O Ensino de Ciências na Atualidade: Desafios
Por: akromacloud • 2/3/2020 • Resenha • 354 Palavras (2 Páginas) • 270 Visualizações
Unidade: Unifran – Pólo Poços de Caldas / MG
Nome: Luis Fernando Romão
RGM: 22163841
Título: Ensino de ciências na atualidade: desafios
Texto resposta:
O Estágio Supervisionado é entendido como uma atividade de experiência prática, que estabelece o conhecimento da veracidade de sua área de formação e o auxilia a entender diversas teorias que guiam ao exercício da docência. Sendo assim, o Estágio é um ciclo importante à formação do docente que visa fixar a relação teoria e prática, em que ele pode interagir com seu posterior espaço de trabalho, desenvolvendo a perspectiva ação-reflexão-ação.
É necessário que o docente que ministra os conteúdos de Ciências guie os mesmo de maneira reflexiva, de forma que haja contextualização entre o conhecimento e as necessidades sociais. Cabe ao docente se tornar um articulador entre o conhecimento sentenciado pelo plano curricular e a prática, envolvendo seus discentes a participarem de situações problemas que demandem reflexão e ação em diferentes âmbitos como ambiental, físico, biológico, químico, social, econômico e político.
De acordo com o artigo de Martins (2005), a realidade complexa na prática de Ensino em Ciências impõe desafios aqueles que pretendem ingressar na área, sendo a primeira as condições de trabalho.
Com a desvalorização social da profissão, baixa remuneração e grande jornada de trabalho, provavelmente diminuem a qualidade de sua atuação pedagógica. Atrelada a precariedade do espaço escolar, que muitas vezes é deficiente em livros, computadores, laboratórios, internet, entre outras coisas.
O segundo desafio é aquele na ordem da formação básica e continuada do docente, onde a atual realidade carece de ótimas instituições de ensino, bons programas de estágio e o profissional já formado e atuante é desprovido de tempo e valores monetários para dar continuidade ao seu aprendizado.
Bibliografia
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Tradução Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
DELIZOICOV, Démetrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanha. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
FREIRE, P. Educação e mudança. 30ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
Revista Educação em Questão, v. 23, n. 9, p. 53-65, maio/ago. 2005
...