O DESAFIO PROFISSIONAL
Por: CACIUFFA • 28/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.776 Palavras (8 Páginas) • 196 Visualizações
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Polo de Promissão
Tutor (EAD): Luis Fernando Crespo
Tutor (EAD): Josiane Costa Cintra e Sonelize Cizoto
Tutor( EAD): Simone Cecilia Pelegrine da Silva
Tutor Presencial: Tânia Santini
Curso: Pedagogia Semestre: 1° Bimestre 1°
DESAFIO PROFISSIONAL
Disciplinas: Fundamentos Filosóficos e sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimentos Pessoal e Profissional.
Acadêmicos:
Camila Caroline Ciuffa RA: 0099153951
Josiane Fernanda De Oliveira Gomes RA: 0099162528
Mara Silva Monteiro de Souza RA: 0099154547
Luciana Gonçalves da Silva RA: 0099153376
Yasmin do Valle Moura RA: 0099156525
Promissão
2015
INTRODUÇÃO
A proposta desse Desafio Profissional tem como objetivo utilizar as tecnologias na educação em ambientes escolares e não escolares, com o uso de recursos tecnológicos utiliza a elaboração de situações educacionais que promovem diferentes habilidades em diversas áreas, sendo assim, a elaboração de conhecimentos significativos.
Para chegar a esse objetivo, a produção acadêmica sugerida foi: criar uma proposta, em texto, para a implantação de novas tecnologias na educação e capacitação docente.
A proposta consiste em analisar o trabalho desenvolvido pela ONG Esperança, que atende crianças e adolescentes de comunidade carente proporcionando a eles aulas temáticas, salas de multimídias, etc...
A ONG já possui espaço físico adequado, porem faltam recursos tecnológicos. Aguardando verbas para a implantação de Tecnologias Aplicadas à Educação, a equipe de educadores da ONG Esperança elaborou um projeto onde toda comunidade será beneficiada pela organização.
O professor deve estar capacitado para interagir junto com os alunos o máximo de informações utilizando as ferramentas necessárias que hoje a tecnologia de recurso nos oferece.
OBJETIVO
O projeto tem como objetivo estimular o brincar para crianças com a brinquedoteca e oferecer multimídias para os adolescentes.
Passo 1
A ONG Esperança conta com ambientes/salas temáticas, que favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento de competências e habilidades específicas das crianças e adolescentes e cabe ao grupo propor como será este espaço.
Para isso o grupo deve visualizar um ambiente/sala temática (brinquedoteca, sala de artes, oficina de música, etc.), relacionada à sua área de formação profissional, e definir quem serão os usuários, quais tecnologias devem compor este ambiente/sala temática. Justificar a escolha, as estratégias de uso, os objetivos e especifique como as tecnologias assistivas devem ser utilizadas.
Segue a forma como o grupo elaborou a proposta para que os recursos fossem aplicados na criação de uma sala de multimídia e alfabetização.
Ambiente / Sala Temática: Sala de Multimídias | |||
Usuários: Equipe da ONG e comunidade | |||
Recursos Tecnológicos | Justificativa e estratégias de uso | Objetivos | Aplicação de tecnologias assistivas |
[pic 2] Lousa Digital | Envolvimento com a aprendizagem e concentração dos alunos. | Facilitar a aprendizagem e a interatividade entre os alunos. | Funcionar como um computador onde todos têm acesso ao mesmo tempo. |
[pic 3] Computador | Conciliar a tecnologia da informática ás metodologias de ensino do processo de alfabetização. | Introduzir as primeiras silaba e formação de palavras. | Capacitar todos os envolvidos através de grupo de estudo e debates; |
[pic 4] Jogos | Jogos de softwares educativos. | Enriquecer o processo de Aprendizagem | Favorecer o raciocínio lógico e a concentração. |
Passo 2
A brincadeira é uma atividade voluntária e consciente, é uma forma de atividade social infantil onde a característica é a imaginação dos diversos significados da vida, favorece uma ocasião educativa única para a criança. Sendo assim, é através da brincadeira que a criança representa o discurso externo e o interioriza construindo o seu próprio pensamento, desenvolvendo assim suas potencialidades.
Neste sentido a brinquedoteca assume uma grande responsabilidade, pois é um espaço onde a criança passa a vivenciar situações do seu cotidiano e desenvolvem sua própria personalidade, valores, ética e atitudes diante outras criança.
A brinquedoteca é um espaço onde o brincar torna-se significativo, e por isso vamos expor neste trabalho qual a sua importância para o desenvolvimento da criança, este meio pode proporcionar o seu aprendizado escolar, que a sala de aula não contempla, compreendendo assim a necessidade de criação da brinquedoteca em escolas, hospitais, entre outras.
Objetivo desse estudo é mostrar a importância da brinquedoteca nas escolas como um meio essencial para a construção da aprendizagem pelas crianças, não sendo este um lugar para brincar desorganizado, de qualquer forma, um lugar para os (as) professores (as) soltarem as crianças para terem um descanso, mas um lugar onde possa servir para ensinar as crianças através das brincadeiras, pelo lúdico, um meio de atrair esse ser tão ativo, agitado, curioso pra descobrir o mundo, por meio de brincadeiras orientadas com um objetivo de ensinar, de possibilitar conhecimento.
A existência da brinquedoteca não deveria ser uma alternativa ou apenas uma opção a ser utilizada, mas sim, um espaço obrigatório nas escolas em qualquer nível de ensino, pois desse modo favoreceria todos os envolvidos no processo da aprendizagem, já que brincar é direito do ser humano. Deste modo deveria ser defendida e implantada pelas políticas publicas deste país. Conforme Nylse Cunha (2010) e a ABBri (Associação Brasileira de Brinquedotecas), os cantos espaços lúdicos podem ser muito diferentes, dependendo da criatividade de cada professor segue abaixo os cantinhos diversificados:
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