O Desafio Profissional
Por: Spinafremaluco • 21/8/2017 • Trabalho acadêmico • 3.383 Palavras (14 Páginas) • 181 Visualizações
DESAFIO PROFISSIONAL - 1ª série
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
VALDIK DOS SANTOS ANDRADE – RA 2500661659
Disciplinas Norteadoras: Estrutura e Organização da Educação Brasileira; Educação e Diversidade; Tecnologias Aplicadas à Educação; Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
“CONSTRUINDO MEU PROJETO DE VIDA”.
CIDADE
2017/1
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
VALDIK DOS SANTOS ANDRADE – RA 2500661659
TITULO:
“CONSTRUINDO MEU PROJETO DE VIDA”.
Atividade Pratica Supervisionada das disciplinas de Estrutura e Organização da Educação Brasileira; Educação e Diversidade; Tecnologias Aplicadas à Educação; Desenvolvimento Pessoal e Profissional, da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciatura do curso de Matemática, sob a orientação da Tutora a Distância: Especialista Raquel A. S. Raysaro.
SÃO PAULO
2017/1
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO............................................................................................. | 4 |
1.PASSO 1..................................................................................................... | 5 |
2. PASSO 2.................................................................................................... | 6 |
3. PASSO 3 ................................................................................................... | 7 |
4. PASSO 4 ................................................................................................... | 10 |
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................... | 12 |
REFERÊNCIAS............................................................................................ | 12 |
INTRODUÇÃO
Sabendo que Nossa vida pode ser percebida como um projeto que se redefine continuamente com novos conhecimentos e experiências vividas. E que esse processo pode tornar-se muito mais enriquecedor, quando estamos atentos e o desenvolvemos intencionalmente em nós mesmos e nos demais, e que para isto As instituições mais inovadoras devem ter um currículo voltado para a orientação dos alunos para que se autoconheçam e desenvolvam seus potenciais, foi que A Escola Publica: José Galdino de Oliveira Sousa. Situada na cidade de Presidente Tancredo Neves, no Estado da Bahia, desenvolveu um projeto para seus alunos do ensino Médio, mais especificamente dos 1º e 2º anos. Este projeto será apresentado em quatro grandes passos:
No primeiro serão apresentadas todas as informações e características sobre a escola, seu corpo docente e dicente;
No segundo passo aparecerão as justificativas que motivaram a escola a desenvolver este projeto;
No terceiro passo serão apresentados os objetivos, e a metodologia, deixando claro que Os projetos de vida olham para o passado de cada aluno sua história, seu contexto atual e suas expectativas futuras. Mostrando a criação de ambientes afetivos e de confiança, em que cada aluno pode expressar-se e contar seu percurso, suas dificuldades, seus medos, suas expectativas e ser orientado para encontrar uma vida com significado e desenhar seu projeto de futuro;
No quarto passo é apresentado um cronograma de como o projeto se realizará durante o ano letivo, e uma avaliação geral ou conclusão do projeto.
Enfim, este projeto vai procurar promover a convergência, de um lado, entre os interesses e paixões de cada aluno e, de outro, seus talentos, história e seu contexto, estimulando a busca de uma vida com significado e útil, tanto pessoal como socialmente, e, como consequência, buscar ampliar a motivação profunda para aprender e evoluir em todas as dimensões. Apresentando orientações para que cada aluno se conheça melhor, descubra seus potenciais e os caminhos mais promissores para a sua realização em todas as dimensões.
DESENVOLVIMENTO
1. PASSO 1 - A Escola Publica: José Galdino de Oliveira Sousa. Situada na cidade de Presidente Tancredo Neves, no Estado da Bahia, é composta de 12 salas de aula e as classes são formadas com no máximo 20 alunos cada, sendo dividida em quatro turmas de cada ano, ou seja, do 1º, 2º e 3º, sendo que somente no período Noturno ela funciona como ensino médio, já que estes alunos, em sua maioria, não podem estudar durante o dia, devidos suas necessidades e condições sociais, nos demais turnos apenas o ensino fundamental, do 5º ao 9º ano.
Esta escola em parceria com a associação dos psicólogos do mesmo município desenvolveu um projeto que favorecesse uma maior motivação para os estudos e, consequentemente, para o vestibular, que pudesse ajudar os alunos do 1º e 2º anos do ensino Médio, a pensarem na importância de construírem um projeto de Vida para o Futuro, tendo em vista que a maioria dos adolescentes e jovens, por falta de orientação, incentivo e ou oportunidades, estão sem expectativas de um futuro melhor e bem sucedido, e a maioria deles, principalmente os de classe menos favorecida, que é o caso dos alunos desta escola, iludidos pelos falsos incentivos das mídias sociais, e desiludidos pela realidade das atuais estruturas sociais, politicas, econômicas e familiares, a maioria busca um futuro de incertezas, e de aventuras, no mundo do crime, das drogas, prostituição e outros mais.
...