O Desafio Profissional
Por: mpaulalopes • 25/11/2017 • Relatório de pesquisa • 2.416 Palavras (10 Páginas) • 258 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
MARIA PAULA CATHARYNA LOPES OLIVEIRA DE OLIVEIRA
R.A. 9680458478
Psicologia da Educação
Fundamentos Filosóficos da Educação
Projeto: “Intervenção pedagógica a partir da Terapia Assistida por Animais na Educação.”
Tutora Simone Anacleto Pariz
Campinas/Unidade 1
2014
Introdução
Em resposta às dificuldades detectadas pela coordenadora pedagógica Sibele no que se diz respeito aos alunos e como alternativa dada de ser implantado um projeto com auxilio da TAA - Terapia Assistida Por Animais. Decidimos usar os peixes de água salgada.
A implementação do projeto tem por objetivo ajudar os alunos em suas dificuldades escolares e sociais. Acredita-se que é uma ferramenta poderosa de auxílio aos educadores e aos alunos.
O aquário, um objeto encontrado em vários consultórios médicos, escolas e clínicas de repouso, há muito tempo é associado à redução da ansiedade e ao estímulo da criatividade.
Um conjunto de pesquisas cada vez maior sugere que o simples fato de se observar um peixe nadando em um pequeno aquário pode aliviar a tensão. O aquário tem efeito calmante, diminui a ansiedade e o estresse e conforme relato dos problemas constatados em sala de aula e necessitando uma imediata resolução para o andamento e desenvolvimento de todos os alunos principalmente os mais ansiosos, agressivos e desatenciosos mudam seus hábitos consideravelmente com a presença e a convivência em um ambiente com um belo aquário bem iluminado, decorado e muito colorido.
Mapeamento e Perfil da Turma
Este Projeto é dirigido na escola EMEB. PROF.ª ANÉSIA DA SILVA LOPES, mais precisamente na SÉRIE INICIAL "A".
A classe é composta por 23 alunos, sendo destes 11 meninos e 12 meninas. Todos já eram alunos do sistema no ano anterior e faziam parte da mesma turma.
Durante o primeiro mês foram realizadas atividades para diagnosticar o desenvolvimento dos alunos nas diversas áreas do conhecimento que serão trabalhadas no decorrer do ano letivo, servindo de parâmetros para a elaboração do plano de ensino, detectar os conhecimentos prévios, compor o portifólio do aluno e como registro para comparar avanços.
O respeito às regras e aos colegas, ainda precisa ser trabalhado para que desenvolvam com maior tranqüilidade a atividade proposta.
De maneira geral, o grupo demonstra ter autonomia para realizar tarefas básicas como ir ao banheiro, lavar as mãos, escovar os dentes, cuidar do material e da mochila, completar as atividades e guardá-las.
Para que saibam os procedimentos corretos a serem adotados por elas, nas diferentes áreas da escola, será feito um trabalho de conversa e “faz de conta“ em outro momento, sem ser o de uso do espaço, para refletirem sobre suas ações e terem consciência de como devem agir nos diferentes espaços da escola.
Durante as rodas de conversa, foi observado, que a maioria dos alunos conseguem expor suas idéias e opiniões com clareza, em relação à leitura de histórias, participam lançando hipóteses e fazem inferência sobre o assunto, demonstrando apreciar esse momento.
A maioria dos alunos, apresentam interesse em aprender a ler e escrever, gostam de folhear gibis, revistas e livrinhos infantis, escrever em agendas e cadernos nos momentos dos cantos, recontar histórias e fazer as atividades de escrita, principalmente as espontâneas.
Alguns alunos escrevem letras e números de forma espelhada e muitos têm dificuldade em grafá-los de forma correta, necessitando de um trabalho individual para essa aprendizagem, que será feito no momento dos cantos.
Durante a roda de história realizada pela professora com o livro OCEANO ANIMADO Autora: Beth Harwood, os alunos apresentaram grande curiosidade em animais marinhos, por conta de seus formatos e coloração. [pic 1]
Inclusive os alunos Thiago, Rafael e Davi participaram com entusiasmo da roda de leitura, expressando suas idéias e opiniões com clareza.
Com base no entusiasmo desses alunos, será elaborado um projeto que contemple tais animais, para que eles se sintam integrados e acolhidos por colegas e professores.
Mapeamento dos principais problemas comportamentais
Dentre os alunos da turma, o Davi e o Rafael (ambos com 6 anos de idade) demonstram dificuldade em prestar atenção durante as aulas, pois, conversam e brincam tempo considerável durante as atividades propostas, principalmente durante as rodas de conversa e hora da história, não esperam a vez para se manifestar, mexem nos objetos pessoais dos coleguinhas causando conflitos. Durante a observação, pôde ser constatado que o Rafael, provoca os coleguinhas não somente dentro da sala, mas também durante as brincadeiras no parque, necessitando de pontual intervenção da professora para parar de provocar os coleguinhas e retomar as atividades inter e extra-classe.
Davi demonstrou ser uma criança bastante agressiva e irritada, pois, bate e morde seus colegas sem motivo aparente, necessitando de intervenção da professora para refletir sobre suas atitudes comportamentais perante os grupo.
Mapeamento do problemas de aprendizagem individuais
Até o presente momento, apenas o aluno Thiago (6 anos), apresenta dificuldades significativas de aprendizagem perante o grupo, por não conseguir concentrar-se durante as atividades propostas.
Demonstra dificuldade para realizar as atividades, por conta de sua enorme dispersão, falta de interesse e preguiça. Porém, é notório a capacidade de criação que possui, pois, utiliza-se de seus diferentes materiais pessoais para serem utilizados como brinquedos (Lápis "vira" Torres, Régua "vira" avião, Caderno "vira" Cabaninha, etc.).
É uma criança apática, não gosta de misturar-se com os demais colegas, necessitando de intervenções constantes da professora para fazê-lo, é bastante agitado e ao mesmo tempo tímido, aparenta ter carência afetiva em alguns momentos quando se é oportuno.
Em conversa informal com os pais de Thiago, percebeu-se, que os pais também demonstram certa preocupação / insegurança no que diz respeito aos comportamentos do filho, porém foi relatado que cada vez que a criança "entra em crise", a mãe lhe dá como opção o vídeo-game para que a mesma possa dar os cuidados necessários ao seu filho mais novo.
...