O Desafio Profissional
Por: Rita74 • 8/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.057 Palavras (13 Páginas) • 138 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PEDAGOGIA – LICENCIATURA
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
RITA LEITÃO GARCEZ SANTANA
RA 1968223048
NOME DO TUTOR: ESP. LAÍS MORAES OSSUNA
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
2015
INTRODUÇÃO
É notório o quanto o uso das tecnologias vem invadindo nossas vidas. Diariamente, para praticamente tudo o que fazemos, contamos de alguma forma com as facilidades proporcionadas por elas.
E com a Educação não poderia ser diferente. Na era da informática, o uso da tecnologia dentro e fora da classe, mostra-se uma ferramenta poderosa para o ensino-aprendizagem dos alunos, contribuindo pedagogicamente (e muito!) para a compreensão do conteúdo, facilidade de pesquisa, dentre diversos outros benefícios, trazidos pela tecnologia.
Este trabalho tem por objetivo justificar o uso das tecnologias na educação em espaços escolares e não escolares.
Para elaboração do presente desafio foram levantadas ideias e sugestões relacionadas a:
- Definição dos recursos tecnológicos necessários voltados para o ensino e aprendizagem de crianças e/ou adolescentes nos ambientes temáticos (salas de música, brinquedoteca, sala de capacitação profissional, etc.);
- Definição dos recursos tecnológicos necessários voltados para o ensino e aprendizagem das crianças e/ou adolescentes na sala de tecnologias aplicadas à Educação;
- Definição dos objetivos e justificativas de uso das tecnologias sugeridas;
- Sugestão de curso de capacitação profissional relacionada aos conhecimentos pertinentes à didática a partir das novas tecnologias da educação e da comunicação.
DESENVOLVIMENTO
PROJETO: “ESPERANÇA COM TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO”
O Objetivo da ONG ESPERANÇA é proporcionar a cerca de 300 crianças e adolescentes, com faixa etária de 6 a 17 anos, um ambiente seguro para prática de esportes e atividades lúdicas, reforço escolar, oficinas de artesanato, música e cursos profissionalizantes, oferecendo aos alunos, oportunidade de desenvolvimento que vai além do ambiente escolar.
Em reunião com os docentes, ficou decidido que, inicialmente, para inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) à ONG ESPERANÇA, seriam disponibilizados 100 tablets, um Datashow com notebook e uma Lousa Interativa. Esses equipamentos seriam inseridos à rotina das salas temáticas, de forma a atingir grande parte dos alunos, e seriam disponibilizados, conforme segue:
Ambiente: Salas de Aula
Usuários: Crianças e Adolescentes de 6 a 17 anos
Recursos tecnológicos: Lousa Interativa
Justificativa: A Lousa Interativa é um recurso pedagógico muito rico, que oferece possibilidades no planejamento das atividades, nas quais a interação e a participação dos alunos são bastante valorizadas.
Estratégias de uso: Aliadas às estratégias de jogos e softwares específicos, ofereceu-se opções de atividades que pudessem ser utilizadas pelos professores para tornar as aulas mais dinâmicas e criativas.
Objetivos: Buscar despertar no professor o interesse em desvendar todos os recursos que a Lousa Interativa oferece, para que criem suas próprias atividades, tornando as aulas mais divertidas e dinâmicas.
Aplicação: De imediato, deseja-se desmistificar o uso da tecnologia integrada à Educação. Os resultados alcançados durante o período de aplicação das atividades serão bastante satisfatórios e motivadores. A participação dos alunos será intensa, empenhados na busca dos resultados aos desafios propostos. Espera-se que os professores, ao utilizarem as estratégias propostas e consigam despertar nos alunos a vontade de aprender sempre, de pensar sobre diversos temas com satisfação e curiosidade e sentir prazer na produção de suas atividades.
Ambiente: Auditório
Usuários: Crianças e Adolescentes de 6 a 17 anos
Recursos tecnológicos: Datashow e Notebook, para auxílio nas atividades ministradas.
Justificativa: Os jovens ficam muito entusiasmados com o novo, o moderno.
Imagine quando as crianças/ jovens estiverem fazendo uma releitura de Romero Britto, por exemplo. A professora de Artes poderia passar através do Datashow, uma biografia do pintor, com suas obras, ilustrando a atividade a ser executada pelos alunos.
Estratégias de uso: Como qualquer recurso pedagógico “tradicional” que já usamos nossas aulas e atividades, o uso do Datashow envolve objetivos, planejamento, estratégias didáticas e avaliações. Para usá-lo é preciso ter um objetivo pedagógico claro, uma justificativa didática, um planejamento do uso e uma avaliação de aprendizagem e do uso do recurso, para saber se o uso do Datashow foi realmente mais eficiente do que os métodos “tradicionais”.
Objetivos: Os objetivos pedagógicos podem ser os mais variados e geralmente estão relacionados aos “conteúdos” ou, melhor dizendo, às competências e habilidades que serão trabalhadas. E ainda poderemos proporcionar aos alunos conhecimento e aprendizagem, através das ferramentas da internet, contando com as facilidades e abrangências dos aplicativos e jogos, para contribuir pedagogicamente no letramento, coordenação motora e raciocínio lógico, ampliando as oportunidades de conhecimento.
Aplicação: Um texto pode ser construído colaborativamente pela classe enquanto projetado por um Datashow. Laboratórios virtuais podem mostrar o andamento de reações químicas e seus parâmetros podem ser ajustados durante a apresentação. Simuladores, animações em flash e softwares interativos podem ser usados de forma colaborativa pela classe toda quando usamos um Datashow.
...