O Letramento e Alfabetizaçao
Por: Rosenilda Garcia • 21/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.555 Palavras (11 Páginas) • 216 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE LETRAS E PEDAGOGIA
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Nome: Michele de Oliveira Almeida RA: 6505277606
Nome: Silvana Aparecida de Oliveira RA: 6751357939
Nome: Márcia Aparecida de Melo RA: 6505237832
Nome: Rosenilda Garcia RA: 9135266200
Professor: Kate de Oliveira Kumada
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Letramento e Alfabetização”, sob orientação do professor-tutor à distância.
SOROCABA/SP
2014
Conceitos de letramento e alfabetização
A alfabetização na vida de uma criança é algo marcante é uma fase que se inicia para ser lembrada para a vida toda. A alfabetização deve ser para criança um ato de prazer e satisfação por estar descobrindo um novo caminho.
Estar alfabetizado é tão importante para a criança quanto aprender a falar, assim a sua comunicação com o mundo será ampliada á novas descobertas, e a capacidade da criança ter uma reflexão do seu desenvolvimento.
È um processo de aprendizado do uso da tecnologia, da língua escrita, podendo utilizar recursos da língua escrita em momentos da fala, começando assim a formação de um ser social de forma ativa.
É um direito de toda criança para melhor compreender o mundo á sua volta, garantindo a inserção da criança na cultura escolar.
Estar alfabetizado significa ter habilidades no uso da leitura e da escrita nas práticas sociais, sendo capaz de interagir por textos escritos em diferentes situações. É tornar real a possibilidade de transformar um ser pensante, tornando o cotidiano cheio de conhecimento e buscas pelas conquistas de capacidades questionadoras e opiniões próprias.
A alfabetização deve ser traduzida em uma linguagem clara e codificada para que a criança possa fixar a vista e a mente e interpretar o que esta escrito. Quando a criança começa se comunicar pela escrita consegue redigir, compor formando frases, ou textos em um ato de aprender uma experiência. Sendo assim, a criança passa a ter informações, ideias em relação a um fato.
Relevância do uso da linguagem escrita e oral
Reflexão sobre as definições linguísticas: Concordo com o pensamento de Faraco (2003), adverte que o ensino de língua portuguesa deve acontecer, dentro de um contexto maior de integração em que o professor compreenda que o aluno vá entendendo ao longo de sua formação, a língua como instrumento fundamental de interação social. Faraco (2003) nos aponta: a memorização é o caminho, para memorizá-la é a repetição da escrita e da leitura.
De acordo com Vygostyky (2001), o desenvolvimento da linguagem na criança é decorrente de sua experiência social e cultural. Seu pensamento verbal, não é uma forma natural e a nota de comportamento, mas isso forma histórica social com propriedades e especificas. Portanto para elaborar sua própria historia, a criança apropria-se da significação do mundo cultural, que é produto da atividade humana.
A leitura amplia o conhecimento por ela os horizontes do saber se expandem enriquece o vocabulário, o que facilita a comunicação, disciplina a mente e alarga-se a consciência.
Características de Gêneros Textuais
Os professores podem escolher datas comemorativas, como o dia dos pais, mães, dia da pátria e muitos outras. Para eles recitarem poemas, isso é uma forma bem dinâmica e gostosa, gera uma interação maravilhosa.
[pic 1] [pic 2]
Ditado que é muito interessante.
Atividades para copiar: para copiar temos inumeras atividades, além de muitos delas, podem ser online, afinal em mundo informatizado, temos lousa digital ai depende da realidade de cada ambiente de ensino, tanto quando, podem ser utilizados como o ditado.
Atividades que utilizam a silabação: texto cartilhesco
[pic 3]
Foi feita uma entrevista com um profissional no assunto e veja o que ela diz.
Direcional Educando porque a senhora defende o processo de alfabetização pelo texto e não pelo método fônico?
Sandra Bozza responde: para obter êxito no processo de aquisição da linguagem escrita há um conceito fundamental a ser consolidado pela criança, o que é a língua escrita sem compreender isso dificilmente o ser humano se apropriará desse bem cultural de uma forma inteira eficaz.
Atividades que utilizam textos reais: faz de conta
Um conto, muito interessante, pois o senso de decorar das crianças é ótimo isso ajuda.
[pic 4]
É muito importante trabalhar com música em especial, se for ao convívio da criança e do folclore é ótimo.
Observei que na oficina, a professora trabalha a música, coloca o vídeo, com imagens e som e depois da à atividade para que eles possam completar e colorir.
Relato final de semana de rotina.
Reconto de historinhas, faz de conta e transmitir recado.
Tirando de livros onde os alunos escolhem as histórias de suas preferências e etc.
Importância do trabalho com textos na sala de aula para alfabetização
O trabalho apresenta como tema alfabetização e letramento surge como forma de buscar conhecimentos no contexto da alfabetização e letramento em sala de aula as atividades é de extrema importância para que o professor possa trabalhar nas series inicial do ensino fundamental nas teorias dos estudos na educação. É de importância nos anos iniciais ter o conhecimento no conceito da alfabetização e letramento, compreendendo o momento na hora de aplicar o conteúdo.
...