O Estágio Curricular Obrigatório I – Educação Infantil
Por: Lívia Domingos • 19/10/2023 • Trabalho acadêmico • 3.788 Palavras (16 Páginas) • 81 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 LEITURA OBRIGATÓRIA 6
3 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 9
4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 10
5 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 11
6 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 12
7 PLANOS DE AULA 14
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
9 REFERÊNCIAS 19
1 INTRODUÇÃO
O Estágio Curricular Obrigatório I – Educação Infantil
Esse estágio está sendo algo diferente pra mim, vejo que o papel do professor que está em campo é totalmente diferente daquilo que eu já imaginava, exige esforço, muito esforço, e no momento em que estamos passando, todos tivemos que nos adaptar. O estágio nos leva ter uma visão, do que é ser professor, pelo, menos uma base, e nos prepara para depois da conclusão do curso, possamos ensinar com excelência, e que os alunos tenham a certeza do quão importante é a educação e lá na frente uma visão do que querem para o futuro e saber que a educação faz parte da nossa vida do nosso cotidiano.
Educação infantil é importante, pois trabalhamos muito com corpo/movimento escuta, fala, pensamento e imaginação pois isso ajuda muito a criança se desenvolver, e através disso, podemos quebrar barreiras como a timidez por exemplo. Acredito que a educação infantil e é o inicio de um longo caminho para as crianças, entre você sentar com as crianças, cantar uma cantiga, onde vai encucar na cabecinha deles o alfabeto por exemplo, as vogais, os números as cores.
E para tudo tem uma etapa, tem a primeira que começa a ensinar o nome, depois senta na roda e ensina a contar, na segunda já sabe o abecedário, contar, pintar cores correspondentes ao numero, as formas, a conscientização etc...
O papel do professor é saber que educar, tem que ter amor, pois o que a criança aprende e leva para as próximas etapas da vida.
O processo metodológico foi desenvolvido tem como finalidade e objetivo falar sobre a importância do professor na educação infantil trata-se de uma concepção de formação de professor reflexivo, investigador e pesquisador capaz de produzir conhecimento a partir de sua prática educativa, superando, dessa forma, as ações tradicionais.
2 LEITURA OBRIGATÓRIA
Através de análise e reflexão do texto sugerido para leitura com temática, “O papel do professor e do ensino na educação infantil”, perspectiva de Vygotsky, Leontiev e Elkonin, fala sobre uma pesquisa feita por eles e tem como objetivo de investigar e analisar relações entre o desenvolvimento infantil e do ensino entre crianças de 0 á 6 anos.
Depois dessa pesquisa, os resultados obtidos na pesquisa e suas principais conclusões, tendo como foco a discussão sobre o papel do educador e do ensino na perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin. Assim, buscaremos inicialmente situar essa discussão na literatura contemporânea que versa sobre a educação da criança pequena, apresentando, em seguida, a concepção da psicologia histórico-cultural sobre o desenvolvimento infantil, as características desse processo na faixa etária de 0 a 6 anos e as conclusões alcançadas a respeito do ensino e do papel do professor que atua junto a essa faixa etária.
Os desafios colocam-se tanto no plano das políticas públicas quanto no plano pedagógico. Como já amplamente discutido na literatura da área, historicamente
vem sendo compreendida tanto como equipamento de caráter assistencial especialmente no caso das creches, quanto como estratégia de prevenção do fracasso escolar, preparação para o Ensino Fundamental ou mesmo sua antecipação. Trata-se, em suma, de um segmento desprovido de identidade, atrelado a finalidades, apoiando-se em modelos domésticos ou hospitalares reproduzindo o formato característico do Ensino Fundamental, desconsiderando as peculiaridades da faixa etária atendida, a explicitação de qual deve ser o papel da educação escolar infantil na formação e na promoção do desenvolvimento humano da criança. É preciso, portanto, avançar no sentido da proposição de finalidades pedagógicas para esse segmento de ensino que superem a tarefa de socializar e disciplinar a criança.
O objetivo principal das instituições de educação infantil tem sido proclamado nos últimos anos sob o chamado cuidado, educação, ou educar-cuidar ou ainda cuidar-educar e ao longo dos últimos anos, a discussão sobre a necessidade de integrar cuidado e educação infantil tem sido feita exaustivamente, tanto na literatura da área quanto em debates sobre educação pode ser considerado um marco nas discussões sobre a necessidade de integrar cuidado e educação no atendimento a crianças de 0 a 6 anos no país. Assim, a preocupação com a importância da dimensão do cuidado na educação infantil emerge em meio ao processo de busca pela compreensão das especificidades desse segmento de ensino e da história de suas instituições, e toda relação entre o educador e a criança na pré-escolar é permeada por algum tipo de cuidado, seja ele explicitado e consciente ou não.
Achei uma citação interessante que fala se atender a certas necessidades básicas do ser humano durante seus primeiros meses de vida é uma questão de sobrevivência, determinada por características biológicas, tudo o mais nessa relação é histórica e culturalmente determinado: o tempo de duração dessa atenção, as pessoas mais indicadas para provê-la, o tipo de relação interpessoal que se estabelece entre os envolvidos, as formas e práticas de atendimento etc.(triba 2005)
Concordamos que o cuidado seja uma dimensão imprescindível do trabalho educativo com crianças pequenas, mas corroboramos novamente o questionamento de Triba.
...