O Letramento e Alfabetização
Por: ELENIRCAVALCANTE • 16/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.451 Palavras (6 Páginas) • 269 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE ANHAGUERA-UNIDERP
CURSO – PEDAGOGIA LICENCIATURA
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
TEMA: ( PROCESSO DE APRENDIZAGEM)
NOMES DA EQUIPE:
Tamires de lima Magalhães RA :411637
Valdemira Rodrigues do nascimento RA: 415304
Cicera Rodrigues de Almeida RA: 415259
Elenir de Sousa Cavalcante Henrique RA: 441127
Leidiane Caetano da silva RA: 413154
TUTOR A DISTÂNCIA: prof: Kate Oliveira Kumada
TUTOR LOCAL: José Elieudo Ferreira Dias
POLÓ DE APOIO: (23028) Pedra-Branca/CE
DATA: 06/11/2014
ETAPA 1:
Meu processo de alfabetização ocorreu na educação infantil e os métodos utilizados foram primeiramente, aprender o ABC e em seguida formar silabas, logo aprendendo formar pequenas palavras...
Por isso a avaliação do professo na educação infantil tem que ser muito complexa, exige um olhar atento para suas crianças, visando o olhar de cada criança perante a aula, pois ser alfabetizado não depende somente do professor e sim de ambas as partes, aluno, professor e pais.
PASSO 2:
Estar alfabetizado é o sonho da maioria das crianças e depois, quando uma criança ou adulto estar alfabetizado não liga mais para certos detalhes, todos buscam conhecimentos antes de ter esse conhecimento dão grande valor depois de obtido esse conhecimento, se torna tão parte de nós que não lembramos de certos detalhes. Ensinar e alfabetizar é algo que um professor se orgulha, quando um professor realiza em sua turma a hipótese de escrita e ver que seus alunos avançaram dentro do ensino infantil, o professor sente e ver que seu trabalho está sendo bem feito, estamos falando de alfabetização, mais o que seria alfabetização? Segundo Magda Soares “a alfabetização é a ação de ensinar é aprender a ler e escrever”. Uma pessoa alfabética ler e escreve sem a ajuda do outro é uma pequena parte de um processo muito grande, não basta apenas saber ler e escrever, tem que souber interpretar aquilo que está lendo, uma criança só aprende se estiver pronta para receber conhecimento é um processo no qual o individuo assimila o aprendizado do alfabeto e a sua utilização como código de comunicação, esse processo não se deve resumir apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas do ato de ler mas na capacidade de interpretar compreender criticar e produzir conhecimentos, envolve também conhecimentos de nova forma de compreensão e o uso da linguagem de uma maneira geral.
PASSO 3:
Ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; significa ler e produzir textos para atender a diferentes propositores, um individuo alfabetizado não é necessariamente um individuo letrado, alfabetizado é aquele que pode ir além da escrita é um processo de trabalho que tem continuidade de reflexão é apropriar-se do código linguístico e escrito. O desafio para o professor não está somente em ensinar a ler e a escrever, o desafio é ser criativo e inovador.
PASSO 4:
Decodificar na educação tem um conceito mais amplo, tanto para a palavra decodificar como para os termos ler, escrever, autonomamente, aprendizagem e conhecimento os conceitos no dicionário não exploram tudo que elas significam dentro do campo educacional. Na educação temos um processo muito importante pois saber decodificar e poder dominar a estrutura silábica é dominar a letra cursiva, e ter domínio sobre a leitura e a escrita.
ETAPA 2:
A língua é uma forma de conhecimentos de expressão de compreensão , mais não existe por se só como objeto de culto e adoração como em um passado não tão distante e nem mesmo como uma simples estrutura.
O uso da linguagem escrita e oral, é uma forma de conhecimento que só é aprendida quando lidamos com textos em situações se usos tornando-os mais complexos, incorporando sutilezas , esse conhecimento embora os novos textos que construímos. A professora acredita na contribuição da leitura para a alfabetização e o letramento, quando se incentiva a criança a ler, na conotação, por exemplo, ela já quer recontar a história, quer escrever mesmo sendo pré-silábica. A partir daí vai tendo vontade e o prazer de aprender, de escrever, de falar aos colegas Compreendemos que o domínio da linguagem surge do seu uso em variadas circunstâncias, nas quais as crianças podem perceber a função social que ela exerce e por meio destas aquisições desenvolverem diferentes capacidades. Desse modo, a aprendizagem da linguagem oral e escrita é um elemento essencial para que ampliem suas possibilidades de inserção e participação em prática.
PASSO 2:
CONTO: é uma obra de ficção, um texto ficcional, cria um universo de seres e acontecimentos de ficção , de fantasia ou imaginação como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens , ponto de vista e enredo.
FABULA: A percepção aponta para uma característica que difere o texto em questão dos demais que usualmente conhecemos.
HISTORIA EM QUADRINHOS: elas compõe o quadro dos chamados textos narrativos onde a historia se possa com diferentes tipos de personagens ocorridas em determinado local durante certo espaço de tempo.
...