Metodologias Ativas No Ensino Da Física: Reflexões E Propostas
Por: Victoria Moraes • 17/5/2024 • Pesquisas Acadêmicas • 2.988 Palavras (12 Páginas) • 42 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO – UEMAnet
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
LICENCIATURA EM FÍSICA
VICTORIA CAROLINA MORAES SILVA
PROJETO DE PESQUISA
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA FÍSICA: REFLEXÕES E PROPOSTAS
VIANA – MA
2023
VICTORIA CAROLINA MORAES SILVA
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA FÍSICA: REFLEXÕES E PROPOSTAS
Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Prática Curricular na Dimensão Político Social, ministrada pelo Professor Dadson Luís Ferreira e pela Tutora Tassia Daniele Mendes, no segundo semestre de 2023.
VIANA – MA
2023
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO3
2. OBJETIVOS5
2.1 GERAL5
2.2 ESPECÍFICOS5
3. HIPÓTESE E QUESTÕES NORTEADORAS6
4. JUSTIFICATIVA7
5. REFERENCIAL TEÓRICO8
5.1 METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO8
5.2 APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA FÍSICA9
5.3 GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM10
5.4 ESPIÕES DA FÍSICA11
6. PROCEDIMENTOS METODOLÓICOS13
REFERÊNCIAS14
1. INTRODUÇÃO
O ensino médio no Brasil ainda é marcado por práticas normatizadas da educação tradicional, exigindo assim uma produtividade muitas vezes desprovida de sentido para os estudantes e principalmente no que diz respeito ao componente curricular de Física. Isto é, a lógica de ensino dos docentes, centrada apenas na transmissão de “conteúdo”, perpetua a ação passiva do alunado: transmissão, atenção e memorização são as exigências centrais desse tipo de ensino, o ensino tradicional. Parâmetros curriculares ainda utilizados acabam por assumir o caráter de padrão, justificando a utilização, quase que exclusiva dos livros didáticos, ainda que descontextualizados da realidade vivenciada pelos alunos.
As metodologias ativas então surgem como uma alternativa à instrução em sua forma mais facilitadora. Assim, correspondem a uma nova forma de ensino aprendizagem onde o aluno é protagonista na construção do seu conhecimento, enquanto o professor torna-se apenas orientador, abrindo espaço para a interação e participação de todos.
Nesse contexto, o presente estudo tem como foco principal desenvolver reflexões e trazer propostas sobre a utilização de metodologias ativas no ensino da Física.
Sendo assim, o uso de metodologias ativas de ensino é uma abordagem pedagógica que tem ganhado destaque nos últimos anos. Essa abordagem tem como objetivo tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e participativo, estimulando a criatividade e a autonomia dos alunos. Além disso, as metodologias ativas também ajudam a desenvolver habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, comunicação e liderança.
Visando abordar a problemática sobre de qual maneira a utilização de metodologias ativas no ensino da física pode contribuir para um maior e melhor desenvolvimento de alunos do ensino médio, este trabalho justifica-se através da observação da realidade educacional do novo ensino médio, onde houve uma diminuição significativa da carga horaria de aulas do componente curricular de Física, o que ocasionou diversos prejuízos ao processo de aprendizagem dos alunos e através de experiências pessoais e profissionais, foi possível criar uma consciência da importância desse processo e em como ele está sendo negligenciado nas escolas de ensino médio.
Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é compreender como o uso de metodologias ativas no ensino da física afeta a aprendizagem de alunos do novo ensino médio. De forma mais específica, buscou-se identificar possíveis benefícios do uso de metodologias ativas no ensino médio, refletir sobre a utilização das metodologias ativas no ensino do componente curricular Física e por fim propor metodologias e meios para facilitar a aprendizagem de alunos durante as aulas de Física.
Os procedimentos metodológicos utilizados compreenderão em uma pesquisa básica, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, a partir de uma revisão bibliográfica será possível apresentar uma visão geral das reflexões e propostas sobre metodologias ativas no ensino da Física.
2. OBJETIVOS
2.1 GERAL
- Compreender como o uso de metodologias ativas no ensino da Física afetam a aprendizagem de alunos do ensino médio.
2.2 ESPECÍFICOS
- Identificar possíveis benefícios do uso de metodologias ativas no Ensino Médio.
- Refletir sobre a utilização das metodologias ativas no ensino do componente curricular Física.
- Propor metodologias e meios para facilitar a aprendizagem de alunos durante as aulas de Física.
3.HIPÓTESE E QUESTÕES NORTEADORAS
Tendo analisado toda a influência que o uso de metodologias inovadoras pode trazer para os alunos, e observando que a utilização desse aparato pode contribuir para um maior e melhor desenvolvimento de alunos do ensino médio de diversas maneiras, a hipótese a ser verificada nesse estudo é que: a implementação de metodologias ativas no ensino de Física pode melhorar o desempenho dos alunos em relação à compreensão dos conceitos físicos e aumentar a motivação dos alunos para aprender.
Dessa maneira, emerge o problema da pesquisa: De que forma a utilização de metodologias ativas no ensino da Física pode contribuir para um maior e melhor desenvolvimento de alunos do Ensino Médio?
4.JUSTIFICATIVA
O ensino de Física no Novo Ensino Médio é um tema importante e relevante para a educação. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define que o ensino de Física deve ser feito de forma a mostrar aos alunos que essa ciência está presente em nosso dia-a-dia, que ela é nossa companheira. Mas como o professor vai conseguir esse feito com a diminuição da carga horária?
...