O Desafio Profissional
Por: Wesley Silva Oliveira • 15/2/2019 • Trabalho acadêmico • 2.175 Palavras (9 Páginas) • 170 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO SUMARÉ-CURSO DE PEDAGOGIA
PEDAGOGIA-LICENTICATURA
Gabriela Alessandra Pimenta Alves RA: 6037387402
Gisela Botelho de Sena RA: 6035555269
Monique Faria Braga: RA 3457185130
Wesley da Silva de Oliveira RA: 87980004124
DESAFIO PROFISSIONAL:
LEITURA E CONTAÇAO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Disciplinas Norteadoras: Organização e Metodologia da Educação Infantil, Expressões Artísticas na Educação Infantil, Didática do Contar Histórias, Literatura Infanto-juvenil, Introdução a Educação Virtual e Prática Pedagógica: Escola e Sociedade.
Tutor a distancia: Lilian Sayuda Yasuda Silva
SUMARÉ-SP
2018
SUMÁRIO
- Introdução..........................................................................................................3
- Desenvolvimento...............................................................................................5
- Considerações Finais........................................................................................9
- Referências Bibliograficas...............................................................................11
INTRODUÇÃO
O trabalho realizado tem como objetivo desenvolver em nossa unidade escolar pública a mesma nas disciplinas presentes: Organização e Metodologia da Educação Infantil, Expressões Artísticas na Educação Infantil, Didática do Contar Histórias, Literatura Infanto-juvenil, Introdução a Educação Virtual e Prática Pedagógica: Escola e Sociedade. E o projeto visa o título “Leitura e Contação de Historia”.
Sendo assim, planejaremos um projeto que vise na educação infantil, na faixa etária de crianças de 4 a 5 anos de idade, abrangendo dessa forma: Leitura e a Contação.
A contação de historia desenvolve a capacidade cognitiva nas estruturações mentais do menino (a), instiga e fornece elementos para a imaginação, a criatividade, a oralidade, estimula a observação e o gosto pela leitura, contribui na formação da personalidade envolvendo o social e o afetivo.
Ligando tudo isso a leitura podemos observar que o contato com todos esses fatores é de grande importância, pois nos proporciona uma percepção no mundo em que vivemos e está ao nosso redor, pois além de incentivar os momentos da leitura, incentiva o modo como cada individuo se dê a chance de estar se interagindo, usando suas emoções e exercendo em sua cabeça o mundo das fantasias.
Ler se tornou uma necessidade, é participar ativamente de uma sociedade, desenvolver a capacidade verbal, descobrir o universo através das palavras, além do fato que ao final de cada leitura nos enriquecemos com novas ideias e experiências.
Assim, o hábito da leitura torna-se a maneira de construção do conhecimento mesmo antes de saber ler, pois, é de ouvi-las que se treina a relação com o mundo, fazendo do momento de contar, recontar, inventar e ouvir o estímulo para manter viva a importância da leitura.
A criança que, desde muito cedo, entrar em contato com a obra literária, terá uma compreensão muito maior de si e do próximo, tendo a oportunidade de desenvolver seu potencial criativo e ampliar suas opiniões da cultura e do conhecimento.
Portanto, podemos concluir que a leitura e o contar historia devem andar lado a lado com cada criança, pois elas fornecem o “abrir caminhos” para cada um deles, tornando-os mais sensíveis, reflexivos, criativos e críticos.
DESENVOLVIMENTO
Leitura de uma história infantil:
Leitura de histórias: A leitura de histórias, principalmente para o público infantis, compreende um processo pedagógico fundamental para a educação de crianças, pois além de estimular às práticas de leitura, desenvolve a criatividade e a reflexão. Dessa forma, devem ser implementadas conforme a realidade de cada aluno, para que o processo de aprendizagem se torne mais natural, além do desenvolvimento nato intelectual e cognitivo. |
História Infantil: A Borboleta Azul (Lenira Almeida Heick) |
Objetivos: Por meio da leitura para crianças buscamos alcançar os seguintes objetivo:
|
Procedimentos metodológicos: A leitura será efetuada em uma roda de alunos no meio da sala. As carteiras serão afastadas para as laterais da sala e os alunos irão se dispor no chão de forma que todos sejam visíveis a todos e com visão privilegiada da docente que estará efetuando a atividade. |
Utilização de recursos auxiliares: Serão utilizados livros com a história a ser contada para que os discentes possam acompanhar através das ilustrações e também serão solicitados que eles tragam almoçadas de casa par não sentarem diretamente no chão. |
Contação de uma história infantil:
Contação de histórias: A contação de histórias promove momentos de união, confraternização, trocas de experiências, além de ajudar a passar o tempo e vencer o tédio, existente infância. Além disso despertam a imaginação, as emoções, o interesse, as expectativas… ouvir uma história e/ou contá-la e recontá-la é uma maneira de preservar as culturas, os valores e compartilhar o conhecimento. O primeiro contato da criança com o texto, geralmente, é por meio das histórias apresentadas, oralmente, por pais, familiares e professores. Elas podem ser contadas em diversas ocasiões, como, por exemplo, na sala de aula, levando a criança o lúdico e imaginário. Essa prática é extremamente importante, é o início do processo de aprendizagem. |
História Infantil: A Borboleta Azul (Lenira Almeida Heick) Objetivos: através da contação de histórias para o público infantil buscamos atingir os seguintes objetivo:
|
Procedimentos metodológicos: ao iniciarmos desenvolvimento da atividade para os alunos, primeiramente a professora contou uma história para todas as turmas individualmente do livro citado, nesse momento utilizou de figurinos dos personagens do livro, a fim de despertar o interesse dos alunos. Após isso a contação será realizada no pátio para todas as turmas, dispondo do uso de fantoches primeiramente e após isso os personagens saem de traz das cortinas e se apresentam fantasiado e de forma adulta, como interpretação teatral. |
Utilização de recursos auxiliares: para essa atividade serão utilizados fantoches, figurinos e adereços teatrais para comporem a cena. |
...