O Desafio profissional
Por: crisguigo • 4/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.137 Palavras (9 Páginas) • 314 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Anhanguera – Uniderp
Vila Pinheiro.
DISCIPLINAS NORTEADORAS: Organização e Metodologia do Ensino Fundamental, Didática da História e da Geografia, Expressões Artísticas na Educação Infantil, Educação Aplicada aos Cuidados da Criança, Avaliação e Currículo.
Feira Cultural e Regional
ESTELA PALMEIRA MATOS CAMILO RA 9918004761
LOURDES FERNANDA R. DE SOUZA MELLO RA 0134582955
DANIELA CLAUDIA DOS SANTOS RA 9918002439
CRISTIANE BARBOSA DOS SANTOS RA 1263470146
PROF° ISABEL CRISTINA ALVES
JACAREÍ – SP
2017
1 – INTRODUÇÃO
A Feira Cultural e Regional irá acontecer na Escola Municipal Maria Helena Galvez de Amorim ás 09 horas do dia 27/05/2107.
A Escola situa-se na cidade de São José dos Campos.
A Feira Cultural Regional tratará sobre diferentes temas como: Gastronomia, História Local, Vegetação, Clima e Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Obras Regionais, entre outros.
Ela servirá como apoio para estimular os alunos ao interesse pela aprendizagem, motivá-los pelo o gosto e o desejo de aprender cada vez mais.
Esse trabalho vai ajudar na vivencia do aluno com o professor, na integração entre a teoria e a prática ,objetividade no ensino,na avaliação,tempo e espaço,etc .
O objetivo da Feira Cultural e Regional é de criarmos uma maneira eficaz no processo de aprendizagem, integrando as disciplinas, motivando os alunos no ensino de aprendizagem.
Com essa Feira iremos criar maior proximidade entre a comunidade, a escola e com os alunos, pois a idéia e reunir pais, alunos, professores, a comunidade em geral para participar das pesquisa,da divulgação do evento,das visitações e tudo mais que iremos fazer para por em pratica a Feira Cultural e Regional.
Passo 1
Nome da escola: Maria Helena Galvez de Amorim.
Nome das Professoras: Marisa Alves Camargo e Valeria Cristina Batista.
Turmas envolvidas: 4°Ano A e B.
Proposta: Motivação, Entretenimento, Socialização.
Disciplinas: História, Geografia, Artes, Ciências e Língua Portuguesa.
Conteúdos: Povoamento, Crescimento Econômico, Vocação Tecnológica, Educação Social, Região Metropolitana, Relevo e Hidrografia, Clima e Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Artes e Obras Regionais, Comemorações Regionais.
Proposta – Nossa proposta é despertar no aluno interesse e alegria pela aprendizagem, motivá-los pelo gosto e desejo de aprender cada vez mais.
Esse trabalho implica numa vivencia de parcerias de integração entre teoria e pratica conteúdo e realidade, objetividade no ensino, na avaliação, tempo e espaço, professor e aprendiz, levar os alunos a reflexão e ação, a serem sujeitos ativos em seu processo de aquisição de novos saberes e obterem sucesso no seu processo de aprendizagem. Essa Feira irá exigir mobilização não apenas dos alunos, mas, também dos professores e da comunidade, a proposta é fazer com que todos os envolvidos compartilhem informações, conhecimentos e saberes, aumentando assim o diálogo e a cumplicidade entre eles, fazendo-os entenderem que tanto a escola como a família visam o mesmo interesse que é obter uma boa formação intelectual, pessoal, social e cultural para esses alunos.
Objetivo: O objetivo desse trabalho é alcançar uma maneira eficaz no processo de aprendizagem, integrando as disciplinas, com o foco na realidade global e nas experiências cotidianas dos alunos, fazê-los se reconhecerem como parte dentro desse meio e motivá-los a interagirem com ele.
Queremos instigar a autonomia dos alunos através da realização das pesquisas sobre a região, promover a integração entre eles por parte dos trabalhos em grupos, promoverem a produção oral e escrita em contexto real com objetivos específicos, ampliar o contato com textos autênticos em língua portuguesa através de gêneros como reportagens, textos jornalísticos, mapas, receitas gastronômicas, documentários entre outros.
Metodologia: A feira Cultural e Regional acontecerá dentro da própria escola, com convite a comunidade para a visitação e apreciação dos trabalhos e levantamentos realizados.
Os métodos utilizados serão os de pesquisas através de internet, livros, jornais, revistas, documentários, investigação com os familiares e amigos, debates em grupos, registros das visitações e informações coletadas, e por fim a escolha de como vão fazer para expor todos os dados que conseguiram obter.
Pessoas envolvidas: Os envolvidos nesse trabalho serão:
-A equipe pedagógica que ficara responsável pelo conteúdo, direcionamento das ações e definição de datas, local e os temas para serem desenvolvidos.
-Os alunos; que ficarão responsáveis pelas pesquisas, registros de todas as visitas pedagógicas e documentários assistidos, e pela elaboração dos cartazes, maquetes e vídeos por eles confeccionados.
-Os pais; que ficarão responsáveis pela parte de divulgação e também prestigiarão o evento apreciando os trabalhos dos alunos.
Produções Pedagógicas: Para a preparação da feira será disponibilizado aos alunos, sala de vídeo para assistirem, matérias, reportagens e documentários sobre a cidade de São Jose dos Campos, também terão a disposição o laboratório de informática para fazerem suas pesquisas e levantamento de informações, serão realizadas duas visitas pedagógicas, uma ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), onde terão acesso ao Museu Aeronáutico, apreciação das Obras de Oscar Niemeyer como, por exemplo, a biblioteca do Instituto de Aeronáutica (ITA) e O Túnel do Vento do Instituto da Aeronáutica, ambos projetados por ele e localizados dentro do Campus do DCTA.
A segunda visita será realizada no Parque Municipal Roberto Burle Marx, mais conhecido como “Parque da Cidade”, onde eles poderão apreciar as Obras arquitetônicas de Rino Levi e do Roberto Burle Marx, incluindo o trabalho paisagístico e painéis existentes no local, formando um dos mais importantes trabalhos da arquitetura moderna brasileira, internacionalmente conhecida. Dentro do mesmo parque encontra-se o “Museu do Folclore” onde está registrado o folclore da cidade de São José dos Campos, o qual também farão visitação.
...