O Ensino da leitura
Por: 395960jr • 20/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.006 Palavras (5 Páginas) • 321 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Competências Profissionais
Aula-tema 03: O ensino da leitura
NOME | Elizabete de Souza Domingos |
RA | 1299124397 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Competências Profissionais
Aula-tema 03: O ensino da leitura
Atividade de Autodesenvolvimento
Atividade desenvolvida para a disciplina Competências Profissionais apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor José Flávio Rodrigues Siqueira
Anhanguera Educacional
2015
- Por que a leitura é uma experiência única, individual até mesmo quando duas pessoas leem uma mesma obra
Na sociedade, principalmente nas últimas décadas é cada vez maior a demanda pela leitura e pelo domínio da linguagem. A leitura é uma das habilidades mais utilizadas para se ter acesso a diversos tipos de informações em nossas práticas sociais. Ler é uma prática social, que ocorre em diferentes espaços e com características muito específicas.
O estímulo à leitura envolve diversos agentes como: família, escola, professores, especialistas, pesquisadores, escritores e editores, mídia, instituições governamentais e muitos outros. Se queremos socializar o direito à leitura, como forma de conhecimento, interpretação e compreensão do mundo e do ser humano, é imprescindível uma unidade contínua em todos eles.
É através de textos literários que reinventamos a nossa realidade e a linguagem é construída. Em todos os gêneros e textos vamos encontrar pessoas que viveram em tempos e espaços diferentes, e quando lemos esses textos ampliamos nosso mundo simbólico e desenvolvemos nossa capacidade de comunicação e crítica.
Toda “leitura exige motivação, objetivos claros e estratégias” e cabe ao professor contribuir para que o aluno melhore sua leitura.
A experiência da leitura é essencialmente individual, única e nova para cada pessoa. É individual porque significa para cada pessoa um processo pessoal e particular, sendo também interpessoal porque os sentidos não se encontram no texto, mas no espaço entre texto e leitor. À medida que vamos descobrindo o sentido do texto a leitura torna-se mais criativa, produtiva e prazerosa. A melhor leitura é aquela que fazemos pelo simples prazer de ler, porém nem sempre é possível faze-la dessa forma, mas o mais importante é transformar esse momento de leitura num prazer.
Cada pessoa faz sua própria experiência quando lê, seja sozinha ou acompanhada. A leitura proporciona emoções, sentimentos diversos, pensamentos, ideias e interpretações diferentes para cada pessoa, apesar de ser o mesmo livro, podendo variar de acordo com as experiências pessoais de cada um e também de acordo com a faixa etária, conhecimento cultural, classe social, e outros, os quais podem ter influência na interpretação feita por cada uma delas, pois cada leitor quando lê tem a sua forma pessoal de compreender e interpretar o texto lido.
Todo livro lido traz uma influência sobre a nossa vida, podendo mudar até mesmo nossa forma de pensar, agir, relacionar, e de ver as coisas e o mundo que nos cerca com um olhar diferente. A leitura não é somente um meio de adquirir informações, mas nos torna mais críticos e capazes de olharmos as coisas em diferentes perspectivas e cabe aos professores contribuírem para que seus alunos desenvolvam a leitura. Eles devem planejar boas estratégias para que o aluno tenha prazer em ler e ao ler um livro este possa marca-lo por toda uma vida.
- No vídeo, há uma cena mostrando os resultados do trabalho de uma professora com seus alunos. Apesar da obra lida ser única, os resultados são distintos, diferentes.
- Por que isso acontece?
O vídeo Oficina de Leitura – Projeto Letras de Luz, tem como objetivo principal levar seus participantes a refletirem na importância da literatura e sua relação conosco. Todos os participantes da comunidade poderiam aderir-se ao projeto voluntariamente e esse projeto se estendeu em diversas regiões do Brasil e foi aberto a não só a educadores e professores, mas à toda comunidade e por isso grande foi a diversidade social e cultural dos participantes. Os recursos utilizados neste projeto foram cartões postais, histórias em quadrinhos, foto novela, contação de histórias, teatro, e etc. Devido à diversidade cultural cada comunidade tinha seu jeito peculiar de trabalhar com os seus alunos e eles escolhiam os seus projetos de acordo com o contexto e o espaço em que viviam. Cada aluno devido a vários fatores interpretava a mesma história de forma diferente, pois cada um era capaz de criar seu próprio significado e reconstruir suas ideias e pensamentos através das próprias experiências.
...