O Desafio Profissional
Por: dmb3 • 14/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.061 Palavras (5 Páginas) • 187 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
PÓLO DE ICARAÍMA – PR
PEDAGOGIA
7º SEMESTRE
DESAFIO PROFISSIONAL
ALUNAS: IVONETE AMORIM DE ALMEIDA RA 407343
ANA MARIA DA SILVA RA 407011
ANGELA MARIA DOS ANJOS RA 407013
ROSILEI DOS ANJOS RA 419479
TUTORA PRESENCIAL:ERMELINDA APARECIDA DE ARAÚJO
ICARAÍMA-PR
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...............................................................................................................03
PROJETO........................................................................................................................04
CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................................06
REFERÊNCIAS..............................................................................................................07
INTRODUÇÃO
Neste desafio profissional, apresentarei um projeto educacional visando à inclusão de pessoas com necessidades especiais na rede regular de ensino. Com base na Constituição Federal de 1988, na LDB 9.394/96, nas Diretrizes Curriculares Nacionais e no direito à educação humanizada e qualificada a todos os cidadãos.
O objetivo é de aplicar ações de inclusão no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Ciências, com seu foco na educação ambiental, isto é, na criação de um ambiente preservado, humanizado e de garantia dos direitos de todos os cidadãos.
Existem alguns pontos históricos com relação à inclusão escolar que mostram que durante muito tempo não havia nenhum tipo de educação para as pessoas com deficiências, independente de qual tipo de deficiência a pessoa era levada ao abandono e não tinha nenhum valor social. Após alguns anos com vários estudos e com a contribuição da psicologia, essas pessoas passaram a ser notadas e hoje elas também têm o seu lugar garantido nas escolas e na sociedade. Para isso se faz necessário a compreensão de todos os seus direitos e cabe a todos conhecê-los e aceita-los.
PROJETO
TEMA: Conhecendo a natureza em nossa volta.
PUBLICO ALVO: alunos do ensino fundamental
DURAÇÃO: O projeto poderá ser desenvolvido durante todo ano letivo
JUSTIFICATIVA: As Ciências são um campo privilegiado para o desenvolvimento de conhecimentos e competências que preparam para a vida. Resolver problemas, analisar informações e tomar decisões são algumas delas.
O trabalho com as Ciências na escola deve ir além da oferta de informação, principalmente se considerarmos que os alunos, a partir do momento que dominam o sistema de escrita, são capazes de acessar e interpretar essas informações de maneira autônoma. Posto isso, podemos afirmar que aprender Ciências não consiste somente na transmissão de conteúdos conceituais, na apresentação e acesso à informação, nem tão pouco no ensino de conteúdos procedimentais, na manipulação de materiais ou observação de fenômeno
Neste projeto estaremos incentivando a inclusão social, utilizando como base a metodologia sócio-interacionista de Vygotsky, em que a criança aprende por meio da interação social e com o ambiente onde ela é inserida. A interação possibilita a formação de conceitos significativos.
OBJETIVOS
Fazer com que os alunos percebam que suas atitudes influenciam o meio em que vivem e que eles fazem parte do meio ambiente, sendo também responsáveis em cuidar da preservação.
RECURSOS: Caderno, lápis, giz de cera, plantas, cartolinas, aparelho de DVD, lápis de cor, tesoura sem ponta, garrafas Pet.
METODOLOGIA
A metodologia será flexível com a intenção de trabalhar a zona de desenvolvimento proximal do aluno, trabalhando as disciplinas de Português, arte e ciências. Explorar nos alunos especiais (no nosso caso dois alunos surdos e uma com síndrome de down), os demais sentidos, por exemplo, olfato, tato, visão.
Durante as atividades eles serão estimulados através da manipulação de objetos da natureza para assim estimular a inclusão do aluno com deficiência visual, fazendo com que ele participe ativamente da aula. . Segundo vygotsky devemos explorar as zonas de desenvolvimento dos alunos e com a interação possibilitar a formação de conceitos significativos.
...