METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL – 60H
Por: Lucinéia da Rocha • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.347 Palavras (10 Páginas) • 265 Visualizações
[pic 2] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ |
CURSO DE PEDAGOGIA
MÓDULO
METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL – 60H
Acadêmico(a): Vanda Maria Mendes Santos
Turma MEI - Turma 7/2013 - Data: 04/05/2015
MÓDULO:
[pic 3][pic 4]
UNIDADE 1
A EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA HISTÓRIA
- Escreva sobre o percurso histórico do atendimento destinado às crianças, desde o trabalho das mães mercenárias até as instituições formais. (Mínimo de 15 linhas).
Do ponto de vista histórico, a educação da criança esteve sob a responsabilidade exclusiva da família durante séculos, pois era no convívio com os adultos e outras crianças que ela participava das tradições e aprendia as normas e regras da sua cultura. Na sociedade contemporânea, por sua vez, a criança tem a oportunidade de frequentar um ambiente de socialização, convivendo e aprendendo sobre sua cultura mediante diferentes interações com seus pares.
A partir da transição do feudalismo para o capitalismo, ocorreu uma grande transformação social, com a entrada das mulheres no mercado, surge então a necessidade dessas mães optarem por deixar seus filhos com as conhecidas mães mercenárias, adotavam atividades de canto, orações, além de atividades relacionadas aos bons hábitos de comportamento e de internalização de regras morais. Sendo assim as primeiras instituições foram criadas para atender as mães trabalhadoras, desde o início se apresentaram como primordialmente educacionais.
Durante a metade do século XIX, compõem da creche e do jardim-de-infância, ao lado da escola primária, do ensino profissional, da educação especial e de outras modalidades.
Surgindo leis para melhorar a educação até os dias atuais, mas ainda precisa melhor muito para alcançarmos um Brasil com uma educação adequada.
- Froebel foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase decisiva na formação das pessoas. Pensando nisso, argumente sobre a contribuição de Froebel para a Educação Infantil.
Froebel acreditava em uma força interna natural impulsionadora do processo de desenvolvimento. Acreditava também que a evolução humana ocorre de um modo gradual e contínuo, com interligações entre as fases da vida.
- Descreva a trajetória da Educação Infantil no Brasil, desde o assistencialismo até a atualidade.
A infância é algo que está em construção permanente. Ela nunca foi igual, teve variações durante toda sua história, deixou deter somente os cuidados maternos para ser um dever público. Antes a criança vivia na sombra de sua família, hoje ela é considerada um alguém que tem sua identidade própria e seus direitos. O professor tem que trabalhar nessa etapa fazendo seu trabalho e valorizar essa infância respeitando suas fases. A educação infantil não pode ser vista somente para cuidados de higiene e educação, mas um local onde se é preparado o aluno para ser um cidadão participativo e consciente na sociedade onde vive.
- Qual é a mudança proposta pela Lei nº 12.796, do dia 5 de abril de 2013?
A lei nº 12.796/2013 também estabelece que a educação infantil contempla crianças de 4 e 5 anos na pré-escola, com carga horária de 800 horas, distribuída por no mínimo 200 dias letivos e o atendimento deve ser, no mínimo de quatro horas diárias para o turno parcial e de sete para a jornada integral, ampliação do atendimento aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
- Qual é a sua opinião sobre a mudança proposta? Responda, apresentando, no mínimo, três argumentos.
Se olharmos pra o potencial infantil a resposta será sim concordo que a criança ingresse na pré-escola aos 4 anos, mas como educadora será correto, pois não é somente colocar essa criança em uma instituição infantil, mas também ter suporte para essa etapa nova em sua vida; ai vem a pergunta será feito um trabalho educativo com seus familiares, haverá profissionais capacitados para essa função, o ambiente será propício para desenvolver todas as áreas a serem trabalhadas nessa etapa da vida da criança, são muitos pontos positivos mais ainda existem os negativos, trabalhar na educação infantil não é somente colocar a criança para alguém cuidar, estamos falando de indivíduos que no futuro controlarão esse mundo, e na educação infantil que tudo começa.
UNIDADE 2
OS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O FAZER PEDAGÓGICO
1. Descreva, no mínimo, três atividades que contribuam para o desenvolvimento da criatividade nos alunos.
Através dos jogos, brinquedos e brincadeiras.
2. Considerando o desenvolvimento da criatividade e da percepção visual da criança, explique as mudanças que ocorrem no desenho infantil.
O desenho infantil passa por algumas fases de desenvolvimento, por volta dos dois anos de idade já são feitos os primeiros rabiscos, a criança está livre das influências externas. Suas garatujas são realizadas pelo puro prazer cinestético, conforme a criança adquire um controle visual sobre elas. A partir dos quatro anos, surgem as primeiras experiências representativas, mesmo ligadas as gatarujas não impedem a identificação dos elementos que estão sendo representados. Por volta dos sete anos, a criança está começando a estruturar seus processos mentais de tal forma que pode começar a ver relações em seu ambiente.
Entre os nove e doze anos, a criança deixa de lado a repetição dos mesmos símbolos, adquiri auto-crítica e também consciência do ambiente natural, a criança se torna crítica em relação aos seus trabalhos. O desenho infantil deve ser estimulado não com a intenção de ensinar as técnicas para as crianças, mas pelo fato de este ser um importante processo de aprendizagem.
3. A educação infantil é a etapa escolar que mais tem crescido no Brasil.
a) Aponte os fatores que contribuem para esse crescimento.
...