O Ambiente Estrutura Escolar
Por: jessyka12 • 11/11/2021 • Trabalho acadêmico • 426 Palavras (2 Páginas) • 370 Visualizações
[pic 1]
Nome Completo: Jessyka Cristine V. Ferreira | RGM: 22072004 |
Instituição: Unifran | Data: |
Curso: Pedagogia | |
Disciplina: Plano Emergencial |
Atenção: Consulte o arquivo de orientações para ler a proposta desta atividade. O texto deve ter de 25 a 30 linhas.
Digite aqui o seu texto:
A infância é uma fase muito importante do desenvolvimento do ser humano, nesse período que os pequenos aprendem sobre comportamentos, limites, empatia e solidariedade, entre muitas outras habilidades.
Precisamos usar diferentes linguagens e espaços de atuações para o engajamento no universo lúdico da criança. Nove pontos indispensáveis na estrutura escolar e aprendizagem: espaços flexíveis e versáteis; período de adaptação; numero de alunos e presença de educadoras na sala; cantinhos lúdicos; laboratórios; salas artísticas e aulas esportivas; logísticas de segurança; acessibilidade, mobilidade e inclusão; uso da tecnologia. Esses nove pontos são importantes na estrutura escolar para que os pequenos aprendam da melhor forma e que tenham uma infância com os melhores estudos e um lugar para se dedicarem ao seu futuro.
A escola é um ambiente social. Ou seja, mais do que proporcionar aprendizados, é onde alunos, instrutores, diretores e colaboradores criam laços. O ambiente escolar tem que permitir que as interações pessoais sejam o mais agradável possível. O ambiente escolar engloba três vertentes: infraestrutura da escola, design e a convivência interpessoal. Todos esses elementos compõe o ambiente escolar e podem ou não proporcionar ao aluno e à equipe escolar uma ótima experiência de ensino e trabalho. Algumas dicas de como fazer um ambiente escolar proveitoso para os alunos, aconchegante: os ambientes da sua escola devem ser aconchegantes, de forma que os alunos se sintam concentrados nos momentos de aulas ou estudos; Estimulante: sua escola deve ter um ambiente que estimule diversas habilidades nos alunos, inclusive a criatividade. Acrescente elementos visuais, como imagens e pinturas temáticas, para que os alunos se sintam mais estimulados aos novos aprendizados profissionais; Móveis confortáveis: atente-se aos móveis com tamanhos inadequados e desconfortáveis. Eles atrapalham muito o rendimento dos alunos em sala de aula, deixando-os dispersos e com pouca concentração para aprender; Iluminado: a iluminação é um dos pontos fundamentais de um ambiente escolar. Primeiramente, é preciso aproveitar a iluminação natural, através de janelas amplas, cortinas claras e telhas transparentes; Climatizado: assim como a iluminação, a ventilação e climatização também são pontos importante de um ambiente escolar. Um lugar fresco e arejado contribuí para o aconchego e concentração na hora dos estudos; Silencioso: Uma característica importante de um ambiente de estudo é o silêncio. Planeje corretamente as áreas de convívio e as de estudo, para que não fiquem próximas.
...