O Desafio Profissional
Por: marya barbosa • 12/10/2019 • Trabalho acadêmico • 4.003 Palavras (17 Páginas) • 201 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
SUMÁRIO[pic 13]
1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................4
2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................................5
2.1. Pedagogia Empresarial.......................................................................................6
2.2. A Pedagogia Hospitalar......................................................................................8
2.3. Projeto................................................................................................................10
2.4. Quadro De Ações...............................................................................................12
3. CHECK LIST DAS AÇÕES....................................................................................15
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.............................................................................16
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................17
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................18
1. INTRODUÇÃO
Este tem como proposta a compreensão da diversidade dos espaços os quais englobam campos de atuação do profissional da pedagogia. Com os estudos realizados objetiva se a aquisição de conhecimento das dinâmicas educacionais do pedagogo, quais os requisitos necessários para que esses os profissionais possam atuar em seus campos educativos, colocando em prática a teoria e o cotidiano.
A metodologia utilizada foram literaturas conceituadas e conversas informais com profissionais da educação, utilizando metodologias analíticas conforme o perfil do profissional.
Com base no contexto histórico da pedagogia, a mesma tem origem na Grécia Clássica, no século XVII. A palavra grega “Paidagogos” é formada pela palavra paidós (criança) e agogos (condutor), sendo assim pedagogo é aquele que conduz a criança ao saber. Conforme Barreto e Couto, 2016, o pedagogo é o especialista em pedagogia, a ciência e a arte da educação, tendo como objetivo conduzir o comportamento das pessoas para uma formação humana, intelectual e equilibrada.
O pedagogo é capacitado para atuar em várias áreas, nos mais amplos ramos, pois sua graduação tem como proposta a diversidade de saberes, afinal suas práticas são conduzidas a inserção do meio ao qual o indivíduo se encontra. Faz – se importante desmitificar as concepções de que o pedagogo é formado apenas para atuar nos espaços escolares.
A pedagogia é embasada academicamente falando na ciência da educação, portanto, atua em diferentes espaços de nossa sociedade, tendo o saber que a educação é necessariamente indispensável. Em detrimento de tal saber a compreensão do pedagogo nas práticas extraclasse este trabalho apresenta a ideia de apresentar as mais diversas áreas de atuação do profissional da pedagogia, como o pedagogo pode contribuir com os espaços escolares e fora deles na contemporaneidade.
2. DESENVOLVIMENTO
A educação é a mola propulsora da formação social dos indivíduos, através dela os seres humanos conseguem atingir o sucesso em suas vivências cotidianas, tanto em seu meio social quanto profissional. Enfatizando que o pedagogo adquiri a compreensão que sua profissão não é estagnada, mas sim frenética que nela existem inúmeras possibilidades. Sendo assim, a aquisição do conhecimento de que a prática da pedagogia é um constante processo de saberes em todos os espaços e tempos das vivências. Holtz afirma,
A Pedagogia é a ciência que estuda e aplica doutrinas e princípios visando um programa de ação em relação à formação, aperfeiçoamento e estímulo de todas as faculdades da personalidade das pessoas, de acordo com ideais e objetivos definidos. A Pedagogia também faz o estudo dos ideais e dos meios mais eficazes para realizá-los, de acordo com uma determinada concepção de vida (HOLTZ,2006, p 6).
O pedagogo é formado para atuar em todos os espaços sócios educacionais, sejam eles formais ou informais, tendo como proposito o desenvolvimento integral do indivíduo. Segundo a LDB[1] em seu §! º artigo 22 compõe,
A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. (BRASIL, 1996, p 17.)
Segundo a LDB, a educação tem como propostas desenvolver no indivíduo em sua totalidade, pressupondo que a educação está em todos os espaços sociais, como também é um dever do estado e um direito de todos para seu exercício de cidadania, construindo saberes para as práticas sociais cotidianas, seres críticos e pensantes.
No percurso do curso de pedagogia o futuro profissional adquire conhecimento para se capacitar com o conceito de intermediador das ações educativas, sejam elas nos espaços escolares, administrativos, empresariais e demais os quais possa atuar.
Segundo, Paulo Freire (2011), a prática docente crítica, implicante do pensar certo, envolve o movimento dinâmico, dialético, entre o fazer e o pensar sobre o fazer. Mediante a afirmativa, observa – se que a prática docente está em constante reflexão, pois as transformações são constantes, levando a autocritica construtiva constantemente, atuando com a reflexão da sua prática.
...