O Desafio Profissional
Por: tekinhaa • 22/3/2019 • Trabalho acadêmico • 1.984 Palavras (8 Páginas) • 238 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA TAGUATINGA - BRASÍLIA
PEDAGOGIA – LICENCIATURA
ADNA MATIAS DE ANDRADE - RA: 6948468829
ÉDNA LESSA SANTOS PINHEIRO - RA: 6948456720
JANDIRA ALANNA ALVES RUFINO LIMA - RA: 6974395478
JÉSSICA SILVANIA DOS SANTOS LOURENÇO - RA: 6951497705
MIRIAM RODRIGUES DOS SANTOS - RA: 6973479584
Desafio Profissional
Tutora:
Taguatinga, DF
03 de Maio de 2016
Sumário
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
Passo 1
Introdução
A educação que temos atualmente tem enfrentado grandes desafios, dos quais é preciso buscar meios que possam transpor as dificuldades encontradas.
Hoje, fala-se muito em inclusão, mas na realidade, quantas escolas estão preparadas ou tem se preparado de acordo com a Lei para receber alunos que tenham alguma limitação?
Toda criança tem direito a educação, de forma igualitária, em um lugar que atenda suas demandas na vida escolar e, vinculada a família e sociedade, possa se sentir amada, respeitada e aceita por todos.
Todos têm direitos estabelecidos na Constituição Federal, que zela pelo bem de todos, por uma sociedade justa e sem discriminação e vale ressaltar que, a luta para garantir esses direitos, é muito grande.
O projeto desenvolvido pela Escola do Saber, busca encontrar meios, amparados pela Lei para que possa acolher essas crianças, envolver suas famílias e incluí-las em uma sociedade que rejeita ou fecha os olhos a realidade em que se encontram.
Uma escola para todos
Objetivos
- Avaliar as ações pedagógicas baseada nas políticas educacionais de inclusão;
- Superar os desafios e buscar alternativas para acolher de forma eficaz os alunos com necessidades especiais;
- Desenvolver a linguagem, a interação, a socialização de todas as crianças no âmbito escolar;
- Envolver a família em projetos ao ar livre, possibilitando maior interação com a escola e o meio ambiente;
- Promover ações sociais que ampliem a visão de todos sobre o tema;
- Conscientizar a sociedade sobre a necessidade de acolher as crianças que são especiais e fazê-las sentir-se parte importante no meio em que convivem.
- Desenvolver um tratamento especializado a essas crianças;
- Estimular a relação e à aquisição de linguagem;
- Promover brincadeiras que permitam a interação e inclusão no ambiente escolar;
- Utilizar-se de políticas amparadas na Lei que assegurem com qualidade a realização de uma metodologia eficaz para essas crianças no espaço escolar.
Passo 2
Metodologia
Temos que enfatizar a inclusão, interação e interdisciplinaridade. É de grande importância a inclusão de alunos especiais não só para cumprimento de lei, mas sim para a transformação da mente das crianças trazendo qualidade de vida para todos, com isto os alunos aprenderão a lidar com as diferenças e se tornarem cidadãos mais solidários, para isto foram elaboradas atividades onde cada professor irá ressaltar o trabalho em grupos, o convívio, respeito ao próximo e suas diferenças.
Atividades a serem realizadas:
Disciplina de Português: Confecção de cartazes, frases ilustrações que possam ser expostas no interior da escola e em pontos estratégicos da comunidade escolar, utilizando a conscientização, conselhos, mostrar os benefícios que a ação de preservar trás. Estes cartazes poderão ser escritos ou de recortes e montagens, deve ser explorada a criatividade das crianças.
Disciplina de Matemática: A análise através de números a quantidade de lixo, desperdícios na comunidade escolar antes do inicio do projeto e conscientização da comunidade escolar e colheita de resultados após o projeto. É valido a criação de gráficos e planilhas que poderão ser expostas ao longo do projeto em reuniões entre a comunidade e escola.
Disciplina de Ciências: Criação pelos próprios alunos de uma horta no espaço escolar onde se use apenas elementos orgânicos, sem adição de pesticidas, venenos ou algo do tipo, colocando em foco o quanto esse tipo de adubo químico prejudicam a saúde, pode contaminar o solo, as águas, os animais, Ensinar aos alunos como pode ser preparados adubos de origem natural, podendo ser trabalhado também o fator alimentação saudável, incentivo a boa alimentação com dicas de lanches que podem ser preparados pelos responsáveis, receitas a serem elaboradas com ingredientes da nossa horta e associação da alimentação com o bom desenvolvimento fazendo assim com que essas informações cheguem até a mesa de suas famílias.
Disciplina de Artes: Elaborar a construção de uma pequena oficina para a confecção de brinquedos com materiais recicláveis, lixeiras educativas para coleta seletiva para que em um futuro seja utilizado pelos próprios alunos em atividades no espaço escolar e as lixeiras podem ser distribuídas não somente no ambiente interno, mas externo e redores da escola.
Disciplina de Educação Física: Organizar um passeio alternativo com os alunos, juntamente com a comunidade para um local onde é predominante o verde, como por exemplo, algum parque ecológico, onde haja palestras, brincadeiras gincanas que se adequem as realidades das crianças especiais, caminhada, exercícios ao ar livre, trilhas adaptadas, piquenique e coleta de lixo mal dispensado. Deve ser pensado um ambiente onde haja fácil acessibilidade.
...