O BULLYING: VIOLÊNCIA ESCOLAR
Por: vimasil • 24/4/2021 • Trabalho acadêmico • 1.029 Palavras (5 Páginas) • 182 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÃO PAULO
CURSO DE PEDAGOGIA
VIVIANE MARIA DA SILVA
BULLYING:VIOLENCIA ESCOLAR
São Paulo
2017
VIVIANE MARIA DA SILVA
BULLYING VIOLÊNCIA ESCOLAR
Trabalho de Pesquisa apresentado como exigência da disciplina Pesquisa e Prática de Educação V.
Turma:(CEL0135)
Orientador : ANGELA CRISTINA DE S. REGO
São Paulo
2017
LINHA DE PESQUISA
VIOLÊNCIA ESCOLAR
ASSUNTO:
Bullying
TEMA:
Os danos que o bullying causa no desenvolvimento do adolescente.
TÍTULO:
BULLYING VIOLÊNCIA ESCOLAR
1. INTRODUÇÃO
O Bullying é um termo inglês derivado da palavra bully inglesa que significa valentão,que traz como características atitudes agressivas, podendo ser verbais, psicológicas e ou físicas, que geralmente são exercidas por um ou mais indivíduos, que tem como objetivo amedrontar, aterrorizar, diminuir ou agredir seus pares, causando angustia e dor em outra pessoa que não tem capacidade de se defender, para mostrar poder e força. O bullying é caracterizado por duas classes que são: bullying direto que geralmente seus agressores são masculinos e o bullying indireto, sendo essa a forma mais praticadas por mulheres e crianças, tendo como característicaprincipal o isolamento social da vítima..Esta pesquisa delimitou-se em buscar esclarecimentos sobre o fenômeno bullying e os danos que afetam os sofredores de bullying , bem como os agressores e as testemunhas.
- APRESENTAÇÃO DO TEMA
Bullying palavra derivada da palavra inglês bully (valentão) que significa usar a superioridade física ou usar o poder para intimidar alguém, bullying é um conjunto de atitudes agressivas, antissociais e desrespeitosas que ocorrem principalmente no âmbito escolar ,se tornando uma forma cruel de violência, que infelizmente se tornou um fenômeno que assola nossa sociedade pelo grau de violência e pela forma que vem crescendo. É um comportamento agressivo, intencional, repetitivo, cruel e intimidativo que ocorre entre pares, envolvendo relações interpessoais, usando a força física em comportamento agressivo de forma repetitiva em um período prolongado de tempo podendo ser com a mesma vítima e sem motivos, simplesmente por não respeitar ou rejeitar as diferenças alheias. O fenômeno bullying entre jovens e na escola se tornou umproblema social em vários paísesincluindo o Brasil. Envolvendo ataques repetidos contra pessoas relativamente fraca ou indefesa; podendo ser de natureza física, verbal, exclusão social severa de outras pessoas, infelizmente com modernidade surgiu novas maneiras de se praticar o bullying hoje se usam os celulares e a internet criando o cyberbullying. Este abuso intencional e constante de poder causa feridas nas vítimas acarretando sofrimento, perda de autoestima e casos extremos, podendo contribuir para suicídios.
Na maioria das vezes quando se trata de agressão física, uma grande parte dos autores são garotos isso não quer dizer que as meninas não pratiquem está forma de violência isso quer dizer que a incidência é menor entre as meninas, mas quando uma garota pratica o bullying o requinte de crueldade é o mesmo podendo ser até maior.
O bullying acontece quando um ou mais alunos sem motivos aparente implicam com outro(s) e tenta(m) de várias formas (xingar de maneira pejorativa humilhando, ou bater causando feridas, beliscar, destruir materiais de uso pessoal...) atormentar. Portanto tratasse de uma atitude agressiva repetitiva sem motivo que justifique o ocorrido, desta maneira não há garantia que isso vá mudar ou terminar.
1.2 QUESTÕES NORTEADORAS
- Quais os danos o Bullying causa no desenvolvimento dos adolescentes?
- Quem são os principais personagens?
- Quais são as principais agressões cometidas pelos agressores?
- Como podemos identificar possiveis atos de bullying?
- Como prevenir o bullying?
2.LEVANTAMENTO DO REFERENCIAL DA PESQUISA
ABRAMOVAY, M; RUA, M. G. Violências nas Escolas: versão resumida. Brasília/DF: UNESCO, 2003.
ANTUNES, D. C. & ZUIN, A. A. S. Do Bullying ao preconceito: os Desafios da Barbárie Educação. Psicologia Social, vol. 20, nº. 01, Porto Alegre, Jan/Abr. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v20n1/a04v20n1.pdf. Acesso em: 28 de maio de 2017, às 20:00 horas.
CHALITA, G. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Ed. Gente, 2004.
...