O Impacto do Manifesto dos Pioneiros na Educação Brasileira
Por: anasantana • 4/4/2017 • Projeto de pesquisa • 508 Palavras (3 Páginas) • 684 Visualizações
O impacto do Manifesto dos Pioneiros na Educação Brasileira
Atividade Avaliativa 01
Com base na leitura do artigo Escola Pública: Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e o Direito à Educação responda as seguintes questões:
- Descreva como era o cenário Político e Econômico do Brasil em 1930? De que forma esta cenário impactou na Educação?
R: A sociedade era formada por um modelo econômico capitalista caracterizado por uma grande concentração de renda nas mãos de poucos como a maioria dos países, se tornando um grande fator de desigualdade onde os menos favorecidos eram excluídos, um regime democrático que se mostrava frágil decorrente da precariedade das condições sociais, econômicas e culturais, tem como consequência a exclusão social e a mutilação da cidadania. Em 1930 Getúlio Vargas, se tornava o chefe do governo provisório do país e juntamente com Francisco Campos realizou a Conferência Nacional de Educação em dezembro de 1931, encontrava-se em testa o recém-criado Ministério da Educação e Saúde Pública.
Os educadores viram na Revolução de 1930 e no cenário politico e econômico a oportunidade de vir a exercer o controle da educação no país, colaborando na definição da política educacional do novo governo.
- Com suas palavras explique o que foi o Manifesto dos Pioneiros?
R: O Manifesto dos Pioneiros foi uma tentativa de um grupo de educadores de melhorar e reformar a educação no país, apresentando proposta para que a educação deixasse de ser direcionada a um pequeno grupo da população e o governo participasse mais ativamente da formação de seus governados. O Manifesto trata de igualdade na educação, para que o educando deixe de ser um receptor de conhecimento e passe a ser também um transmissor desse conhecimento podendo assim trazer mudanças para a sociedade.
Mostra a importância de o Estado ter participação na educação assegurando o direito de igualdade, qualidade, gratuidade, de educação para todos.
- Qual era o maior objetivo desta nova proposta Educacional?
R: O maior objetivo era conseguir que a educação no Brasil fosse igual para todos, sem divisão de classes sociais que desenvolvesse o ser humano em todas as suas habilidades e competências, que o governo se tornasse responsável pela educação do povo deixando de ser responsabilidade apenas da família, conseguir através da educação que o povo tivesse acesso a novas oportunidades de acordo com suas qualidades e não por sua situação econômica.
Segundo o próprio texto a proposta central apresentada pelo Manifesto é a construção de um amplo e abrangente sistema nacional de educação pública, ainda segundo o texto o objetivo era traçar diretrizes de uma nova política nacional de educação e ensino em todos os níveis, aspectos e modalidades.
- Quais foram às conquistas alcançadas no campo Educacional com a realização deste Manifesto?
R: Implantação da escola pública e gratuita, educação como responsabilidade do Estado, direito ao ensino de qualidade. Este documento vem sendo apontado, como um marco na história da educação brasileira. Consagrou a defesa da escola para todos e conferiu visibilidade às contradições do nosso processo de escolarização, estimulando o debate em torno da democratização do acesso à educação.
...