Ministerio da Educação e do Desporto
Por: olindaufpr • 25/5/2016 • Artigo • 1.748 Palavras (7 Páginas) • 268 Visualizações
Ministério da Educação e do Desporto
Universidade Federal do Paraná
Setor de Educação
Departamento de Teoria e PRATICA DE ENSINO
Alessandra Franco Sibaldeli da Fonseca
2ºC
Professora:Daiana
Relatório sobre a visita à escola
O Centro de Educação Infantil Padre Claudio Longen, situada na Rua Bartolomeu Lourenço de Gusmão, 1519 / no bairro Boqueirão, foi fundada no ano de , e um Cei conveniado com a Prefeitura de Curitiba, e o ensino ofertado é a Educação Infantil.
O Centro de Educação Infantil Padre Claudio Longen, atende 175 crianças divididas nas seguintes turmas:
0 a 03 anos – CRECHE:
Berçário I – 03 meses a 01 ano: 15 crianças: três professoras;
Berçário II - 01 ano a 2 anos: 18 crianças: três professoras;
Maternal I – 03 anos: 28 crianças: três professoras;
Maternal II – 04 anos: 28 crianças: duas professoras;
04 e 05 anos – PRÉ-ESCOLAR:
Pré I – 04 anos: 28 crianças: duas professoras;
Pré I – 04 anos: 28 crianças: duas professoras;
Pré II – 05 anos: 30 crianças: duas professoras;
Além das sete salas de atividades, o CEI tem outros espaços internos e externos à instituição são utilizados para que a aprendizagem aconteça de forma mais efetiva, temos um pátio coberto utilizado para brincadeiras e também como refeitório, um parquinho, o jardim que é usado para contação de histórias e exploração da natureza, a caixa de areia junto com um espaço de grama com azuleijos nos muros para as crianças fazerem arte, dois solários para os berçários.
O CEI não possui escadas proporcionando acessibilidade para o atendimento às crianças deficientes e possui um banheiro para cadeirante.
O mobiliário utilizado, tanto dentro da sala de atividades como nas demais dependências, é adequado a cada faixa etária, buscando para as crianças um maior conforto, tanto nos momentos de efetiva aprendizagem, como nas horas de alimentação e diversão, inclusive contando com um parque de diversão, com recreação dirigida.
O Cei tem também uma sala de professor , secretaria e uma biblioteca.
O material pedagógico é suficiente e diversificado, de acordo com a faixa etária. Com a preocupação de sempre implementar com novos materiais e equipamentos, que venham a colaborar com a aprendizagem dos conteúdos de cada eixo, inclusive com a montagem de novos ambientes;
Para o funcionamento, fica estabelecido o seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h30min, ininterruptamente. A entrada das crianças será das 7h30min às 8h00 horas e saída das 16h30min às 17h30min.
São 17 professoras efetivas, com jornada de trabalho de oito horas diárias e 40 horas semanais, sendo 12 professoras formadas no magistério e 5 formadas em pedagogia.
Tem hora atividade uma vez na semana para professoras de cada turma da educação infantil.
No Cei todas as professoras se ajudam,na hora das refeições e mesmo quando uma professora falta,sempre tenta suprir e ajudar umas as outras, tem interação de crianças da mesma idade e também de idades distintas.
Roteiro B: Relação professora/r – estudantes
1. Dinâmicas da Comunicação:
1.1Como a/o professora/r se dirige às/aos estudantes no início da aula;
Todo inicio de aula é feito uma roda de conversa, onde a professora explica o que irão fazer pela manha, após eles fazem uma oração, geralmente o Pai Nosso, e depois fazem a rotina( Fazem o cabeçalho, nome da cidade, o dia, o ano, contam as meninas e os meninos, e depois leem o alfabeto e os números de 1 a 30.
1.2 Qual o objetivo dessa comunicação inicial (conversa informal, explicar conteúdos, dar orientação para alguma atividade, retomar atividades anteriores, propor..., comentar...);
O objetivo é não deixar a criança na expectativa do vai acontecer durante o período em que ficam no CEI, pois eles tem que saber o que irá acontecer ao caminhar do dia.
1.3 Durante a aula,a/o professora/r se comunica: com a turma como um todo, com algumas/ns estudantes, individualmente, com grupos de estudantes determinados;
Quando a professora aplica uma atividade ela separa as crianças em grupo, enquanto uma da atividade a outra professora brinca com as crianças nos cantos diversificados.
1.4 Existem diferenças de comunicação com meninas e meninos, diferentes formas de abordagem e aproximação;
Não, as professoras não fazem diferença de meninos e meninos, tanto que na hora de separá-los nos cantos diversificados ela costuma colocar meninas e meninos brincando juntos, seja de boneca, seja de carrinho ou outros brinquedos, como blocos de montar, cozinhas e etc.
1.5 Qual a natureza das comunicações entre professora/r e estudantes (explicações de conteúdo, orientações para o trabalho, sugestões de
...