Mudanças e Permanências na EJA
Por: lorxx • 9/6/2015 • Trabalho acadêmico • 594 Palavras (3 Páginas) • 210 Visualizações
Universidade do Estado do Pará[pic 1][pic 2][pic 3]
Centro de Ciências Sociais e Educação – CCSE
Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia
Lorena Thaís Costa Campos
BELÉM
2014
Lorena Thaís Costa Campos
Trabalho realizado em cumprimento às exigências da disciplina Fundamentos da educação de jovens e adultos, orientado pela Profª Francisca Guiomar, do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade do Estado do Pará - UEPA.
BELÉM
2015
Mudanças e permanências na educação de jovens e adultos (EJA)
Ao longo da história a educação de adultos passou por um processo de transformação até se estabelecer a educação de jovens e adultos (EJA). A preocupação com a educação de adultos ganha ênfase no século XIX. Com o número de adultos analfabetos chegando ao entorno de 80% da população brasileira. O objetivo da educação nesse momento é principalmente a alfabetização de adultos, como forma de elevação cultural da nação, já que o adulto que não era alfabetizado era tido como “ignorante”, logo, a educação dessa camada da população tinha um caráter civilizatório. Outro ponto relevante eram os benefícios econômicos, tendo em vista que acreditava-se na educação como o meio impulsionador do desenvolvimento econômico do país. Durante o final do século XIX são criadas as primeiras escolas noturnas, iniciam-se os primeiros debates sobre educação popular, e relevância dos interesses qualitativos do que quantitativos.
Porém, é só no XX que o debate sobre educação popular é de fato mais valorizado. Após a Segunda Guerra Mundial o cenário da educação de adultos começa a se modificar, principalmente pela mudança de compreensão do significado de educação popular, esta não fica mais restrita à difusão do ensino elementar, mas passa a ser percebida de forma independente, seguindo as discussões mundiais e dos movimentos populares.
Em meados do século XX, a partir da década de 40 surgem as campanhas de mobilização nacional em favor da educação de jovens e adultos. A primeira Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA) enfatizando ainda o ensino a elementar de jovens e adultos.
Na década de 50 a educação popular rompe com a concepção de educação de adultos como extensão escolar. São duas as tendências mais significativas, a educação libertadora e a educação profissional.
Ainda na década de 1950 aconteceram missões e campanhas rurais, porém este movimento não conseguiu alcançar seus objetivos, pois não compreendia a população, já que fora pensado a partir do movimento internacional do capital.
Nos anos 1960, após o II Congresso Nacional de Educação de Adultos(1958) e a educação de jovens e Adultos passa ater caráter conscientizador, a atuaram desta maneira o Movimento de Educação de Base(MEB), Movimento de Cultura Popular(MCP).
...