Matemática Moderna, Didática da Matemática e Etnomatemática
Por: lucamilo • 7/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.744 Palavras (7 Páginas) • 378 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Anhanguera Educacional
Pedagogia – 5ª e 6ª séries
Fundamentos e Metodologia de Matemática
Matemática Moderna, Didática da Matemática e Etnomatemática
Anápolis
2015
[pic 2]
Faculdade Anhanguera Educacional
Pedagogia – 5ª e 6ª séries
Fundamentos e Metodologia de Matemática
Luciana Brito da Silva – 9977020050
Matemática Moderna, Didática da Matemática e Etnomatemática
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Fundamentos e Metodologia de matemática, sob a orientação da Prof. Marcelo Gomides.
Anápolis
2015
Matemática Moderna
O Movimento da Matemática Moderna, foi um movimento internacional surgiu na decada de 60 e teve início no Brasil, durante os anos 60 e 70, e trouxe significativas mudanças no que diz respeito às práticas educacionais na escola. Porém, não é possível definir a duração e os reflexos dessas mudanças no âmbito das práticas pedagógicas da matéria de matemática.
O movimento de matemática moderna consistiu na formalidade e rigor dos fundamentos da teoria dos conjuntos e da algebra no ensino da matemática. O presente artigo, o foco sobre os aspectos históricos deste movimento, e aponta formas para a sua apropriação por parte da comunidade científica brasileira, assim como ele tenta identificar possíveis formas de introduzir idéias modernas na prática escolar cotidiana.
O presente trabalho tem como um de seus objetivo analisar marcas e implicações deixadas pelo Movimento da Matemática Moderna (MMM). Que ocorreu no Brasil nos anos 60, por influências internacionais, esse movimento foi muito importante e tinha como objetivo “revolucionar“ o ensino da materia de Matemática propondo mudanças nos planejamento curriculares de Matemática.
Durante o 5° Congresso Nacional de Ensino de Matemática, realizado no ano de 1966, na cidade de São José dos Campos, no Estado de São Paulo e que contou com a participação de 350 professores brasileiros. Neste congresso as discussões ocorreram em torno da matemática moderna, assuntos tais como a Lógica Matemática,Teoria dos Conjuntos, Álgebra Moderna e Espaços Vetoriais, conteúdos introduzidos pelo MMM.
Outros trabalhos que foram apresentados no congresso mostraram que em 1966, o movimento já era adotado por diferentes escolas de variados estados brasileiros. No estado de São Paulo seu papel foi bastante importante, pois facilitou a divulgação do movimento para outras regiões do Brasil.
No ano de 1961 com a criação do grupo − GEEM ( Grupo de Estudos do Ensino de Matemática) – sob a coordenação do Professor Oswaldo Sangiorgi, acelerando desta forma a difusão do movimento, não somente no estado de São Paulo.
Em 1964, o o GEEM ja contava com uma coleção de livros vasta em circulamento , o que como consequência houve a expansão de sua ação para outros estados, levando palestras e cursos sobre a Matemática Moderna, tendo início desta forma suas atividades no ensino primário o que estabeleceu, no ano de 1970.
O professor Osvaldo Sangiorgi, que era um dos líderes desse congresso, já tinha em seu curriculum a criação do Grupo de Estudos do Ensino da Matemática (GEEM) ,no ano 1961 em São Paulo, que facilitou a disseminação do movimento para demais estados brasileiros.
No Brasil a matemática moderna foi lentamente difundida nas escolas mais longínquas, a maioria delas recebendo-a de sobressalto, via livro didático. Carregada de simbolismos e enfatizando a precisão de uma nova linguagem, professores e alunos passam a conviver com a teoria dos conjuntos, com as noções de estrutura e de grupo.
Haviam muitas promessas de que o ensino seria mais atraente e descomplicado em comparação à rigorosa matemática tradicional, porém, a Matemática Moderna, parece ter ancorado nas escolas brasileiras carregada de formalismos como destacou Morris Kline ( 1976 ) ao tecer críticas ao MMM em sua obra : “O fracasso da Matemática Moderna”.
No Paraná, o movimento foi divulgado em nível local, e atráves do NEDEM ( Núcleo de Difusão do Ensino de Matemática), que foi fundado no ano 1962 e coordenado pelo professor Osny Antonio Dacól, coordenador do ensino e posteriormente que posteriormente tornou se diretor do maior colégio estadual do estado, o Colégio Estadual do Paraná, que possui sede em Curitiba. Conforme Straube (1993, p.119), no ano 1969, a instituição continha 4950 alunos matrículados e contavam com uma equipe de 450 professores.
Apesar de todo o dinamismo do debate em torno do movimento, nas década de 60-70, na esteira da crítica à ideologia política e ao “desenvolvimentismo” que impregnava o país, com os novos programas de ensino em plena implementação pelas escolas do primeiro grau de várias regiões brasileiras, no final de 70, as propostas de matemática moderna começam a receber acirradas criticas e acabam ofuscando o brilho do MMM no Brasil.
Didática da Matemática
Didática Matemática é o nome que se ao estudo das formas pedagógicas de ensino e aprendizagem da matéria Matemática. É como se fosse uma fronteira entre a Psicologia, a Pedagogia e a Matemática. Desde o início do século XX, professores de matemática se reúnem afim de planejar como deve ser o ensino dessa matéria nas escolas. Após a década de 50, a Unesco tem organizou vários congressos sobre educação matemática. E a partir da década de 70 surgiu, na França, a Didática da Matemática enquanto campo para a sistematização dos estudos sobreo ensino da matemática.
Os teóricos envolvidos queriam que cada área de ensino deveria ter seu padrão didático, reconhecendo desta forma que não poderia haver um campo de estudo único que atendesse as especificidades de ensino de cada campo do conhecimento.
Na matemática os conceitos e as técnicas com o objetivo de resolver problemas no campo matematicamente falando surgiram por causa da necessidade que o homem tem para resolver as situações cotidianas que lhes faziam presentes nas mais variadas épocas. A Matemática é a ciência dos números e dos cálculos. Desde a antiguidade, o homem utiliza a Matemática para facilitar a vida o que por sua vez ajuda organizar em sociedade. Os documentos históricos que foram encontrados pela arqueologia não fornecem muita informação no que diz respeito às origens da Matemática, alguns trazendo seu início, provavelmente, com os egípcios. A utilização da Matemática por esse povo deu-se na construção dos diques, canais de irrigação, estudos da astronomia e nas grandes e famosas pirâmides deixadas pelos egípcios, que encontramos e apreciamos por sua grandeza e arquitetura ainda hoje.
...