O LÚDICO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: ops2020 • 20/3/2020 • Artigo • 4.613 Palavras (19 Páginas) • 330 Visualizações
O LÚDICO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
MALHEIROS, Layla Daiane de Jesus,.1
REINALDIN, Nayanna 2
RESUMO
Os jogos, os brinquedos e as brincadeiras fazem parte do universo infantil como o elo de ligação entre o mundo real e o mundo da fantasia. O presente artigo tem por objetivo tratar do lúdico como mais uma ferramenta a ser utilizada por educadores no processo educativo, demonstrando que trabalhar ludicamente é também trabalhar com seriedade os conteúdos a serem apresentados à criança. Desse modo, buscou-se subsídios em artigos e livros com intuito de aprimorar esta pesquisa com leitura relacionadas ao tema a partir de teóricos como Vygotsky, Kishimoto, Winnicott, Piaget, entre outros, e a partir das ideias dos referidos autores houve um entendimento de que, por meio de atividades lúdicas é possível ocasionar a criança o desenvolvimento saudável da sua percepção, imaginação, sentimentos e fantasia, e é através das brincadeiras que inicialmente a criança comunica-se com o mundo e consigo mesma, compreendendo a existência do outro, desenvolvendo a construção de novos conhecimentos e estabelecendo relações no convívio social.
Palavras chave: Lúdico. Educação infantil. Ensino-aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
O ser humano nasceu para aprender, descobrir e apoderar-se do conhecimento, e é através da convivência com seu semelhante e pelo domínio do meio em que vive, que ele, em todos os ciclos da sua vida, aprende e descobre coisas novas garantindo a permanência e interação no convívio social como membro criativo, crítico e participativo.
E a essa incessante busca pelo conhecimento é que damos o nome de educação. Esta não existe por si só; é um processo de socialização entre os indivíduos que comungam do mesmo saber.
A infância, período que vai desde o nascimento até aproximadamente o décimo-segundo ano de vida de uma pessoa, é considerada a idade das brincadeiras, e é por meio delas, que as crianças na maioria das vezes, realizam suas necessidades e desejos particulares, expressando assim, a forma como elas representam, ordenam, desorganizam e reconstroem o mundo. Além de desenvolver suas potencialidades e trabalhar suas limitações.
Compreendendo assim como o brincar auxilia no desenvolvimento das habilidades sociais, afetivas, cognitivas e físicas da criança o objetivo do presente artigo é perceber o significado e a importância da atividade lúdica como mecanismo facilitador no processo do ensino e da aprendizagem na educação infantil, para que essa ferramenta não seja transformada em mero exercício tornando-a assim extremamente técnica e enfadonha.
as atividades para seres lúdicas, são identificadas pelas crianças como possuidoras de cincos qualidades: devem ter prazer funcional, serem desafiadoras, criarem possibilidades, possuírem caráter simbólicos e serem expressas de modo construtivo relacional. ( MACEDO, PETTY e PASSOS 2005 apud BARBOSA, 2010, p. 56).
Onde, segundo esses autores, a escolha feita pelo aprende entre participar ou não da de uma atividade classifica-se como prazer funcional; no desafio, diante de uma situação problema o aprendiz coloca em cheque seus conhecimentos prévios e desenvolve novas habilidades; criar possibilidades refere-se ao jogo e à brincadeira que possibilitam a concretização dos sonhos, do imaginado. Já as narrativas do faz de conta e a projeção dos sentimentos, desejos e valores característicos nos jogos e nas brincadeiras referem-se ao caráter simbólico. A expressão construtiva refere-se aos vários pontos de vista e expressões existentes numa atividade lúdica.
Segundo Piaget (1990) o brincar perpassa as diferentes faixas etárias e o lúdico atua como facilitador do processo de aquisição da aprendizagem. Assim, compreendendo como as crianças se envolvem com maior facilidade em atividades que lhe dão prazer a introdução das atividades lúdicas no cotidiano escolar possibilita um maior êxito na aquisição do conhecimento, visto que o brincar está inserido no cotidiano infantil.
O objetivo deste trabalho é ilustra como a atividade lúdica na educação infantil poder ser utilizada como recurso relevante no processo do ensino e aprendizagem. Auxiliando assim, na construção de instrumentos que possibilitem esse processo. Para dar embasamento nos assuntos abordados no presente estudo, fora utilizado diversos autores, como Vygotsky, Piaget, entre outros.
2 A LINGUAGEM REFERENTE AO LÚDICO
A palavra lúdica vem do latim "ludus” que significa brincadeira, jogo, diversão, contudo seu conceito vai muito além do sentido vulgar do brincar por brincar. A atividade lúdica envolve ambiente planejado, motivador e agradável, facilitando a aprendizagem em suas diversas habilidades.
[...] uma criança que joga bolinha de gude ou brinca de boneca com seus companheiros não está simplesmente brincando e se divertindo; esta desenvolvendo e operando inúmeras funções cognitivas e sociais, um professor que se relaciona bem com seus alunos ou um cientista que prepara prazerosamente sua tese ou teoria. Eles educam-se ludicamente, pois combinam e integram a mobilização ao prazer de interiorizar o conhecimento. [...] (ALMEIDA, 1995, p.14)
No dicionário Aurélio da língua portuguesa, a palavra Jogo é definido como exercício ou passa tempo entre duas ou mais pessoas das quais uma ganha, e a outra, ou as outras, perdem. Brinquedo, como objeto para brincar, objeto destinado para divertir uma criança, suporte de brincadeira. Brincadeira é definida como ato ou ação de brincar, divertimento. Gracejo, zombaria. Festinha entre amigos ou parentes.
Para Winnicott (1975) a brincadeira é primária e não fruto da sublimação dos instintos, é básico, universal e remete a saúde física do ser, além de facilitar o crescimento individual e dos relacionamentos em grupo. É a experiência criativa que garante o desenvolvimento e sentimentos de quem brinca.
...