...