O DESAFIO PROFISSIONAL
Por: Tania Vieira • 27/11/2019 • Trabalho acadêmico • 972 Palavras (4 Páginas) • 150 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Tânia Cristina Machado Vieira – 1299108398
Disciplinas Norteadoras: Psicologia Da Educação e Teorias Da Aprendizagem; Redes Sociais e Comunicação; Didática; Língua Brasileira De Sinais; Responsabilidade Social e Meio Ambiente.
DESAFIO PROFISSIONAL
Tutor a distância: Rerison Rodrigues
São Jose dos Campos
2017/2
PIROZZI, Giani Peres. Tecnologia ou Metodologia? O grande desafio para o século XXI. Revista Pitágoras – ISSN 2178-8243, v.4, n.4. FINAN - Nova Andradina/MS, dez/mar 2013.
O Artigo: Tecnologia ou Metodologia? O grande desafio para o século XXI, da autora Giani Peres Pirozzi, nos apresenta conceitos de tecnologia e informática, além de mostrar a diferença entre eles, nos mostra a importância do professor diante dos desafios de conseguir incorporar as TIC´S (Tecnologias de Informação e Comunicação) como aliada a educação, fazendo das aulas algo mais interessante e dinâmica. Nos mostra que hoje a transferência de conhecimentos entre professor e aluno é visto como algo defasado visto que o aluno de hoje não é mais passivo e sim ativo na construção do seu próprio conhecimento.
O artigo nos é introduzido através do próprio questionamento do titulo que é: tecnologia ou metodologia? A primeira parte do texto a autora nos mostra argumentos sobre as inovações tecnológicas com argumentos próprios e também de outros autores.
Ela fala das diferenças entre os imigrantes digitais que tem que se adaptarem as novas tecnologias e os nativos digitais que já nasceram com acesso à tecnologia, nos mostrando a distancia entre eles. O professor por ser um imigrante digital sofre por ter que inovar para dar uma aula da qual ele já domina o tema, mas mesmo dominando é necessário sempre tentar inovar, pois esta concorrendo deslealmente o tempo todo com as tecnologias, como a internet, as redes sociais, programas de computadores, televisão, DVD e tantas outras, então os professores precisam compreender as tecnologias para com isso melhorar a pratica educativa. Já os alunos por sua vez são os nativos digitais eles dominam a tecnologia, tem o pensamento acelerado tendo dificuldade de focar somente em uma coisa, por meio dos hipertextos e hiperlinks, começam a fazer várias coisas ao mesmo tempo, começam leituras que não terminam e seguem outros links que mais lhe agradam e que convergem em conhecer tudo mais rápido, gostam de atividades colaborativas, de compartilhar e construir juntos seu conhecimento.
O artigo nos mostra a diferença entre tecnologia e informática. Tecnologia ao contrario do que se pensa não esta só relacionada à informática, então reafirma o objeto de estudo do artigo que consiste em questionar o que é tecnologia? E a resposta é: Tudo é tecnologia. Tudo aquilo que serve para auxiliar o ser humano em seu trabalho e em sua vida faz parte da tecnologia. Na educação temos como exemplo de tecnologia a lápis, o livro, o giz, a lousa, o retroprojetor, o projetor de slides, as enciclopédias... E os mais recentes são os computadores, e-books, lousa digital, o notebook, os projetores multimídia, os sites da internet, etc... Vimos que as tecnologias são classificadas como: Físicas, organizadoras e simbólicas.
As físicas são qualquer instrumento material que tenha sido aprimorado, qualquer objeto.
As simbólicas são as linguagens as maneiras de comunicação, a escrita, o vocabulário, os símbolos e etc.
As organizadoras são as que permitem agilidades nos processos de relações.
É-nos introduzido no artigo questionamentos sobre o perfil tanto do aluno quanto do professor, nos mostrando as varias mudanças que as tecnologias nos proporciona chegando assim no termo: INFORMATICA X CONHECIMENTO; Onde os dados, as informações e o conhecimento são os principais passos para a aprendizagem significativa, o professor além de ensinar tem que aprender e mostrar aos alunos que é a escola que produz conhecimento, ou seja, organiza os dados e o trabalho com dados, informações e conhecimentos, deve visar também a inteligência para alcançar a sabedoria, pois a sociedade não necessita somente de pessoas modernas, mais sim de pessoas que saibam fazer uso do que se aprendem em sala de aula, pessoas que aprendam significamente.
...