O Desafio Profissional
Por: weju • 13/7/2016 • Projeto de pesquisa • 1.359 Palavras (6 Páginas) • 294 Visualizações
DESAFIO PROFISSIONAL
INTRODUÇÃO
A maioria das crianças não sabe qual a origem de vários jogos e brincadeiras que são importantes para seu desenvolvimento global.
O prazer e a alegria em confeccionar seu próprio brinquedo são indescritíveis, pois transforma sonho em realidade.
O brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual.
Através das brincadeiras, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento e a socialização.
Brincando a criança estimula a aprendizagem, a aquisição de conhecimento, criatividade, imaginação, coordenação motora, sendo também uma forma de expressão de seus pensamentos e sentimentos.
Durante as brincadeiras, a criança aprimora seus sentidos e movimentos, conhece como são e para que servem os objetos e brinquedos, desenvolve a linguagem, aprende as atividades e compreende as relações entre as pessoas.
A Instituição de educação infantil onde realizou-se o projeto foi a Creche Arco Íris.
A Instituição atende Berçário, Maternal 1, Maternal 2, Jardim 1 e Jardim 2.
O berçário tem 8 alunos de 6 meses a 2 anos, a sala do maternal 1 tem 12 alunos de 2 a 3 anos, o maternal 2 tem 15 alunos de 3 a 4 anos, jardim 1, 20 alunos de 4 e 5 anos e jardim 2, 22 alunos de 5 anos até 5 anos e 11 meses.
Quantidade de crianças que moram com:
Berçário Maternal 1 Maternal 2 Jardim 1 Jardim 2
Pai e mãe 4 7 6 17 15
Só com o pai 0 0 0 1 0
Só com a mãe 2 2 2 0 0
Mãe e padrasto 1 0 4 0 4
Pai e madrasta 0 2 0 2 0
Outros: (avós, tios, outros que não sejam parentes) 1 1 3 0 3
Durante a observação não se notou nenhuma criança com problemas de saúde.
Pontuou-se 2 alunos com necessidade educativas especiais: um aluno do maternal 2 e um aluno do jardim 1.
A necessidade especial dos dois alunos é o autismo que é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social.
Nota-se que as professoras desenvolvem estratégias especiais de ensino visando níveis mais altos de competências destes alunos com necessidades educativas especiais.
O aluno do maternal 2 demonstra habilidades em atividades que envolvem o raciocínio lógico matemático, como por exemplo:
jogos de encaixe, quebra-cabeça, faz agrupamentos por semelhança de figuras, objetos e outros. Pinta figuras realiza alguns traçados; manuseia massinha e tinta.
O aluno do jardim 1 realiza com atenção atividades de recorte e colagem, produz mosaicos, demonstra habilidades em jogos de seriação e classificação.
Os 2 alunos autistas atendem pelo nome, obedecem a todos os comandos, comunicam-se através da expressão facial e da ação motora e na manipulação de objetos naquilo que se pode fazer com eles.
A maioria das crianças do maternal 1 possuem hábitos específicos como por exemplo usar paninho e chupeta.
Oito crianças chupam chupeta, três crianças só dormem segurando um paninho.
Nas outras turmas não foi observado nenhum hábito específico.
Espaço físico da instituição:
Os banheiros são adequados, os ambientes são claros e organizados. Possuem ventiladores de teto com espaço suficiente para as atividades.
O espaço dos bebês é aconchegante, colorido e alegre.
A organização das salas de aula é muita rica, com mesas e cadeiras, armários com jogos e brinquedos ao alcance das crianças, as salas possuem cantos de atividades, com materiais variados.
Alguns brinquedos foram confeccionados com materiais reciclados e estão à disposição das crianças na maioria das salas.
As paredes das salas estão decoradas com trabalhos feitos pelas próprias crianças.
Tem uma grande variedade de brinquedos e estão em bom estado.
O pátio é grande e arejado.
As crianças desenvolvem atividades com tinta, massinha etc., nas salas de aula ou mesmo no pátio.
No local existe uma biblioteca com uma grande variedade de livros. As prateleiras são baixas e os livros ficam ao alcance das crianças.
As escadas possuem corrimão e piso apropriado.
PROJETO : BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS
Tema do projeto: A importância das brincadeiras!
“O brinquedo ensina qualquer coisa que complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e sua apreensão do mundo, o brinquedo educativo conquistou espaço na educação infantil. Quando a criança está desenvolvendo uma habilidade na separação de cores comuns no quebra-cabeça a função educativa e os lúdicos estão presentes, a criança com sua criatividade consegue montar um castelo até mesmo com o quebra-cabeça, através disto utiliza o lúdico com a ajuda do professor.”
(KISHIMOTO, 2001, p.36-37)
Objetivos: Identificar a importância das brincadeiras e os inúmeros problemas que a falta dela traz, relacionar as brincadeiras com a aprendizagem e desenvolver a socialização, aceitação de regras, espírito cooperativo, etc.
Justificativa: Resgatar e recordar brincadeiras tradicionais, valorizar o processo de construção e reconstrução de brinquedos e brincadeiras, uma vez que, as brincadeiras infantis são fontes enriquecedoras na prática do lúdico e as brincadeiras tradicionais, uma forma de preservar a cultura de um povo.
O projeto visa desenvolver com os alunos brinquedos e brincadeiras, a fim de conservar a memória das brincadeiras, possibilitando às crianças o conhecimento de que brincar não é apenas manusear objetos
...