MARATONA DA INCLUSÃO: INCLUIR PARA VENCER
Por: GabrieleAndrade • 19/2/2018 • Seminário • 1.241 Palavras (5 Páginas) • 212 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Faculdade de Educação
Curso de Pedagogia [pic 4]
MARATONA DA INCLUSÃO:
INCLUIR PARA VENCER!
Projeto elaborado para o combate à
discriminação de pessoas com deficiências
e respeito às diferenças no ambiente escolar.
Rio de Janeiro
2014
Maratona da Inclusão: Incluir para vencer!
Duração do projeto:
O projeto terá duração de cinco dias úteis.
Justificativa:
O projeto “Maratona da Inclusão: Incluir para vencer!” promoverá atitudes e olhares positivos, frente às deficiências. Combatendo o preconceito e valorizando o indivíduo com deficiência, como pessoa, e não o desumanizando por ser deficiente físico ou mental.
Visa desmitificar conceitos que criam estereótipos. Por isso, trabalhar na escola sobre tal tema será de grande importância, fazendo saber que a negação da inclusão se caracteriza como crime, segundo a legislação vigente. Conforme Anexo VI.
Culminância:
Encerrar as atividades refletindo com os alunos a necessidade do respeito às diferenças no ambiente escolar e avalizar o aprendizado sobre os assuntos abordados durante toda a maratona. Trocar experiências sobre as atividades, como foi para cada criança viver tais momentos.
Objetivo:
Conscientizar as crianças acerca do cotidiano de uma pessoa em condições de necessidades especiais.
Metodologia:
Levar atividades inclusivas que levem à conscientização do respeito às diferenças no ambiente escolar e promover o interesse dos alunos em conviver com os deficientes físicos livres de discriminação e preconceito.
- 1º dia – Oficina de contação de histórias com historinhas inclusivas e traduzidas em libras para os deficientes auditivos. E início das atividades.
Atividades: Túnel sensorial, onde o aluno é vendado e pode-se adivinhar sons, cheiros e toques. Também será apresentado o alfabeto em braille para que os alunos saibam como um deficiente visual consegue ser alfabetizado. Conforme Anexo II.
- 2º dia – Reproduzir o vídeo Educação Inclusiva - Mauricio de Sousa e Turma da Mônica.
Apresentar a atividade Futebol de Sete, onde os jogadores são vendados e guiados pela bola com guizo em seu interior. Conforme Anexo III
- 3º dia – Realizar uma peça de teatro abordando a inclusão dos deficientes físicos na escola, para conscientizar sobre o respeito e o combate à discriminação de pessoas com deficiência.
Será apresentada a atividade Basquete de cadeira, utilizando cadeiras de rodas para os alunos não deficientes, para que tenham noção do manuseio e também para viver por um momento a experiência de como os deficientes cadeirantes praticam esse esporte. Conforme Anexo IV.
- 4º dia – Avaliar a aprendizagem com um Quiz sobre os assuntos apresentados ao longo dos dias, e um bate papo com os alunos para tirada de dúvidas.
Ao final, distribuir cartilhas sobre a importância da inclusão e o Gibi: “Turma da Mônica em: Acessibilidade” e “Turma da Mônica: Viva as diferenças”. Conforme Anexo V.
- 5º dia – Confraternização com todos os participantes. Participação especial do grupo musical Surdodum, composto por deficientes auditivos. Conforme Anexo VI.
Avaliação:
Avaliar os alunos a partir de um bate papo sobre os momentos da Maratona. Saber como cada aluno se sentiu realizando as atividades e vivendo experiências a partir dos jogos inclusivos, e responder às duvidas.
Anexo II.
Abertura do evento se dará com uma oficina de contação de histórias inclusivas para conscientizar os alunos sobre a necessidade da inclusão de pessoas portadores de necessidades especiais.
[pic 5][pic 6]
Túnel sensorial – Oficina dos sentidos, onde as pessoas vão experimentar através dos diversos sentidos diferentes objetos.
[pic 7][pic 8]
Apresentação do alfabeto em braille.
[pic 9][pic 10]
Anexo III.
Vídeo: Educação Inclusiva – Maurício de Sousa e Turma da Mônica.
Disponível em: www.youtube.com/watch?v=nisvNAzYjzU
O vídeo mostra Maurício de Sousa criando novos personagens com necessidades especiais, para trabalhar a inclusão e o respeito as diferenças em suas obras.
[pic 11][pic 12]
Futebol de sete.
O futebol de sete é disputado por pessoas com paralisia cerebral. Cada time tem sete jogadores e cinco reservas. O jogo dura 60 minutos, divididos em dois tempos de 30 minutos com intervalo de 15 minutos. Não há impedimentos e a cobrança lateral pode ser feita com apenas uma das mãos, rolando a bola no chão. A bola tem guizo para guiar os jogadores que tem seus olhos vendados durante a partida.
[pic 13]
Anexo IV.
Peça teatral sobre inclusão.
[pic 14]
Basquete sobre cadeiras de rodas.
Incluir alunos cadeirantes na atividade e fazer os alunos sem deficiência vivenciar a experiência.
[pic 15][pic 16]
Anexo V.
Distribuição de Gibis sobre inclusão, respeito às diferenças e acessibilidade.
[pic 17]
[pic 18]
Anexo VI.
Participação especial do grupo musical Surdodum, composto por participantes deficientes auditivos.
[pic 19]
[pic 20] [pic 21]
Confraternização encerrando o evento.
[pic 22]
Anexo I.
Escola e inclusão
...