MOMENTOS PEDAGÓGICOS E AS ETAPAS DA SITUAÇÃO DE ESTUDO: COMPLEMENTARIDADES E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Por: Ety Valério • 17/8/2021 • Resenha • 685 Palavras (3 Páginas) • 173 Visualizações
Gehlen, Simoni Maldaner. Aloisio,Otavio. Delizoicov, Demétrio. Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a educação em ciências. Ciência & Educação UNESP, v. 18, 2012.
O Artigo Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a educação em ciências dos autores Simoni Maldaner Gehlen, Otavio Aloiso e Demetrio Delizoicov, publicado no ano de 2012, contendo 22 páginas, traz a abordagem de assuntos sobre o processo de ensino e aprendizagem com um olhar problematizador trazendo o olhar do estudante e do local onde ele vive, toda a construção desse artigo traz consigo os pensamento de Paulo Freire e de Lev Vygotsky para organizar algumas propostas curriculares tendo como objetivo a análise do processo de elaboração de sugestões em sala de aula, onde a abordagem temática do Freie se baseia no tempo de ensino, e a situação de aprendizagem também apresenta certas etapas.
De início o texto comparou o tempo de ensino e algumas etapas da situação de pesquisa e explorou as semelhanças entre as ideias de Paulo Freire e Lev Vygotsky, um deles ressalta que não é claro o alcance dos temas e o outro é a favor de uma busca temática buscando o alcance de temas sendo assim para serem trabalhados em aula professor e aluno pesquisando para obter uma grande aprendizagem abordando os 3MPs (Métodos Pedagógicos).
A primeira etapa (primeiro método) que o artigo aborda é a Problematização Inicial que traz a abordagem da situação real e cotidiana dos estudantes fazendo com que ele discuta o assunto junto aos demais colegas, assim o aluno faz suas próprias interpretações, já o professor tem o papel de pegar as ideias dos alunos sobre o problema e não dar uma resposta pronta e sim organizar discussões fazendo com que os alunos debatam o problema assim estimulando o conhecimento antes mesmo de vir para sala de aula, a ideia do professor para os alunos é que o aluno traga as problemáticas na sua própria linguagem e na sua própria visão e assim pensar na visão Freiriana e então pensar o trabalho do professor na visão de Vygostky, sendo assim o professor entende o problema e introduz o conceito cientifico.
A segunda etapa que o artigo aborda é a Organização do Conhecimento essa etapa traz os conhecimentos abordados na problematização inicial, através desse inicio o professor criara um plano de ensino com conteúdo cientifico para ser estudado em sala de aula, para melhor compreensão e assim o aluno consegue dominar os tópicos abordados e os conceitos científicos envolvidos.
Para terminar vai ser a aplicação de tudo que foi abordado na segunda com conhecimento necessário, a segunda fase serviu para que os alunos conseguissem compreender e analisar melhor os conhecimentos aprendidos no processo da problematização, logo com isso o professor vai usar esse conhecimento cientifico para melhorar a perspectiva do aluno assim podendo realizar atividades primeiro para analise cientifica e depois para melhor compreensão do conceito.
O artigo é de grande importância na educação para que possamos refletir sobre o que desejamos aos nossos alunos, o texto traz uma clara visão sobre o trabalho pedagógico em sala de aula impulsionando os alunos a pensarem seus cotidianos e transformando isso junto ao professor em ciência, aprendizagem e bastante reflexão
...