O JOGO DAS CORES PROIBIDAS
Por: Jenny3101 • 20/3/2020 • Trabalho acadêmico • 2.178 Palavras (9 Páginas) • 197 Visualizações
[pic 1]
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PEDAGOGIA
PSICOLOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA
JOGO DAS CORES PROIBIDAS
[pic 2]
ARARAQUARA
2019
Jeniffer Carolina da Silva RA: 945261-3
Leila Oliveira Rodrigues RA: N3435A-5
Maria Eduarda de Oliveira RA: N349GE-7
Natalia Cristiane de Lima RA: D746BH1
Período: 3º/4º semestre
“JOGO DAS CORES PROIBIDAS”
[pic 3]
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
ARARAQUARA
2019
Sumário
I – Introdução ......................................................................................4
II – Síntese Teórica ...............................................................................4
III – Descrição do jogo:
- O jogo ...........................................................................................6
- Objetivo ........................................................................................7
- Material ........................................................................................7
- Regras ..........................................................................................7
IV – Desenvolvimento do jogo:
- Sujeitos da pesquisa.....................................................................7
- Local da aplicação.......................................................................7
V - Aplicação da tarefa
- Tarefa 1.......................................................................................8
- Tarefa 2.......................................................................................9
- Tarefa 3......................................................................................10
VI – Analise dos resultados
- Tabela .........................................................................................11
- Gráfico.........................................................................................14
VII – Conclusão
Bibliografia
Anexo A – Termos de Consentimento
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido pelas alunas do curso de Pedagogia do 3º/4º semestre, proposto pela disciplina Psicologia Sócio Interacionista e tem como objetivo analisar o desenvolvimento da função simbólica. Ele fundamente-se na abordagem teórica Lev S. Vygotsky, que tem como base os processos do desenvolvimento humano e seus estudos contribuíram muito para a Pedagogia e Psicologia.
Para a realização deste trabalho foi aplicado o “Jogo das Cores Proibidas” que tem como finalidade observar como as crianças fazem uso de signos e instrumentos para auxílio na memorização de regras, observando a existência ou não da fala egocêntrica durante a aplicação do jogo e a habilidade de memorizar as regras.
SÍNTESE TEÓRICA
“A teoria do desenvolvimento e aprendizagem por Vygotsky”
Lev S. Vygotsky, não conseguiu formular uma concepção estruturada sobre o desenvolvimento humano, o que ele nos oferece são reflexões e dados de suas pesquisas sobre vários aspectos do desenvolvimento humano. Vygotsky dedicou seus estudos aos processos das funções psicológicos superiores ou processos mentais superiores que são mecanismos psicológicos mais sofisticados, e seus estudos apontam que o desenvolvimento humano vai além dos aspectos físicos e biológicos, pois para ele, o desenvolvimento também é influenciado pelo meio social e cultural a que pertence.
Neste sentido, a compreensão da concepção teórica apresentada por Vygotsky baseia-se na mediação, Oliveira (1997), diz que “mediação é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação, na qual a relação passa a ser mediada pelo elemento” (p. 26). Através da mediação nos relacionamos com nosso meio social, e por meio da mediação simbólica que nós desenvolvemos nossas funções psicológicas.
Na sua relação com o mundo, o homem se utiliza instrumentos materiais e instrumentos psicológicos que são denominados instrumentos e signos. O surgimento dos instrumentos se deu por necessidade de comunicação, são ferramentas materiais que conduzem as atividades externas do homem, possibilitando-o transformar a natureza e ser transformado. É importante ressaltar que os animais também se utilizam dos instrumentos, porém de forma rudimentar.
Os signos são instrumentos que auxiliam os homens nos processos psicológicos, sendo assim internos ao indivíduo. É definido por Oliveira (1997) como “elementos que representam outros objetos” (p. 30), é com auxílio dos signos que o homem consegue comandar suas atividades psicológicas e ampliar sua capacidade de atenção, memoria e acumular informações, pois a memória mediada por signos tem mais capacidade do que a não mediada.
Ao interiorizar os signos, eles se tornam marcas exteriores para o homem, assim, eles passam a fazer representações mentais desse objeto mesmo em sua ausência. Como consequência disso, os signos não são marcas externas isoladas, e sim compartilhadas por indivíduos pertencentes ao mesmo grupo social, possibilitando a comunicação entre os indivíduos e uso da interação social.
A mediação cooperou para que as funções psicológicas se tornassem cada vez mais sofisticadas e controladas pelo homem. É no decorrer do desenvolvimento através da mediação, que adquirimos a linguagem e internalizando os significados.
Para Vygotsky linguagem é entendida como um sistema simbólico fundamental para as interações humanas, assim a linguagem e sua relação com o pensamento ocupam um espaço importante nos seus estudos. Para ele, a linguagem possui duas funções básicas: a primeira é intercambio/interação social e a outra é o pensamento generalizante.
...