O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DE MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS: DO DESAFIO AOS RESULTADOS
Por: Márcia Vieira Matos • 14/4/2020 • Projeto de pesquisa • 1.231 Palavras (5 Páginas) • 206 Visualizações
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM
GESTÃO ESCOLAR INTEGRADORA – SUPERVISÃO, ORIENTAÇÃO E INSPEÇAO
PRÉ-PROJETO DE MONOGRAFIA
O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Gecilva Marcia Martins
Afonso Cláudio/2018
1.Tema
O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
1.1 Delimitação do tema:
A presente pesquisa delimitar-se-á a compreensão do que é ludicidade e como utilizar recursos lúdicos em sala de aula da educação infantil, avaliando sempre os resultados das atividades lúdicas no Centro Municipal de Educação Infantil “Jair Giestas”, localizada no Centro de Afonso Cláudio.
2. Problema e Questões de Pesquisa
Qual o impacto da atividade lúdica no processo de construção do aprendizado dentro de uma perspectiva social, afetiva, cultural histórica e criativa na educação infantil?
3. Justificativa:
O Lúdico é um assunto em discussão na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental, pois, muitos educadores percebem a importância que a ludicidade apresenta como instrumento na mediação entre o desenvolvimento das capacidades cognitivas e a sensação de prazer ocasionada pelo aprender brincando. Grandes teóricos como ROUSSEAU, FROEBEL, DEWEY e PIAGET confirmam a importância do lúdico para a educação da criança.
Segundo ROUSSEAU (1968), as crianças têm maneiras de ver, sentir e pensar que lhe são próprias e só aprendem através da conquista ativa, ou seja, quando elas participam de um processo que corresponde à sua alegria natural. Para DEWEY (1952), pensador norte americano, o jogo faz o ambiente natural da criança, ao passo que as referências abstratas e remotas não correspondem ao interesse da criança.
“... somente no ambiente natural da criança é que ela poderá ter um desenvolvimento seguro”. DEWEY (1952)
No entanto, ainda existe certa insegurança sobre como pode ser possível inserir atividades lúdicas construtivas que garantam o desenvolvimento natural e prazeroso das habilidades da criança. Trabalhar em sala de aula com atividades lúdicas é uma tarefa que exige planejamento e dedicação, e, por isso, é de suma importância analisar como o lúdico se transforma em ferramenta educacional na prática.
PIAGET (1973) mostra claramente em suas obras que os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. Para PIAGET
...os jogos e as atividades lúdicas tornaram-se mais significativas à medida que a criança se desenvolve, com a livre manipulação, reinventar as coisas o que já exige uma adaptação mais completa. Essa adaptação só é possível a partir do momento em que ela própria evolui internamente, transformando essas atividades lúdicas, que é concreto da vida dela, em linguagem escrita, que é abstrato. (PIAGET, 1973, P 46)
A atividade lúdica é apoiada também por psicólogos como WEILER & MCCALL (1976), que afirmam que a brincadeira consiste em sequências comportamentais motivados e realizados pelo seu próprio objetivo, e que são vividos com relativo relaxamento e afeto positivo. Para LIBERMAN (1977), o lúdico é um traço da personalidade que persiste da infância até a juventude e a idade adulta, com função muito importante no estilo cognitivo dos indivíduos, ou seja, na alegria, no senso de humor e na espontaneidade.
O educando é desmotivado diante de uma aula tradicional, na qual os recursos são o educador, giz e quadro. Dentro deste contexto, a presente pesquisa aborda a ludicidade como uma forma do educador cativar a atenção do educando. Na etapa da educação infantil, tudo é novidade, por isso, regras simples de convivência e respeito devem ser tratadas com muita atenção. A Educação Infantil é uma fase em que a criança desenvolve habilidades relacionadas a coordenação motora, lateralidade, oralidade, expressividade através de variadas linguagens, como a corporal e artística e, é a fase em que brincar é algo natural.
SHIEBLES (1974) chama a atenção para os jogos linguísticos que propõe um novo modo ou estilo de fazer justaposição de palavras; as analogias, as metáforas são colocadas a serviço da compreensão do universo do discurso e da linguagem humana. São jogos como cantigas, parlendas, trava-línguas e advinhas que podem ser inseridos mesmo antes da criança aprender a ler.
Através da presente pesquisa, pretende-se analisar como a ludicidade vem sendo desenvolvida no Centro Municipal de Educação Infantil “Jair Giestas”, localizada no Centro de Afonso Cláudio. Através da pesquisa in loco, deverão ser identificadas as formas de inserção do lúdico no desenvolvimento das habilidades próprias da educação infantil e o impacto das mesmas na aprendizagem e motivação dos educandos e educadores.
4. Objetivo Geral
Avaliar o impacto da ludicidade na prática pedagógica da sala de aula no processo de construção do aprendizado dentro de uma perspectiva social, afetiva, cultural histórica e criativa na educação infantil.
4.1 Objetivos Específicos
- Reconhecer o lúdico como ferramenta didática na Educação Infantil.
- Identificar os benefícios que a atividade lúdica proporciona ao processo ensino-aprendizagem na educação infantil.
- Analisar atividades e estratégias de ensino focadas em inserir o lúdico em sala de aula.
- Investigar se houve mudanças após a participação no projeto no que refere ao planejamento das aulas.
- Analisar se o docente a inserção de atividades lúdicas no planejamento das atividades.
- Identificar até que ponto houve mudança na motivação do professor para o trabalho docente.
- Avaliar o impacto da atividade lúdica no interesse e motivação dos alunos pelas aulas.
- Avaliar o impacto da atividade lúdica no aprendizado discente após a utilização das atividades lúdicas propostas pelo projeto.
5. Metodologia
...