TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  18/11/2018  •  Artigo  •  6.246 Palavras (25 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 25

O LÚDICO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO: O presente estudo tem como objetivo analisar a importância do lúdico na Educação Infantil. Através de uma pesquisa exploratória, foram analisadas fontes bibliográficas a fim de reunir informações relevantes a cerca da temática estudada. Assim, é possível dizer que o lúdico é uma importante ferramenta pedagógica que pode ser utilizada por professores tanto nas escolas quanto nos centros de educação infantil como recurso metodológico da aprendizagem, visto que através do lúdico os alunos conseguem aprender de forma mais prazerosa, concreta e, consequentemente, mais significativa, resultando assim, numa educação de qualidade. De acordo com os estudos realizados, é importante destacar que os jogos e as brincadeiras na sala de aula são atividades sociais privilegiadas de interação específica e são de grande importância para a construção do conhecimento cognitivo e da realidade vivenciada pelas crianças.

Palavras-chave: Lúdico. Aprendizagem. Educação Infantil.

1.Introdução

O brincar é uma das mais importantes formas de comunicação, e por intermédio deste ato a criança pode reproduzir o que vive em seu cotidiano.

A brincadeira pode possibilitar o processo de aprendizagem do educando, pois brincando é possível estimular a autonomia e a criatividade, e desta forma pode estabelecer relações entre o brincar e aprendizagem.

A brincadeira infantil possibilita o desenvolvimento integral do ser humano em todos os aspectos, social, físico, afetivo, cognitivo e cultural. Mas, para tal, é importante que os educadores e que a família entendam a importância do lúdico na vida da criança e que este possibilita uma aprendizagem mais prazerosa e não apenas uma forma de passar o tempo.

Sendo assim, na educação infantil o brincar propicia o estabelecimento de regras e a convivência em grupo, além de contribuir para a integração da criança na sociedade em que vive.

Através de jogos e brincadeiras a criança é capaz de criar, refletir e resolver conflitos, desenvolvendo o conhecimento e a compreensão de situações diversas.

Como brincar é uma atividade natural para as crianças, quando estas brincam, podem descobrir relações com o mundo dos adultos e por ser espontâneo, o ato de brincar abrange qualquer idades, independente de qualquer condição, raça ou classe social.

Por isso, pode-se dizer que o lúdico é uma importante ferramenta pedagógica para ser utilizar nas escolas para facilitar ou propiciar a aprendizagem, pois através do lúdico os educandos aprendem de forma mais prazerosa e significativa, resultando assim, em uma educação de qualidade.

Acredita-se que a brincadeira sempre pode trazer um aprendizado, sendo ela livre ou uma atividade dirigida. Por isso, é necessário que o educador perceba sua importância como motivador e mediador deste processo educacional.

É possível observar situações diversas onde professores desestimulados não dão importância a atividades simples como contar histórias, ou aproveitar brincadeiras simples para estimular o aprendizado das crianças, pois essas atitudes simples coisas que parecem simples, mas que são muito importantes para o desenvolvimento dos educandos.

Através dessas atividades simples que podem ser desenvolvidas na Educação Infantil, percebe-se a possibilidade de desenvolver através do lúdico e do processo educacional cidadãos críticos, mais preparados e capazes de resolver problemas e conflitos de forma consciente.

Além da parte cognitiva, através do ato de brincar é possível desenvolver na criança a parte psicomotora, social e afetiva, sendo esta a etapa da vida em que é possível desenvolver a imaginação, criatividade e o aprendizado de forma simples e prazerosa.

Sendo assim, é de extrema importância que os profissionais da educação sejam conscientes e bem preparados para que utilizem o brincar como forma de desenvolvimento integral da criança e que a família possa compreender o importante papel do lúdico na vida da criança.

Este estudo tem por objetivo analisar a importância do brincar no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, buscando compreender a importância do brincar na formação e desenvolvimento da criança; refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem através do lúdico e verificar de que forma os educadores utilizam o lúdico como forma de aprendizagem da criança na Educação Infantil.

2. A Relação Entre o Lúdico e a Educação Infantil

Para muitos educadores e teóricos a educação infantil é um espaço para formação de hábitos e atitudes. A fala da primeira epígrafe deste tópico é um exemplo dessa visão. A ouvi de uma professora, a Maria, durante uma conversa sobre uma colega da escola com ―dificuldades‖ de trabalhar com uma turma de 4 anos de idade. Maria parece acreditar que o fato da professora não ensinar hábitos às crianças e não ter uma rotina era a causa das suas dificuldades. 4 Nome fictício 27 Essa fala parece revelar uma concepção de educação infantil na qual ―diferente da escola, não tem ‗conteúdos‘ a ensinar, não tem programa a cumprir, sua ação visa ao desenvolvimento de habilidades e atitudes favoráveis à aprendizagem.‖ (ESTEBAN, 1993, p. 23) Muitos pais também esperam que a escola de educação infantil ajude no comportamento dos filhos, tal como dito por uma mãe de aluno na fala da segunda epígrafe. Nesta perspectiva, ensinar a criança a permanecer sentada, a escutar a professora, a não gritar, a não falar na hora que não deve, a não bater nos colegas, a não sair correndo e a fazer a fila do ―trenzinho‖ sem empurrar e tropeçar são os ensinamentos esperados das professoras. Assim, ―o papel da pré-escola é desenvolver hábitos, atitudes, habilidades e comportamentos necessários à sua vida escolar‖ (ESTEBAN, 1993, p. 23) Nessa educação voltada para a formação de hábitos as aulas acontecem a partir da sequência de uma rotina inflexível onde a hora de brincar é hora de brincar e não de ler um livro, a hora de fazer o dever não é a hora de conversar, é hora de prestar atenção na professora e seguir o que ela orienta (ou até exige)... Mas as aprendizagens de hábitos não possuem apenas um lado negativo. Ela também permite maior tranquilidade às professoras durante suas aulas: aprender o hábito de fazer o ―trenzinho‖ contribui para que a criança não corra e acabe não se machucando, aprender o hábito de ouvir é de grande importância não apenas para a vida escolar das crianças que sempre terão que ouvir suas professoras, mas também saber ouvir o próximo é uma tarefa importante para vida cotidiana e que não é fácil, etc. Acredito que o que vai determinar o lado positivo ou negativo das atividades que envolvam a aprendizagem de hábitos e atitudes é a forma como você encara o ensinamento desses hábitos: é preciso que os objetivos sejam claros. Mas a educação infantil não é apenas um espaço para a aprendizagem dos hábitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.2 Kb)   pdf (314.9 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com